sábado, 5 de julho de 2014

Preparando a nova época - Guarda-redes


Esta é e sempre foi, pelo menos ao longo das últimas épocas, uma posição sem grandes alterações.
Já se tem falado numa hipotética transferência de Rui Patrício para outro clube há alguns anos, o que nunca acabou por acontecer. Falou-se do Mónaco a temporada passada, mas, graças ao nosso presidente Bruno de Carvalho, tal não se sucedeu. Pensava-se que neste defeso (devido à presença no Mundial), seria de vez. Que Patrício não duraria mais na casa que o criou. Mas infelizmente (ou felizmente, dependendo do ponto de vista), a péssima atuação da seleção portuguesa, e de Rui Patrício no jogo inaugural, impediram uma eventual subida no valor de mercado do guardião português. Tudo de mal lhe aconteceu no Brasil: uma má prestação, consequente saída do 11 titular português, e uma lesão (para muitos inventada, possivelmente para proteger o jogador). Por um lado, é preocupante pelo sentido em que isso poderá baixar a moral do capitão leonino, e em que haverá a remota hipótese de ele estar, na realidade, lesionado. Por outro, é bom que ele tenha menos mercado, o que poderá significar numa estadia mais prolongada no Sporting que, a meu ver, ficaria a ganhar, já que o leiriense nos tem dado várias alegrias. É esperar para ver.
Quer Patrício saia, quer não saia, todos os sportinguistas sabem que há outro guarda-redes que está pronto para tudo: Marcelo Boeck. Não tem tido uma vida propriamente fácil no Sporting, mas quem segue de perto os jogos, sabe a garra e a devoção que o brasileiro tem. Marcelo é dos jogadores que mais vibra nos jogos pelo Sporting, mesmo sendo raramente utilizado. Já partiu por diversas vezes o vidro lateral do banco de suplentes onde tantas vezes se senta por levar tais emoções tão "a peito". O que é bom. É deste tipo de jogadores que quero no meu clube, mas que tenham as suas oportunidades, também. Ora, Marcelo tem vivido na sombra de Patrício, logo, é (muito) raramente utilizado. E não devíamos desperdiçar um jogador deste tipo que, para além dessas qualidades, é bom guarda-redes.
Assim, na minha opinião, se o Patrício ficar, o melhor para o clube seria: ou emprestar Marcelo para não perder a forma e jogar com regularidade, promovendo à equipa principal um guarda redes da nossa formação (Stojkovic, Luís Ribeiro, etc); ou manter Marcelo utilizando-o nos jogos para as taças. Se o Patrício sair, não me importaria com a titularidade de Boeck, ainda que ache preferível um jogador à altura do Rui, e aí faria o mesmo (emprestar/utilizar para as taças).

Sem comentários: