quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O problema central


Parece ser geral, a ideia de que o Sporting não possui as mesmas capacidades para lutar pelo titulo, quando comparado com os outros rivais. Verificamos que o guarda-redes Rui Patrício, não fica atrás dos rivas Helton e Artur, estando o Sporting bem servido nesse sector. Os laterais são inferiores aos do FC Porto, mas são muito competentes, quer defensivamente quer no envolvimento ofensivo. Na zona intermediária, Adrien espalha boa técnica e é importante no ultimo passe. Além dele, William Carvalho, é fundamental, assegurando o equilíbrio da equipa, sendo um verdadeiro “ladrão de bolas”. Em termos de ataque, os extremos, não são muito regulares, sobretudo, Carrillo, que é uma montanha russa exibicional, mas Capel e Wilson Eduardo são bons alimentadores de Montero, jogador que não fica nada atrás de Cardozo e Jackson em termos de finalização.
Sendo assim a pergunta que se coloca é: Onde reside o problema do Sporting?
Precisamente no centro da defesa. Uma defesa deve ser constituida, por um central experiente e um central rápido. Olhamos para o FC Porto e tem um central rápido, como é o caso de Mangala e um experiente, o argentino Otamendi, olhamos para o Benfica e verificamos o mesmo, com Luisão (central experiente) e Garay( central rápido). O Sporting não consegue reunir nenhuma das duas premissas. Rojo e Maurício apresentam falta de velocidade e não são experientes, alias demonstram alguma imaturidade, como é o caso da grande penalidade cometida por Maurício no jogo com o FC Porto e as constantes faltas desnecessárias e expulsões de Rojo.
Maurício e Rojo tem em comum o facto de serem duros, cerram os dentes em cada disputa de bola, correndo sempre riscos nas abordagens aos lances, dada a impetuosidade que os caracteriza. Maurício, é muito forte no jogo aéreo, ao contrário de Rojo que resolve bem, lances laterais,sentindo dificuldades quando é necessário atacar a bola, sendo muitas vezes alvo da antecipações por parte dos adversários. Rojo é criticado por muitos devido ao estatuto que tem, o de titular da seleção Argentina. O problema para ele é que no Sporting joga no centro da defesa, estando muito mais exposto, ao contrario do que sucede, jogando na posição de lateral esquerdo. Para piorar a vida a este duo, o Sporting joga frequentemente, com bloco alto, pressionando no meio campo adversário, com o trio de médios mais subido, deixando espaço entre linhas (entre a defesa e o meio campo), estando os centrais menos protegidos, principalmente, quando a bola é colocada nas costas destes. Estas dificuldades ficaram bem patentes, nos dois golos (2.º e 3.º) sofridos pelo Sporting no jogo da taça com o Benfica.
A solução pode passar, por baixar mais o bloco, ou contratar um central mais rápido. A 2.ª hipotese é a que faz mais sentido. Janeiro está quase ai…


1 comentário:

Anónimo disse...

Outra vez este texto, isto já tem uma semana no minimo.
Os centrais leoninos sao muito mais rápidos que Garay, por isso é que a linha joga tão avançada.
Até ao Dragão, o Sporting tinha a melhor defesa, houve erros contra os rivais que estão a ser sobrevalorizados.