terça-feira, 9 de setembro de 2014

Análise Champions: Chelsea FC


O Sporting integra o grupo G da Liga dos Campeões e vai medir forças com o Chelsea de José Mourinho, o Schalke 04 e o Maribor, da Eslovénia, tudo adversários que nunca defrontámos. Farei em 3 posts a análise a cada um dos adversários.
Se contra germânicos o Sporting tem más memórias, frente a ingleses há mais equilíbrio na história de confrontos. Em 23 jogos a nossa equipa ganhou nove, empatou cinco e perdeu outras nove. A última vez que equipas de Terras de Sua Majestade se atravessaram nos caminhos verdes e brancos ocorreu na Liga Europa 2011/12. Ganhámos 1x0 ao Manchester City em Alvalade e perdemos no Etihad por 3x2. Em relação a esse Manchester City, este Chelsea é mais perigoso isto porque conta com jogadores experientes e dotados, mas também se reforçou com craques do sensacional Atlético de Madrid da época passada. O plantel blue é muito equilibrado e com muitas opções de qualidade ao dispor de José Mourinho que sempre se habitou a reunir bons jogadores á custa do muito dinheiro que sempre teve disponível.
Na baliza o Chelsea tem talvez o melhor conjunto a nível mundial: Cortuois, Cech e Schwarzer. O gigante belga vindo de Madrid parece ser a primeira escolha de Mourinho sendo que Cech passou para segundo plano. Não vale a pena falar da imensa qualidade destes dois que ainda são acompanhados pelo experiente Mark Schwarzer, melhor guardião australiano de sempre.
A defesa mantêm-se quase inalterada: Nas laterais o sólido Ivanovic e o competente Azpilicueta. No centro lideram dois britânicos experientes mas que face a avançados rápidos têm problemas, Terry e Cahill. Desse problema sofre também o espanhol Azpilicueta, facto que pode ser explorado por um Nani ou Carrillo em dia sim. No setor recuado os ingleses contam ainda com Filipe Luis que ainda só foi utilizado num jogo como suplente.
O meio campo é talvez a zona mais irregular dos blues pois os seus intervenientes não costumam dar seguimento a exibições de encher o olho. Mais recuado joga o nosso conhecido Matic, jogador que é bem capaz de anular as pretensões ofensivas de Adrien e André Martins pelo meio. Como apoios tem Ramires como jogador de contenção e transporte e o reforço Fabrégas que irá municiar o ataque servindo o trio da frente e aproveitando para atirar á baliza quando pode.
O ataque do Chelsea é perigosíssimo e promete dar muitos golos a Mourinho esta época. Nas alas temos o incontornável Eden Hazard dono de uma capacidade notável que cria imensos desequilíbrios seja indo á linha, seja fletindo para o meio; Mourinho esta época tem utilizado mais o brasileiro Willian, jogador virtuoso e rápido porém não muito regular e ainda tem no banco opções como Schurrle e Salah. A liderar a ofensiva temos Diego Costa avançado que se notabilizou ao serviço do Atlético de Madrid e ja vem dando resultado em Inglaterra. O espanhol é um jogador muito físico que sabe estar na área mas também recuar para receber jogo. No banco há ainda o icónico Didier Drogba que ainda pode provocar estragos em qualquer defesa e Loic Remy como opção de ataque mais móvel. Todos estes jogadores de grande qualidade liderados pelo nosso bem conhecido José Mourinho, mister que gosta de grande envolvencia ofensiva das suas equipas, mas que não se importa de pôr as suas equipas a jogar "feio" quando acha que é preciso.
Agora tudo depende de nós. Sabendo a valia deste adversário só nos resta jogar o que sabemos e confiar que é bem possível poder roubar pontos a este gigante.

Sem comentários: