segunda-feira, 14 de março de 2011

Trunfos eleitorais - quantos faltam sair?


Depois da desistência de Zeferino Boal a favor de Abrantes Mendes a marcar o final da última semana, parece-me que esta semana será rica em surpresas no que toca às candidaturas à presidência do Sporting. Penso que o próximo a desistir, juntando-se a outra lista será Pedro Baltazar, e que a corrida será essencialmente a 3: Godinho Lopes, Bruno de Carvalho, e Dias Ferreira. A lista de Abrantes de Mendes provavelmente também irá a votos, mas não acredito que tenha resultados significativos.

Com as acusações vergonhosas de Godinho Lopes do último fim-de-semana este perdeu mais do que ganhou, e as atenções voltam-se agora para o que Bruno de Carvalho e Dias Ferreira ainda têm a dizer.

Bruno de Carvalho prepara-se para anunciar hoje quem são os seus investidores, está inclusivamente na Rússia a trabalhar nesse sentido, e espera-se que apresente também esta semana o nome do seu treinador, que já afirmou ter 99,9% de certeza que irá ser estrangeiro. Acredito que o nome do treinador será a sua cartada decisiva, pois os nomes que apresentou até agora, para além de não entusiasmarem levantam algumas dúvidas em termos de competência para os cargos que irão desempenhar. Este candidato continua a reunir a minha preferência, pelo projecto que apresentou e pela ideia de ruptura total com o passado recente mas...gato escaldado de água fria tem medo, e este gato já está mais que escaldado com as últimas direcções...pelo que ainda falta a BdC algo mais para me convencer.

Amanhã Dias Ferreira apresentará em Coimbra a constituição das listas para o Conselho Directivo, Conselho Fiscal, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Leonino, e dará ainda a conhecer o seu programa eleitoral com algumas medidas que preconiza para o Sporting. Esta candidatura começou no sentido inverso à de Bruno de Carvalho, primeiro avançou com os nomes mais sonantes, e só agora apresentará o projecto que tem pensado para o clube.
Não sei se foi a abordagem mais correcta, mas como o próprio já disse, o que tem sido desastroso no Sporting é a gestão o futebol, pois nas restantes modalidades temos gente temos vencido regularmente o que demonstra competência no trabalho realizado. Portanto será no futebol que DF vai centrar a sua atenção e para isso começou por escolher duas pessoas competentes com provas dadas nos cargos que irão ocupar (Futre e Rijkaard).

Quanto a Godinho Lopes a única coisa que me preocupa é que este ganhe as eleições e o clube se afunde ainda mais. Não consigo perceber como é que há Sportinguistas capazes de colocar este candidato tão bem classificado nas sondagens. A única pessoa daquela lista que gostaria de ver na nova direcção seria Luís Duque, pelas competências que lhe são reconhecidas fortemente ligadas ao título que quebrou o jejum de 18 anos, mas depois do trabalho de José Eduardo Bettencourt, também ele ligado a esse título, até já de Duque tenho medo.
Aguardemos os próximos capítulos desta trágica novela.

CR

2 comentários:

Anónimo disse...

Houve?!... O Inacio e Virgilio levantam-te duvidas?!... Sabem mais que o mestre da musica e podem dar baile a Freitas e Duques e Futres todos juntos... E.. sabes? podes pela primeira vez ter um presidente que percebe de futebol... pois para alem de ter uma pos-graduaç~~ao em gestao desportiva, ate um curso de treinador nivel dois possui...
PMSFreitas

CR4 disse...

Levantam-me dúvidas no sentido apenas em que não têm experiência nos cargos que vão ocupar, não pelo que sabem de futebol. Os conhecimentos que têm do futebol serão certamente muito importantes, preocupa-me apenas a vertente negocional na aquisição de jogadores, que por exemplo se reconhece ao Futre, e até ao Duque e ao Freitas. De resto nada contra, e como disse BdC continua a ser o meu candidato. Falta só apresentar um treinador de renome, e acabam-se todas as dúvidas p'ra mim.