quinta-feira, 5 de maio de 2011

Carrillo já está...e o resto?


André Carrilo, atacante peruano que chega hoje a Lisboa para assinar pelo Sporting, afirmou em entrevista ao programa televisivo "Partido Aparte", do seu país que gostava de jogar pelos flancos, contando para isso com a ajuda daqueles que formaram Figo e Ronaldo. O jogador já tinha manifestado que tinha sido precisamente esse aspecto que pesou na sua decisão pelo Sporting, o que prova o reconhecimento que (ainda) temos lá fora, pela excelência da nossa formação.

Depois de ver os vídeos que circulam no youtube, confesso que fiquei com grandes esperanças nesta contratação, mas mostrava-me apreensivo ao ver que ele jogava preferencialmente como 10 ou segundo avançado, o que iria certamente dificultar a sua afirmação no Sporting, não só pela boa forma de Matias, mas principalmente pela adaptação ao futebol europeu. Tal como tinha visto antes no Yannick vejo também neste jogador muito mais qualidades para se afirmar como extremo do que numa posição mais central, e se o próprio está disposto a trabalhar para isso, melhor ainda.

A par da defesa para a qual já há alguns reforços interessantes referenciados, as alas são o sector que mais me preocupa, e embora apoie a aposta em Carrillo, este pela sua juventude (19 anos) não oferece qualquer garantia de que vá vingar já na primeira época, pelo que é essencial trazer um jogador de créditos firmados para o lado esquerdo, assumindo que poderemos contar com Izmailov do lado direito. Zahavi pode até vir a ser esse jogador, mas tal como Carrillo, não é garantia de sucesso a curto prazo.

Para além destes há ainda o centro do meio-campo, se Pedro Mendes + André Santos + Matias são uma primeira linha de confiança, na segunda linha apenas temos Valdés como substituto capaz, pois nem Maniche nem Zapater demonstraram categoria para integrar um (novo) Sporting que se quer forte.
No ataque a história repete-se, Postiga e Saleiro, embora com algumas qualidades não apresentam o rendimento necessário para o essencial da sua função: marcar golos! E por isso devem sair ambos. Aqui, contudo, uma vez mais as opções até agora apontadas, não dão garantias que vão apontar, pelo menos, 15 golos por época, que será o mínimo exigível ao principal ponta-de-lança do Sporting. Vejo qualidades em Bobô e Jô que me fazem acreditar que podem ter sucesso em Portugal, mas os seus números estatísticos não entusiasmam por aí além.

Dito isto, com um bom treinador e alguma sorte na afirmação dos reforços, poderemos ter finalmente uma equipa capaz de lutar pelo título. No entanto todas estas contratações têm um nível de risco que é preciso considerar, e nos últimos tempos a lei que mais se tem aplicado em Alvalade é a tão conhecida "se alguma coisa pode correr mal, corre. E correrá mal da pior maneira possível, e causando o maior dano possível".

Até agora, devo admitir, que a nova direcção tem agido bem, quando comparada com a anterior que começou por anunciar o novo treinador ainda com a época em curso. O não anúnico de reforços até 15 de Maio (Carrillo foi a excepção, mas havia uma corrida para ganhar), para não desestabilizar, também me parece uma boa decisão, desde que estes estejam mesmo pré-acordados (conforme foi dito em campanha), e não corram o risco de os ver assinar por outros clubes até lá. Resta apenas ver como vão agir depois de 15 de Maio, e se vão preparar a nova época a tempo e horas, e não vamos andar até Setembro à espera de um "pinheiro".

CR

2 comentários:

João Pereira disse...

Já está um grande jogador garantido para a próxima época.Espero que o próximo seja Wendt...

Anónimo disse...

Excelente texto!
Que venha agora o Oscar Wendt para termos uma lateral esquerda de qualidade.