domingo, 22 de setembro de 2013

Leão com preguiça


O nosso Sporting desperdiçou este sábado a oportunidade de liderar provisoriamente a Liga, ao não conseguir mais do que um empate (1-1) frente ao Rio Ave. Podemo-nos queixar de uma grande penalidade não assinalada por Carlos Xistra, mas também é verdade que a exibição ficou aquém do que tem habituado esta época – e o Rio Ave, que na época passada venceu por três vezes este Sporting, comprovou que é uma das equipas mais sólidas da prova.
A equipa de Leonardo Jardim entrou bem no jogo, obrigando os vilacondenses a tomarem muitas precauções defensivas. Mas pouco a pouco a equipa de Nuno Espírito Santo foi equilibrando as operações. O nosso golo aos 24 minutos, acabou por cair do céu. O guarda-redes Salin teve uma falha enorme, ao sair da sua área para agarrar uma bola, que escapou para Wilson Eduardo. O extremo, já de ângulo difícil, conseguiu acertar nas redes. Mas nada melhorou com o golo. Pelo contrário, o Rio Ave subiu as linhas e acreditou que poderia chegar ao empate. Até ao intervalo, foram dos visitantes as melhores jogadas. Ainda antes do descanso, Carrillo substituiu o lesionado Capel.
O cariz do jogo não mudou na segunda parte. O nosso jogo não saía com a fluidez habitual e os vilacondenses foram em busca da igualdade. Leonardo Jardim sentiu o perigo e reforçou o meio-campo, trocando Wilson Eduardo por Rinaudo. Depois de duas boas oportunidades desperdiçadas por Hassan (55’) e Braga (67’), o empate acabou por surgiu aos 71 minutos. Edimar apontou um livre e Tarantini saltou mais alto que os defesas da casa.  Pouco depois do empate, aos 75 minutos, ficou por marcar o tal penálti a favor do Sporting. Marcelo desviou a bola com a mão na grande área.
Penso que este empate termina por ter os seus aspetos positivos porque nos obriga a recolocar os pés no chão. Também acho que não devemos ter a maturidade intelectual de um puto de 5 anos e ir do céu ao inferno em três tempos. Achei ridículo quando alguns já começavam a vaticinar goleadas contra o Rio Ave. A equipa está em crescimento, é natural que mais resultados destes apareçam. Todas as equipas têm oscilações de rendimento, o Sporting não é excepção.
Destaques:
Wilson Eduardo - A forma como está sempre em jogo, a abrir linhas de passe e a levar o futebol para perto da baliza adversária, torna-o cada vez mais um indispensável. Depois, claro, soma-lhe uma capacidade de fazer golos que é incontornável: fez esta noite o segundo golo em cinco jogos, o que é bom sinal.
Jefferson - Começou a dar nas vistas muito cedo, quando um cruzamento mal tirado obrigou Salin à primeira defesa da noite. Atingiu o ponto mais alto quando fez o lançamento que permitiu a Wilson Eduardo abrir o marcador, mantendo sempre um registo ligeiramente mais alto do que a maioria dos colegas.
André Martins - O médio foi uma nulidade: ofensivamente continua a não acrescentar nada ao nível da construção, posse de bola, transporte, desequilíbrio. Vítor começa a espreitar.
Eric Dier - O central teve uma noite para esquecer, com alguns passes comprometedores na defesa e uma má abordagem no 1-1.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu gostava de saber se este jogo teve controle anti-doping? Alguém me sabe responder?

Anónimo disse...

Normalmente quando a brigada faz controlos aparece na comunicação social.
Mas na minha opinião eles só fazem análises de mês a mês ou quando lhes apetece

RUI