sábado, 6 de abril de 2013

Estamos na luta pela Europa


Demos um importantíssimo passo neste campeonato. Num final dramático, vencemos por 3-2 e estamos muito perto dos lugares europeus. Numa primeira parte longe de ser muito agradável, praticamente só se viu a equipa da casa a atacar. Dier, André Martins e depois Capel estiveram perto do golo, mas Ricardo Andrade voltou a mostrar a sua qualidade. Ver o Moreirense na área contrária foi algo raro.
O golo leonino surgiu mesmo, a cinco minutos do descanso. Falta de Anílton Junior sobre Bruma dentro da área, que fez lembrar a jogada entre Oblak e Jackson no recente FC Porto-Rio Ave, e grande penalidade convertida por Capel.
O que não se viu durante todo o primeiro tempo aconteceu logo ao terceiro minuto da segunda parte: uma oportunidade de golo para os visitantes. O protagonista foi o habitual, Ghilas, que conseguiu uma bela jogada individual no lado direito e igualou de trivela. Wolfswinkel não quis ficar atrás de Ghilas e também chegou ao 12.ª golo no campeonato, a meio do segundo tempo, após assistência de Cédric. Mas cinco minutos depois, livre e Aníbal Capela foi o melhor nas alturas, voltando a igualdade.
Capel, Labyad e Ilori ainda foram tentando, mas o Moreirense ia aguentando. Jesualdo decidiu e bem colocar em campo Stijn Schaars que deu outra fluidez ao nosso jogo, e mesmo no último minuto (tal como em Braga), chegou o 3-2, com toque de cabeça de Wolfswinkel para golo de Viola, também de cabeça.
Estas 3 vitórias consecutivas, 2 delas "arrancadas a ferros", vão capitalizar animicamente esta jovem equipa que tem revelado melhorias acentuadas, mas que continua a defender mal. A chegada dos 2 holandeses de lesões, poderá garantir maior experiencia quer ao eixo central da defesa, e o próprio Schaars, um jogador competitivo que garantirá maior consistência ao miolo, com o jovem "todo o terreno" Eric Dier a recuar para o eixo da defesa. Gostei hoje de André Martins que não sabe jogar mal.
Méritos também para Jesualdo que acertou nas substituições. Será um crime lesa-pátria se se prescindir do know-how do prof. Jesualdo. É o homem certo no lugar certo, e justamente a potenciar e mesclar jovens da melhor fábrica do futebol português, com outras unidades mais maduras!

1 comentário:

Anónimo disse...

bruma vai ser a nossa proxima pérola se jesualdo la ficar.bom blogue.
AMORSPORTING.BLOGSPOT.COM