segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Derby renhido acaba em empate (1-1)


Jogou-se ontem (dia 31 de Agosto) o clássico dos clássicos. Os dois maiores de Lisboa defrontaram-se na Luz, num jogo de emoções fortes que acabou por não pender para nenhum dos lados. Gaitán para os encarnados e Slimani para os leões marcaram os únicos golos da partida.

O Sporting partia para o derby com o peso e, de certa forma, a pressão de não marcar na luz há algumas épocas. Já o Benfica, procurava manter-se invicto em casa. Na época transata, também à 3ª jornada, o resultado tinha sido, curiosamente, o de um empate a uma bola.


No passado mais recente, já esta época, os verde-e-brancos vinham de uma vitória em casa frente ao Arouca por 1-0, o mesmo resultado do jogo entre Boavista e Benfica, no Bessa, à mesma jornada.

Para o encontro, Marco Silva apostou em Slimani a titular no lugar de Montero, e em William Carvalho (vindo da suspensão) no lugar de Rosell, sem fazer mais nenhuma alteração no 11 inicial. Mas a equipa que entrou melhor no jogo foi mesmo a da casa, com mais bola, melhor futebol, ganhando terreno e criando espaços. O Sporting ia, aos poucos, equilibrando o jogo, recuperando mais bolas. Mas, mesmo assim, não conseguiu evitar a inauguração do marcador para as águias ao minuto 12. Bom entendimento entre Gaitán e Maxi Pereira, terminando num remate dentro de área do argentino para defesa incompleta de Patrício, deixando a bola entrar. 1-0 para o Benfica. A resposta do leão não demorou muito. Apenas 8 minutos depois, Slimani aproveitou um erro gigantesco de Artur, que chutou contra Carrillo, "assistindo" o argelino para o empate. No que restou da primeira parte, só se viu Sporting. Já na 2ª parte, mais equilíbrio. Sporting dominador na posse de bola, Benfica dominador na criação de oportunidades. Valeu-nos a sólida exibição de Rui Patrício com várias defesas decisivas ou o resultado seria outro. Já o guarda-redes do outro lado, esteve igualmente bem na chance leonina mais flagrante do 2º tempo, quando Slimani (após um grande cruzamento de Nani) rematou forte dentro da área. E assim ficou o primeiro grande jogo da época 2014/15: um empate (1-1) justo num jogo renhido.

Destaques:

Rui Patrício - Não fosse ele, e o resultado podia ter sido pior. Grande jogo do guardião português, demonstrando que o Mundial já lá vai, e que o "velho" Patrício continua bem no Sporting. 


Naby Sarr - Mais uma vez, demonstrou estabilidade defensiva não falhando nos cortes e nas recuperações de bola. Foi o melhor defesa do Sporting, não cometendo erros, à semelhança do que tinha acontecido no jogo anterior.

Nani - Para muitos, foi uma desilusão, mas não se pode esperar que faça tudo sozinho. Fez muito bem o que lhe foi pedido: manter a posse de bola. Além disso, tentou (e bem) criar oportunidades.

Maurício - Péssimo jogo do central brasileiro. Em contraste com Sarr, Maurício mostrou falta de rapidez, falta de eficácia nas marcações, etc... Foi uma desilusão e espera-se que mude de atitude para os próximos jogos.

Destaque ainda para os maravilhosos adeptos leoninos que foram ao "galinheiro" mostrar porque somos os melhores adeptos do mundo. Ficou provado, nesse jogo que 3.000 Sportinguistas > 58.000 benfiquistas!

Sem comentários: