terça-feira, 27 de maio de 2014

Um novo Leão


Há semanas atrás na página de Facebook do blog escrevi que a mais que provável escolha de Marco Silva cairia sobre o nosso Sporting Clube de Portugal, e parece que acertei. Terá o Sporting ganho com a escolha de Marco Silva para treinador?
Na minha opinião sim, ganhámos um treinador destemido e cheio de ambição, com características muito diferentes de Paulo Bento e Leonardo Jardim. O Estoril de Marco praticava um futebol atraente, atacante e de posse, com uma estabilidade defensiva comparável ao Benfica da atual época (apenas 26 golos sofridos, mais um que o Porto). Nos grandes jogos, Marco raramente inventava táticas ou abordava o jogo com uma postura defensiva, ao contrário de muitas equipas da nossa primeira divisão. Atitude, coragem e voracidade são características de um campeão, e no Sporting têm faltado os treinadores assim. A equipa de futebol do Sporting, antes da era Bruno de Carvalho, praticava um futebol aborrecido, sem garra e o conhecimento do que é a mística do Sporting ou o sentimento de ser sportinguista. O clube a nível do futebol profissional parecia uma loja dos trezentos com saldos a 50% de descontos, os jogadores eram comprados a preços elevadíssimos e como não se rentabilizavam na equipa principal eram vendidos a preços muito baixos. O Porto e Benfica aproveitaram esta instabilidade para afirmarem o seu reino na primeira liga com despiques apenas entre si.
Leonardo Jardim e Bruno de Carvalho este ano conseguiram erguer o leão ferido e impor o devido respeito que a instituição Sporting tem vindo a perder. A equipa deste ano foi mais estável, com mais jovens pérolas da formação, praticava um futebol simples e eficaz, e pela primeira vez viu-se mais garra e amor á camisola. Verdade seja dita, o clube também beneficiou com o mau momento do Porto e a instabilidade do Benfica na primeira volta do campeonato; o que não nos tira o mérito!
Agora com a partida de Leonardo Jardim fica uma equipa mais organizada, um clube mais estável financeiramente e uma instituição mais unida. Estes elementos são importantes para criar as condições necessárias para que o novo treinador seja capaz de cumprir novos objetivos e, talvez, sonhar pelo prémio mais apetecível da liga. Mas será Marco Silva capaz de ganhar o campeonato de leão ao peito? A resposta é difícil, teremos para a próxima um novo Porto também com um novo treinador, com conhecimentos sobre o estilo de jogo do Barcelona e com ambição de ganhar, e um Benfica muito moralizado com as conquistas deste ano e madurecido com os erros que tem cometido ao longo destas épocas. Uma coisa tenho a certeza, se alguém em Portugal consegue tornar o Sporting campeão, esse alguém é Marco Silva.


Sem comentários: