sábado, 24 de maio de 2014

Olhos em 2014/2015

 

O presidente do nosso Sporting, Bruno de Carvalho, já veio a público dar o mote: apesar do sucesso desportivo desta temporada (2º lugar na liga, que garante a entrada direta na Liga dos Campeões e 8,6 milhões de euros para o cofre), para o ano, não haverá aumento de orçamento: manter-se-á, à imagem desta época, nos 25 milhões de euros. Simultaneamente, o dirigente afiançou que o título de campeão nacional é um dos objetivos para 2014/15. Então e qual é o problema (perguntarão alguns)? É que o orçamento leonino é, sensivelmente, metade do benfiquista (que este ano venceu) e mais de um terço do portista… Os mais insistentes questionarão de novo: Então e depois? O Sporting este ano também se exibiu a bom nível, com orçamento baixo…
Pois é mas, estranhamente, o que poderá pesar, de forma negativa, nas contas do próximo ano será a Liga dos Campeões, que vai obrigar o Sporting a implementar uma política de rotatividade no plantel algo que, nesta campanha, não foi necessário: sem estar presente em provas europeias e afastado das taças em fases iniciais, a turma de Leonardo Jardim manteve o foco no campeonato, direcionando para essas competições os melhores jogadores à disposição do antigo técnico do Olympiakos. A juntar a este fator, ainda há que dar conta das possíveis transferências de jogadores nucleares: William Carvalho, Marcos Rojo, Adrien e Rui Patrício são apenas alguns casos. E, se por um lado é verdade que as vendas destes elementos poderão permitir ainda um maior desafogo financeiro, por outro vão levar a que este “leão” perca uma substancial qualidade no plantel (a incursão ao mercado será sempre cuidadosa, sem grandes riscos e sem muitas contratações) o que, em ano de “Champions” é muito desagradável.
Após uma estreia quase sem mácula em Alvalade(faltou uma taça para a temporada ser perfeita), espera-se que o sucessor do madeirense, Marco Silva, faça mais, previsivelmente com menos recursos disponíveis, muitos deles necessitando ainda de serem potenciados (a aposta na academia será para manter, obviamente). A tarefa, não será fácil, muito menos tendo em conta que a concorrência é feroz, mas com Marco Silva… eu acredito!


Sem comentários: