sexta-feira, 17 de junho de 2011

Meio Campo fechado?


Com a chegada de Stijn Schaars, e a confirmar-me a vinda do Rinaudo (e a esperada saída de Maniche) penso que podemos ficar mais descansados relativamente à competitividade nas várias posições do meio-campo, a ver temos até agora:

6
Rinaudo
Pedro Mendes
Zapater?

8
Schaars
André Santos
André Martins

10
Matias
Valdés

Olhando para a lista acima, teremos pelo menos 2 jogadores que dão garantias para cada uma das posições. Parece-me faltar aqui apenas um trinco com características físicas diferentes de Pedro Mendes, Rinaudo e Zapater, que embora tenham as suas diferenças, parecem cromos repetidos naquilo que podem oferecer à equipa. Continuo a defender que seria útil ter nesta posição, um "pinheiro", mais forte no jogo aéreo, que ajudasse não só a defender mas também nas bolas paradas ofensivas.
A vir um jogador dessas características obrigaria à saída de Pedro Mendes e/ou Zapater. Se por um lado o Pedro nos dá mais garantias no que toca à experiência e qualidade do futebol praticado, Zapater é muito menos propenso a lesões, e deixou no ar que pode jogar uns furos acima do que mostrou no seu ano de estreia. Numa época que se espera longa parece-me arriscado ficar muito dependente de Pedro Mendes como estivemos esta época, pelo que caso este permaneça no plantel não me chocaria ter 3 opções válidas para essa posição em vez de apenas duas.
A inclusão de André Martins daria também uma 3ª alternativa para a posição 8, ou quem sabe para 10, e não esquecer de Izmailov, que também pode jogar pelo miolo em caso de necessidade.

Assim, com o meio-campo praticamente fechado podemos canalizar maiores investimentos para outras posições que são urgentes reforçar, e onde se prevê que não seja fácil encontrar bons jogadores sem abrir os cordões à bolsa: a chegada de pelo menos 1 defesa central, 1 defesa esquerdo, 1 ou 2 extremos, e um ponta-de-lança são imprescindíveis para que nos possamos considerar seriamente candidatos ao título. A coisa parece estar bem encaminhada, mas ainda há muito mercado pela frente, e não nos resta mais do que aguardar com expectativa pelo desenho do novo leão 2011/2012.

CR

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim é vender o Pedro Mendes, é bom médio, mas a idade já pesa e tem muitas lesões.
Em relação ao Zapater penso que é como Djaló, com um treino mais especifico podem ser boas apostas no Sporting, mas apenas com esse treino...
Ainda falta ver aí o Guardado, que o Sporting talvez ainda vá comprar e o Valdés penso que deveríamos vender, já está um pouco lento e não é o mesmo que vimos no inicio da época, aproveitar enquanto tem mercado! Mas precisaríamos de comprar um 10 para fazer frente a Matias.

omundofutebolistico.blogspot.com