quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Sem justiça


O Sporting chegou a Londres no segundo lugar, um empate bastava para continuar na Liga dos Campeões, mas tal não aconteceu. O Chelsea ganhou por 3-1, o Schalke 04 venceu contra o Maribor e o nosso Sporting vai ser o único representante português na Liga Europa, a partir de fevereiro.
O primeiro quarto de hora correu-nos mal; a equipa entrou demasiado nervosa e não conseguiu impor nada do que caracteriza o seu futebol habitual, e portanto os erros sucediam-se. Primeiro houve uma precipitação de Esgaio, que cometeu falta sobre Filipe Luís na área e Fàbregas marcou de grande penalidade (falta essa, que se fosse ao contrário não seria marcada); aos 15 minutos Schürrle foi rápido a agir à entrada da área e apontou o 2-0. A reação do Sporting não convenceu. Sem Nani na equipa, Carrillo tentou na fase inicial agitar o ataque mas sem consequências. Os jogadores tinham a bola, passavam, mas perto da área contrária foi raro o passe que chegou no momento certo e na direção adequada muito porque Slimani e Capel não davam o melhor seguimento. E Čech não teve realmente trabalho. Pelo contrário o Chelsea, em poucos toques e em poucos segundos, aparecia no ataque e criava mais perigo - Matić e Schürrle foram os jogadores que estiveram mais perto do golo até ao intervalo.
A lucidez e a eficácia que não houve no ataque luso, na primeira parte, apareceram no início do segundo tempo, quando Jonathan Silva subiu e reduziu, concluindo mais um slalom fantástico de Carrillo pela direita. Pouco depois, numa jogada duvidosa por possível fora-de-jogo, Obi Mikel marcou o terceiro golo dos ingleses e esse momento terá desanimado os nossos jogadores, que quase não incomodaram Čech até ao final. Sem velocidade, sem imaginação, sem capacidade.

No final de contas foi uma boa campanha, deu para deixar uma boa imagem num palco que tem de ser nosso, onde temos de estar de forma consecutiva por várias razões. Pela vertente desportiva, porque só se cresce e evolui a jogar contra os melhores, mas também pela vertente financeira. Mesmo sem apuramento o Sporting ganha 11.5 milhões em prémios, fora receitas televisivas e bilheteira.

Sem comentários: