sexta-feira, 18 de julho de 2014

Preparando a nova época - Meio campo


Ainda é desconhecido o sistema tático que Marco Silva utilizará. Manterá o mesmo de Jardim? Utilizará duplo pivô? Adotará um novo sistema como um 4x4x2? Ou mesmo um 3x5x2? Não me parece que vá optar por uma destas duas últimas alternativas, sendo que a primeira (4x3x3 de Jardim), na minha opinião, é a mais provável.
Leonardo Jardim, durante a passada época, usou um 4x3x3 que se provou ser o melhor para o plantel verde e branco. Com William sendo o médio mais defensivo, Adrien a seu lado, tendo o papel das construções ofensivas e de liderar a equipa dentro de campo, e André Martins mais à frente, jogando nas costas do avançado. Na minha óptica, este é o melhor meio campo para o nosso Sporting. Ainda há muito mercado pela frente, muitas conversas a decorrer, e é sabido o interesse por jogadores como o William e o Adrien. Mas, por agora, contamos com eles. 
O "Rei" William deve manter o lugar de trinco, tendo agora um forte e jovem concorrente formado no Barcelona (Oriol Rosell) que deverá ocupar o seu trono caso ele saia (Que o Diabo seja cego, surdo e mudo). Creio que ficamos bem servidos de qualquer das maneiras, quer William saia (a troco de muito, e, sublinho, muito dinheiro) quer fique. O outro trinco sportinguista, Fito Rinaudo, deve voltar a ser emprestado, ou poderá mesmo chegar a ser vendido. Com 27 anos, o argentino já deu o que tinha a dar no Sporting: fez 2 grandes épocas de sucesso e chegou a envergar a braçadeira de capitão. Mas em 2013/14, ficou na sombra de William e teve que ser emprestado, destino que o deverá aguardar novamente.
Adrien Silva também se conservará no 11 titular. Foi um dos melhores jogadores do Sporting e até da liga portuguesa, a par de William Carvalho, na passada época e parte do sucesso leonino deve-se a ele(s). Surpreendentemente, não foi ao Mundial. E, a meu ver, ainda bem. Não tem tanto mercado quanto William, e, felizmente, não deve sair. Logo, vai continuar a ter o papel que teve durante toda a época. Para competir com o luso-francês, Marco Silva tem, ao seu dispor, Simeon Slavchev, búlgaro de apenas 20 anos contratado ao Litex Lovech. Ainda não deu bem para perceber a verdadeira qualidade deste jogador que tanto pode jogar a 8 como a 6, mas ainda temos a pré-época para o analisar melhor. Para além dele, temos outras hipóteses para esta posição na equipa B: Wallyson Mallman (na minha opinião, o melhor jogador da época transata dos B's) ou mesmo Kikas (já tem 23 anos mas foi aposta frequente de Abel Ferreira).
Para a posição 10, temos várias opções. Esta sempre foi uma das posições mais fracas do Sporting, pelo menos após a saída de Matías Fernandez. No ano passado, foi entregue a André Martins que chegou a realizar algumas exibições de nível, mas não foi constante. Desta vez, quem deve agarrar esse lugar no 11 é, provavelmente, João Mário. Nunca duvidei deste luso-angolano de agora 21 anos formado no clube. Sempre foi um dos melhores da equipa B e sempre mostrou o suficiente para ser promovido à equipa A. Na última metade desta época, foi emprestado ao V. Setúbal, onde foi regularmente titular e onde chegou mesmo a ganhar o prémio de melhor jogador do mês. Tanto pode jogar a 10 como a 8, por isso, deve ser ele o escolhido para esta posição. Para além dele temos muitos outros jogadores disponíveis mas, dificlmente com tanta qualidade quanto João Mário. Ryan Gauld, jovem escocês de apenas 18 anos contratado por 3,7 milhões de euros e apelidado de "Baby Messi", é um deles. Com uma enorme margem de progressão, há grandes expectativas em relação a esta aposta de Bruno de Carvalho, ainda que não deva ser já titular. Esperemos que seja mesmo um "Gaulden Boy". Outro é Vítor Silva, adquirido ao Paços no último defeso, serviu para cobrir André Martins e nada mais. Das três, uma: ou fica a "apodrecer" na equipa B, ou é emprestado, ou vendido a título definitivo. André Martins, mais um. Deve ficar no clube, mas creio que era bom para ambas as partes se ele fosse emprestado. Depois ainda temos Shikabala (deve ser utilizado mais a extremo do que a 10), ou Iuri Medeiros (ainda não deve ter a sua oportunidade nos A's, apesar de a merecer).
Finalizando, acredito que o "novo" meio campo deva ser algo no mínimo perto deste, contando que não haja saídas de jogadores-chave como William ou Adrien nem entradas desnecessárias.

Sem comentários: