segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Fiore comprova qualidade do leão


Era importante fazer um bom jogo depois dos dois desaires no Torneio do Guadiana, pelo que a equipa respondeu bem e fez um jogo bastante bom frente a Fiorentina, uma das principais equipas da Serie A, conseguindo uma excelente vitória em Alvalade por 3-0, no Troféu Cinco Violinos, último jogo da pré-temporada. Uma entrada de leão e uma segunda parte de contenção culminaram num triunfo e numa exibição convincente, que deixa boas indicações para a liga portuguesa. Com uma equipa inicial com apenas quatro jogadores que transitaram da época passada, é de louvar o bom entrosamento já revelado no nosso plantel, revelando trabalho de casa de Leonardo Jardim.
O Sporting marcou cedo, com um golaço de arrepiar por Fredy Montero, logo aos cinco minutos. O avançado colombiano desferiu um pontapé fortíssimo de fora da área que fez levantar o estádio. Entusiasmados e a praticarem um futebol alegre, os jovens leões partiram para cima da Fiorentina, quarta classificada do campeonato italiano na época passada. Nos primeiros vinte minutos, foram várias as jogadas de perigo protagonizadas pelos jovens da casa, sempre muito aplaudidos pelos adeptos.
A equipa italiana equilibrou as operações na parte final da primeira parte, com a maior experiência dos seus jogadores a vir ao de cima. Após o intervalo, as muitas alterações introduzidas pelos dois treinadores fez baixar o ritmo e foi a Fiorentina a ser senhora do jogo. Mas sem causar grande perigo.
E foi o nosso Sporting a marcar dois golos de rajada, que empolgaram o público. Primeiro por Carrillo, aos 72 minutos, a aproveitar um erro enorme de Savic; depois pelo central Ruben Semedo, aos 77, assistido por William Carvalho. Até final, o destaque foi para a expulsão de Rui Patrício, aos 80 minutos, por derrube a um isolado Iakovenko, mas era a expulsão ou manchar o jogo com um golo, e nenhum guarda redes gosta de sofrer golos.
Destaques:
Fredy Montero - Um one man show. Fredy tem tudo para ser um caso sério neste campeonato pelo que oferece á equipa e, por conseguinte, ao futebol do nosso país. Na sua melhor exibição, coroou com um golo de levantar qualquer estádio, um conjunto de muito bons apontamentos. O colombiano sabe-se movimentar, receber bem a bola, tem técnica e sabe jogar em zonas avançadas. Ainda mais, sabe servir os colegas com uma qualidade de passe anormal para um avançado. Gostaria de o ver ao lado de Slimani.
Ruben Semedo - Entrou no jogo naturalmente tímido, mas passado o quarto de hora já se entendia na perfeição com Mauricio. E o jovem arrancou para uma estreia de sonho. Em conjunto com o seu parceiro, secou o italiano Giuseppe Rossi, e esteve sempre atendo a Mario Gomez, embora com este o perigo fosse acrescido. Bom nas antecipações (tem velocidade), tentou ainda avançar no terreno e isso resultou no seu golo na estreia.
Jefferson - Melhor exibição sua até ao momento. Certinho a defender (Joaquín via-se obrigado a fletir para o meio para se desviar do brasileiro), e sempre perigoso no ataque onde arrancou vários cruzamentos e desiquilibrios na sua faixa. Pôs sorrisos nas bancadas com 2 ou 3 túneis...
Welder - Esteve bem melhor que Cédric, mas ainda se nota alguma falta de entrosamento. Contudo, defensivamente é melhor que o português.
Gerson Magrão - Uma assistência, bons passes, boas iniciativas e excelente entendimento com Jefferson. O nº10 parece que anda a uma rotação mais baixa que os restantes, mas em visão de jogo é o contrário. Magrão consegue tempos para pensar e depois decidir. Por mim o lugar é dele ao lado de Adrien.
William Carvalho - Capacidades de posicionamento, força física e simplicidade de processos. Encheu o campo, portanto. Fez uma assistência.
Islam Slimani - Suscitava a maior curiosidade, mas jogou pouco tempo: dez minutos em campo deram apenas para ver que é forte fisicamente, corpulento e que sabe estar na área: num remate ameaçou marcar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma pena os sócios e os adeptos não terem correspondido à exibição da equipa. Apenas 19 mil e tal espectadores no Estádio é uma vergonha. O Clube não merece esta desconsideração. Vamos ver contra o Arouca. SL

Anónimo disse...

Ontem estive, como sempre em Alvalade, e ao ouvir as claques em uníssono a cantar esta letra, vieram-me as lágrimas aos olhos:

TU VAIS VENCER, PODES CRER

PORQUE A NOSSA FORÇA É BRUTAL

MAIS DE UM SÉCULO DE HISTÓRIA PARA CONTAR

SPORTING TU NUNCA VAIS ACABAR!!!

lindo, lindo, lindo! Parecido só em Inglaterra. Arrepia!

Parabéns ao poeta sportinguista que escreveu a letra e a quem a canta! SL

Anónimo disse...

Não sei o que o nosso treinador vê no André Martins.
É péssimo a defender e mau no apoio ao ataque.
É muito pequenino. Não tem poder de choque. Está sempre a cair.
Dado o tipo de futebol que se pratica em Portugal, temos de ter um meio campo formado por jogadores fortes fisicamente.
Isso ficou bem expresso no torneio do Guadiana, designadamente contra o West Ham.

DUARTE