segunda-feira, 3 de junho de 2013

Jogadores e Homens


O Sporting, tal como todos o conhecem, é um clube formador, sendo que a sua academia já forneceu ao futebol nacional/internacional jogadores como Figo, Simão, Nani, Moutinho, Veloso, Ronaldo, Quaresma, entre outros.
Formar é sinómimo de instruir, ensinar, leccionar. O Sporting Clube de Portugal consegue fazê-lo na sua plenitude, pois a Academia contém tudo o que é necessário para que os jovens ( futuros Homens ) transportem aquilo que aprenderam... não só para o campo mas sobretudo para a vida. Contudo, é certo que ao longo dos anos vamos assistindo a episódios que não são o espelho de uma das melhores escolas de futebol do mundo. Refiro-me ,é claro, a grandes jogadores como Simão Sabrosa ou João Moutinho. Mentiria se o estivesse a negar, pois na realidade a sua qualidade está à vista de qualquer um. NÃO CHEGA! É preciso mais. Grandes jogadores não significam grandes homens, assim como grandes alunos não significam excelentes trabalhadores no futuro . Sinceramente penso que ninguém conseguiria mudar a sina destes dois atletas, nem mesmo uma grande academia.
Centrando-me no caso mais mediático, o de João Moutinho, reflecte o espelho da sociedade dos nossos dias . Ingratidão e desrespeito são características que este "senhor" demonstra a cada palavra que profere. É fácil esquecer-se dos que o fizeram naquilo que é hoje quando se está bem na vida, o problema é que ( quem sabe ) tudo pode mudar. Após a sua saída do Porto , onde afirmou que não se importaria de terminar a carreira, fez declarações que , indirectamente, atingiram o mundo sportinguista. Afirmar que torce pelo Porto e que em tempos foi adepto do Benfica, sem mencionar uma única vez as suas origens, são um exemplo daquilo que não se deve fazer.
Sair e mudar de rumo na vida todos o podemos fazer, no entanto a maneira como o fazemos deve ser em tudo diferente à deste profissional de futebol. O dinheiro comprou não só o Moutinho (jogador) mas também o Moutinho ( Homem). Obrigado João, és sem dúvida um grande exemplo.

2 comentários:

Anónimo disse...

é de facto um ressabiado sem caracter. Foi capitão do sporting por ser uma referência....
Alerto para arranjarem uns detetores de falsidade na academia,
para não andar a gastar dinheiro na formação de seres invertebrados...
É lamentável, mas a vida está cheia de tipos como este, anda meio mundo a f**** o outro

Anónimo disse...

Embora concorde com o que foi escrito penso que os visados não merecem este protagonismo que deveria estar reservado para os "nossos", os bons exemplos!