segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Três pontos com outro valor


O Sporting sofreu mas conseguiu reagir da melhor forma à derrota com o Porto, batendo em casa o Marítimo por 3-2, neste sábado.
Os 25 mil adeptos presentes em Alvalade não se devem ter arrependido do dinheiro gasto no bilhete, pois assistiram a uma partida intensa, aberta e agradável. Logo desde início: Capel quase marcava ao segundo minuto, Sami respondeu; William tentou, Weeks também; João Luiz rematou com perigo e Montero teve situação semelhante. Era claro que o primeiro golo poderia aparecer em qualquer uma das balizas e surgiu mesmo, pela equipa que o procurava mais: o nosso Sporting, com remate forte e bem colocado de Capel, à entrada da área. Mas seria o Marítimo a chegar ao intervalo na frente do marcador - Rúben empatou num livre direto e Héldon deu a volta numa grande penalidade, por toque de Jefferson em Sami. Mesmo em cima do intervalo Rúben poderia ter sido expulso quando atingiu a cara de Capel com o seu cotovelo.
Wilson Eduardo apareceu na segunda parte para agitar o ataque e também estar perto do golo. Quem teve mais três oportunidades claras foi Montero, que desta vez não demonstrou a inspiração do costume e ficou em branco. O Sporting já justificava o empate e foi o recém-entrado Slimani a conseguir marcar, de cabeça, após bom cruzamento de Capel. Pouco depois, nova reviravolta em nova grande penalidade: o árbitro assinalou empurrão de João Diogo sobre Montero, o defesa foi expulso; Adrien consumou o 3-2 final. O Marítimo, mesmo com 10 elementos, reagiu de imediato e Derley poderia ter empatado; na resposta, Slimani tinha a baliza aberta à sua frente, atirou ao lado.
Jogo sofrido, mas a equipa mostrou uma grande atitude e só por aí fico satisfeito. A meu ver o Marítimo chega à vantagem sem saber muito bem como, visto que depois do golo do Capel nem estavam a ter uma reacção que fizesse crer que iam chegar à igualdade quanto mais a vantagem, e o Sporting de um momento para o outro vê-se a perder o jogo em cima do intervalo (mérito para a execução do Ruben). Montero esteve perdulário mas sempre a fazer a cabeça em água à defesa do Marítimo, a entrada de Slimani veio traduzir em golos o domínio que o Sporting estava a ter. Vitória justa, o Sporting a mostrar carácter, mesmo sem fazer uma exibição de grande nível, conseguiu contornar as adversidades (golos do Marítimo, algumas decisões da arbitragem que considero contestáveis, e a pouco conseguida primeira parte) que no fundo é o que mais valorizo neste triunfo e que é no fundo a obrigação da equipa. 
Destaques:
Diego Capel - Regresso em grande! Antes de mais pelo golo, claro, um grande golo, mas também pela assistência para Slimani e até por uma excelente abertura que deixou Montero na cara de Leoni. As iniciativas ofensivas foram quase sempre suas.
Adrien Silva - Adrien está sempre no centro da ação, sempre em movimento, sempre a abrir espaços como Jardim gosta. Neste jogo deixou Montero na cara do golo e apontou o golo da vitória de penálti.
Slimani - O argelino somou o segundo jogo seguido a marcar em Alvalade, depois de se ter estreado a fazê-lo na receção ao Alba: desta vez, subiu ao segundo andar para cabecear sem hipótese para Leoni, num golo que empatou o jogo e relançou o Sporting na busca da vitória. Já começa a valer pontos.
Carrillo - Á alguns jogos que o peruano pede banco de suplentes. Pôs os nervos em franja aos sportinguistas com a sua displicência e falta de acerto. Ao intervalo entrou Wilson Eduardo para o seu lugar e o nosso futebol melhorou automaticamente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ó sapinho verde, também plagiaste este post?

Anónimo disse...

Ainda a impregnar isto lampis?

Rui Moreira