terça-feira, 15 de março de 2011

Augusto Inácio fala de Duque/Freitas em entrevista ao Record


Estive agora a ver os videos da entrevista de Augusto Inácio ao Record, e não pude deixar de publicar esta parte em que Augusto Inácio fala do trabalho da dupla Carlos Freitas / Luís Duque. Pare que o papel deles na conquista do título não foi afinal assim tão preponderante, será a desmistificação do mito associado a Luís Duque? Eu próprio acreditava nesse mito, pois já não me lembrava que Duque e Freitas tinham entrado apenas em Dezembro. Embora não retirando o mérito na abordagem que tiveram ao mercado nesse inverno, é inacreditável quando Inácio diz que chega para trabalhar no ano seguinte e é confrontado com 8 ou 9 novos jogadores adquiridos sem ele nunca ter sido consultado sobre o assunto, e a única justificação que lhe deram foi que depois em Dezembro os jogadores que ele não quisesse eram desapachados. E seguindo esta "gestão" acabaram por ser adquiridos à volta de 60 jogadores (gastos quase 70 milhões de euros), dos quais apenas Deivid teve retorno financeiro.
Acho que faria bem a muitos dos sócios que ainda pensam votar em Godinho Lopes só por causa de Luís Duque ver esta entrevista.

                             

Podem ver as restantes partes da entrevista aqui.


CR

1 comentário:

Anónimo disse...


Mas: Ver "A grande entrevista de Augusto Inácio" ao Record,
Terça-Feira, 16 maio de 2000 (ou seja, no ano do título -- e diz que a maior aquisição para o Sporting foi o Dr. Luís Duque):

Os reforços de Dezembro, acabaram por trazer mais-valias que se revelariam importantes no "sprint" final do campeonato. Mas Augusto Inácio, inicialmente, pareceu não estar em sintonia com essas vindas.

Sim ou não?

"Não é verdade! Nunca fiquei céptico. No entanto, a grande aquisição que o Sporting fez, independentemente de qualquer jogador que fosse contratado - e não o digo para ser simpático já que quem me conhece sabe muito bem que sou uma pessoa frontal - foi a vinda do dr. Luís Duque. É um homem de visão larga, de grande dinâmica, que soube construir uma excelente equipa à sua volta, a começar pelo Departamento de Futebol, com Manolo Vidal e José Manuel Torcato - excelentes. Da nova Administração tive sempre um grande apoio- desde o dr. Ribeiro Teles ao dr. Horta e Costa - sem deixar de citar a cooperação contínua do dr. José Roquete.

Julgo que o dr. Luís Duque teve artes de criar uma excelente equipa para que a equipa técnica pudesse, por sua vez, desenvolver o seu trabalho de forma tranquila, explanar as suas ideias, sem qualquer tipo de pressão. Isso, parecendo que não, deu ao grupo uma grande tranquilidade, uma perfeita comunhão de objectivos. Além disso, todos estiveram sempre junto dos jogadores nos bons e nos momentos menos bons - também não foram assim tantos -, qualquer problema era resolvido, a bem dizer, no imediato, porque estavam sempre juntos. O jogador gosta deste acompanhamento, deste carinho, e tudo isto foi dado por esta administração."