quinta-feira, 3 de julho de 2014

Preparando a nova época - Treinador


Época nova, vida nova. Podemos adaptar o provérbio a um Sporting renovado no que toca à equipa técnica (e não só). Marco Alexandre Saraiva Silva é o nome completo do novo treinador da equipa do escalão principal de futebol, sucedendo a Leonardo Jardim. Com 36 anos, pode ser considerado inexperiente (apenas treinou uma equipa antes de chegar ao Sporting, o Estoril), mas durante o (pouco) tempo que treinou, parece que aprendeu bastante, táctica e psicologicamente. Entre as melhores qualidades de Marco Silva, está o seu destemor e determinação que levaram o Estoril à Europa, na época em que subiu de divisão, e ao quarto lugar do campeonato na temporada seguinte (chegando a fazer tremer o terceiro, Porto). Tendo consciência da qualidade inferior que a sua equipa apresentava em relação a outros clubes, o técnico punha a sua coragem em prática e arriscava (ao contrário de outros, como Paulo Bento). Era (e, espero, continuará a ser) um treinador destemido e ambicioso.
Deixou uma enorme marca no Estoril. Na época de 2012/13, conseguiu igualar o recorde de melhor classificação da equipa na primeira divisão (quinto lugar) e qualificar a equipa lisboeta para a Europa League, sendo uma estreia absoluta. No defeso que se seguiu, perdeu várias peças fundamentais do seu esquema táctico (Jefferson, Carlos Eduardo, Licá, Steven Vitória, etc) e avizinhava-se uma época não tão boa para uma equipa que para além da perda destes importantes jogadores, tinha um calendário mais apertado, consequência da presença na Europa. Mas Marco fez muito melhor do que se esperava: empurrou a equipa canarinha para o quarto lugar, batendo o anterior recorde (tendo chegado a ameaçar o terceiro posto). Para além disso, fez também história ao vencer o Porto no Dragão, que já não perdia em casa desde 2008.
Contudo, e para rematar, mesmo sabendo que apenas treinou um clube antes do nosso Sporting, creio que Marco Silva é a escolha indicada para este leão europeu em crescimento que vai ficar a ganhar com as suas qualidades de líder, só nos falta saber se tudo isto se confirma. Veremos...

Sem comentários: