sábado, 10 de agosto de 2013

O clube do regime


«Naquele tempo qualquer jogador português que fosse bom o Salazar não o deixava sair do país. Tive convites do Vasco da Gama e do Flamengo mas o meu amigo Salazar não me deixou sair. Digo amigo porque inaugurei ao lado dele a Ponte Salazar, que vocês hoje chamam de 25 de Abril, não sei porquê...»
Por Mário Coluna

Tanto se comentou nos fóruns quem foi o clube do regime... Foi preciso vir uma figura histórica incontornável, do próprio clube, esclarecer quem sofria de amnesia. Não se escondam que não é preciso. Obrigado Mário Coluna, confirmaste o que já sabíamos: o Benfica é aquilo que é, com a bênção de Salazar.

6 comentários:

Mikos disse...

Porcos fascistas!

SL

Alex disse...

Os "poderes públicos" apoiavam tanto os “encarnados” que em 1956 escolheram o Sporting – por convite - para participar na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, apesar do campeão da época anterior ter sido o Benfica...
O hino do Benfica (“Ser Benfiquista”) cantado por Luís Piçarra não é o original do clube. O primeiro hino, composto por Félix Bermudes, chamava-se “Avante Benfica” e foi silenciado pelo regime...
Por fim, deixo um texto do Alfredo Barroso, conhecido sportinguista.

"Nos tempos da outra senhora, o Sport Lisboa e Benfica chegou a ser considerado como uma referência democrática, um oásis onde coexistiam vozes de todas as origens políticas e em que algumas figuras notórias da oposição ao Estado Novo chegaram a ser membros dos órgãos sociais do clube.

Digo isto com tanto mais admiração e à vontade, quanto é certo que sempre fui adepto do Sporting Clube de Portugal, o qual, pelo contrário, era conhecido pelas suas notórias ligações ao Estado Novo e foi quase sempre dirigido por figuras mais ou menos proeminentes da extrema-direita do regime salazarista.

Para grande desespero de alguns adeptos como eu que, por carolice ou amor à camisola, nunca viraram a casaca, apesar dos dichotes e bicadas (mais que justas) de muitos adeptos do Benfica."

Quando quiserem mais, digam...

Anónimo disse...

Manda mais balelas Alex!

Héber disse...

Fonte dessas palavras amigo Alex?

Anónimo disse...

A opinião do Barroso é a opinião do Barroso, outras opiniões que conheço são em sentido contrário e as palavras de Coluna dizem alguma coisa! SL

Anónimo disse...

Pois e o Coluna diz-se amigo do Salazar, por isso ...

Tó Zé