segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Arbitragem em Portugal


Quando se vêem e ouvem, altos dirigentes de Clubes das Ligas do Futebol Português, com múltiplas queixas sobre atuações de árbitros, os adeptos que amam este desporto, questionam-se, como será possível acabar ou minimizar este estado de coisas.
Anos atrás, quando as televisões mostravam 3 minutos de resumo (?) de cada jogo, nenhuma pessoa ligada ao futebol tinha dúvidas de que havia corrupção descarada na arbitragem portuguesa, como se provou várias vezes, com casos bem conhecidos, e como não se provou...em muitos, muitos outros...Esta é uma verdade indiscutível, que não deixou dúvidas a ninguém ligado ao futebol dessas épocas! Passaram-se anos, muitos dos que estiveram ligados a estes factos lamentáveis, deram a vez a outros, e, as coisas melhoraram, para bem de quem gosta de um desporto sério. Melhoraram... mas não acabaram! E será que é possível acabar? Em todas as profissões há pessoas sérias e outras que...nem por isso...É uma verdade indesmentível.
Atualmente, com as transmissões televisivas, tudo passou a ser escrutinado ao pormenor. Os erros dos árbitros, por menores que sejam, são vistos e revistos. E,convenhamos, errar de propósito, já não é tão fácil como quando não havia jogos em direto. É bom lembrar, no entanto, que há muitíssimos jogos em outras divisões...que não são transmitidos...
Como melhorar tudo isto? Deixo a minha opinião:
Quando há factos incontestáveis de corrupção no desporto, parece-me que nenhum agente desportivo ligado a eles, deveria continuar a exercer funções de âmbito desportivo. Este parece-me ser o motivo principal por que há uma contínua contestação à arbitragem portuguesa. Muitas pessoas nunca esquecem a envolvência de dirigentes desportivos ainda em atividade, em histórias lamentáveis e inacreditáveis que aconteceram no futebol em Portugal, muitas delas tão mal resolvidas...Temos memória, meus senhores. Essas pessoas que, então, não foram sérias...como o podem ser agora? Ninguém acredita nisso, esta é a grande verdade que, em muito, prejudica os árbitros sérios e competentes (só falo destes...) que continuam a existir em Portugal.


1 comentário:

Anónimo disse...

Existe aqui uma coincidência para quem acredita em coincidências. Os jogos Sporting- Penafiel e Sporting -Leixões com os apitadores luis ferreira e helder malheiro (este nome lembra-me alguém)não tiveram transmissões televisivas. Em ambos tivemos péssimas arbitragens, o Sporting foi prejudicado e os jogos estragados com cartões amarelos e vermelhos em grande. Terá sido coincidência? Deixo esta pergunta pode ser que alguém me esclareça.

ps - Decorem os nomes dos apitadores, pois penso que vão chegar a internacionais