História do Sporting

O Sporting Clube de Portugal tem as suas origens na fundação do Belas Football Clube em 1902 por iniciativa de dois irmãos, Francisco e José Maria Simões. Dois anos depois, tendo o Belas Football Clube realizado um único jogo de futebol contra o Sport Lisboa, alguns dos seus sócios Fundadores criaram o Campo Grande Football Clube. Apesar do nome, esta associação dedicava-se especialmente a festas, bailes e piqueniques, o que gerou alguns conflitos com alguns membros que entendiam que a prática desportiva deveria ser a sua principal vocação. Em 13 de Abril de 1906, durante uma Assembleia Geral, as opiniões divergentes quanto ao objectivo da instituição levaram à saída de 5 membros. Um deles, José Alvalade manifestou imediatamente a intenção de formar um novo clube recorrendo à ajuda financeira do seu avô, o Visconde de Alvalade, Dr. Alfredo Augusto Neves Coelho de Alvalade Holtreman.
O Visconde de Alvalade tutelou a criação do novo clube e disponibilizou os terrenos para o campo de jogos na sua própria quinta onde os animais entravam constantemente na baliza.


" Queremos que este clube seja grande,tão grande quanto os grandes da Europa " José de Alvalade


Fundação
Ora que abarcava as actuais zonas do Lumiar, Campo Grande e Alvalade, em Lisboa. Os dez sócios fundadores foram José Alvalade, José Maria Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Fernando Soares Cardoso Barbosa, José Stromp, Henrique Almeida, Leite Júnior, João H. Scarlett, Francisco Quintela Mendonça e Alfredo Botelho. Realizaram a primeira Assembleia Geral em 8 de Maio de 1906 com o objectivo de eleger a direcção. Foi então eleito o Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman como Presidente da Direcção, sendo-lhe conferido o título de "sócio-protector" em virtude de todo o apoio prestado à criação do novo clube. Nesta reunião, Holtreman afirmou que pretendia que o clube, na ocasião ainda sem nome definido, fosse "um grande clube, tão grande como os maiores da Europa". A primeira direcção, que se manteria em funções até 1910, era ainda constituída por José Holtreman Roquete, como vice-presidente e pelos primeiro e segundo secretários, respectivamente Frederico Seguro Ferreira e Henrique Leite. A 26 de Maio foi adoptado o nome Campo Grande Sporting Clube mas, a 1 de Julho, por sugestão de António Félix da Costa Júnior, a Assembleia Geral aprovou a alteração definitiva para Sporting Clube de Portugal. Esta foi uma data marcante uma vez que, em Julho de 1920, por proposta de Nuno Soares Júnior, a Assembleia Geral adoptou a data de 1 de Julho de 1906 como a da fundação oficial do Sporting. Em contraste com outros clubes rivais, os sportinguistas defendem que a forma de contabilizar a idade do clube é a mais correcta, uma vez que não se recorre à fundação de entidades anteriores que lhe deram origem nem contabilizando períodos de inactividade, mais ou menos longos, para justificar a sua ancestralidade.


Estreias
Em 3 de Fevereiro de 1907, realizou-se o primeiro jogo oficial de futebol do clube leonino, tendo o Sporting perdido por 5-1 no jogo contra o Cruz Negra. No dia 1 de Dezembro desse mesmo ano realizou-se o primeiro derby com a vitória do Sporting por 3-2 na partida contra o eterno rival lisboeta, o Sport Lisboa e Benfica, que na ocasião ainda era designado por Sport Lisboa. O primeiro campo e a primeira sede foram inaugurados, no Sítio das Mouras, a 4 de Julho de 1907, sendo as suas instalações consideradas as melhores do país naquela época. Em 1907-1908, o Sporting sagrou-se vice-campeão regional de futebol. Foi nesta competição, em 25 de Outubro de 1908, que o Sporting perdeu pela primeira vez com o Benfica por 0-2. Esse jogo foi ainda marcado por outra estreia: o equipamento bipartido de verde e branco com calções brancos, que só vieram a ser substituídos pelos actuais pretos em 1915.


Primeiras décadas
Em 1910, ano em que José Alvalade assumiu a presidência, o Sporting destacou-se no Ténis por equipas e conquistou os títulos nacionais de salto à vara, lançamento do peso e salto em comprimento. No ciclismo, o atleta sportinguista Laranjeira Guerra venceu em 1912 o percurso Lisboa-Porto. Também em 1912, o Sporting venceu o primeiro da longa série de Campeonatos Nacionais de Corta-Mato e António Stromp fez excelentes provas nos Jogos Olímpicos de Estocolmo tornando-se o primeiro atleta olímpico sportinguista. Este foi o início do percurso que tornaria o Sporting a maior potência olímpica do país, tanto em número de representantes como de medalhas conquistadas. Naqueles anos, o clube foi campeão nunca vencido numa modalidade muito em voga na época, a luta de tracção à corda. No futebol, o clube vence o Campeonato de Lisboa de Futebol, na quarta categoria, em 1912, 1913 e 1914. Em 1915 vence o mesmo campeonato já na categoria de Honra bem como a Taça de Honra, batendo o Benfica por 3-1. No ano seguinte repete o feito, ganhando novamente as duas competições. Nesta equipa leonina jogava um dos primeiros símbolos do clube, Jorge Vieira, atleta várias vezes campeão e agraciado com diversas medalhas nacionais e internacionais. O Sporting viria a ganhar 19 Campeonatos de Lisboa, seis deles consecutivos, até à extinção da prova em 1947.
Em 1922, o Sporting conquistou mais um Campeonato de Lisboa de Futebol e foi finalista vencido do primeiro Campeonato de Portugal. No entanto, no ano seguinte viria a conquistar as duas provas, obtendo o primeiro título de Campeão de Portugal numa final frente à Académica de Coimbra, em Faro, no dia 24 de Junho de 1923, jogo que venceu por 3-0. Foi também naquele ano que as secções de natação, pólo aquáticorâguebi iniciaram então a actividade. Em 1928, na sua primeira digressão ao Brasil, a equipa de futebol do Sporting estreou as novas camisolas com listas horizontais verdes e brancas. Esta mudança ocorreu na partida frente ao Fluminense Football Club no Estádio de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, a 15 de Julho de 1928. A escolha das novas camisolas foi completamente casual, ficando a dever-se ao facto de os equipamentos às listas usados pela equipa de râguebi serem mais frescos e estarem em melhor estado do que os do futebol. Já em Portugal, em Outubro de 1928, num jogo vitorioso frente ao Benfica, disputado sob intensa chuva, a equipa utilizou o equipamento listado que se manteve em uso daí para a frente.


A partir de 1940
As míticas camisolas listadas de verde e branco serviram para ganhar, na década de 1940 e 1950, 10 títulos de Campeão Nacional de Futebol e 5 Taças de Portugal.
José Travassos, em 1955, é o primeiro jogador português de Futebol a envergar a camisola da Selecção da Europa, frente à Grã-Bretanha, em Belfast, ficando célebre a sua alcunha de "Zé da Europa".
A 10 de Julho de 1956 é inaugurado o Estádio José Alvalade, ao Campo Grande, demolido aquando da construção do novo complexo Alvalade XXI, primeiro parcialmente, albergando ainda as várias modalidades, depois por completo. Esses terrenos adjacentes ao novo estádio são hoje utilizados como parque de estacionamento em dias de jogos ou outros grandes eventos.
Em 1957 e 1958, Manuel Faria vence a famosa Corrida de São Silvestre, de São Paulo.
Em 1960 o clube é declarado Instituição de Utilidade Pública, pelo Estado Português.


Desde 1960
Desde 1960, o título de Futebol mais significativo conquistado foi a Taça dos Vencedores de Taças, conquistada ao clube húngaro MTK Budapest (3-3 e 1-0). No jogo decisivo, o Sporting faz o golo solitário através de canto directo, o célebre e eterno "cantinho do Morais". A caminho da final, o Sporting venceu por 5-0 o Manchester United, depois de uma derrota por 4-1 na primeira mão, e obteve um recorde que ainda hoje perdura de 16-1 frente ao Apoel Nicosia, do Chipre, como resultado mais avultado numa competição europeia.
No Futebol venceu também 18 Campeonatos Nacionais, o último em 2001-2002, e 15 Taças de Portugal, sendo a última em 2007-2008 com uma vitória de 2-0 contra o Futebol Clube do Porto após prolongamento. Conquistou pela última vez a Supertaça Cândido de Oliveira também na época 2007-2008, vencendo a equipa do Futebol Clube do Porto por 2-0, em jogo realizado no Estádio do Algarve.
No Hóquei em Patins o Sporting foi a melhor equipa do mundo entre finais dos anos 1970 e início dos anos 1980 com uma Taça dos Campeões Europeus (1977), três Taças das Taças (1981, 1985 e 1991) e uma Taça CERS (1984).


Héctor "Chirola" Yazalde
O primeiro empréstimo de sempre de um jogador de Futebol foi o argentino Hector Yazalde, cedido pelo FC Barcelona, que ainda hoje detém o recorde de golos marcados no campeonato português, 46 tentos em 30 jornadas. Yazalde estabeleceu também um novo recorde europeu de golos a 19 de Maio de 1974, sagrando-se naturalmente Bota de Ouro europeu, batendo a marca do húngaro Skoblar. O recorde ainda não foi ultrapassado. Como prémio recebeu um automóvel, um Toyota, que vendeu, dividindo o dinheiro pelos companheiros de equipa.
Carlos Lopes, do Sporting Clube de Portugal, foi o primeiro atleta português a ganhar uma medalha de ouroJogos Olímpicos de Los Angeles, ganhando também uma de Prata nos Jogos Olímpicos de Montreal, sendo a de Ouro na Maratona.
O Ténis de Mesa Sportinguista é dono de um recorde impressionante de vitórias em 11 Campeonatos Nacionais consecutivos, entre 1984-85 e 1994-95.
No Ciclismo foi do Sporting Clube de Portugal o maior ciclista português de todos os tempos: Joaquim Agostinho, o qual obteve o 3º lugar na Volta à França em Bicicleta por três vezes.
Em Atletismo o clube possui um palmarés verdadeiramente excepcional, do qual fazem parte 215 títulos Nacionais e 89 Internacionais! A maior potência de Portugal e uma das maiores da Europa e do Mundo
No Futsal o clube conquistou 7 Campeonatos Nacionais, sendo o clube com mais vitórias e conquistou 2 Taças de Portugal.
No Andebol, o Sporting Clube de Portugal pelo seu palmarés, é a maior potência do Andebol português. Conquistou 19 Campeonatos Nacionais, 12 Taças de Portugal, 2 Supertaças de Portugal e 1 Taça Challenge, tornando-se na primeira equipa portuguesa a conquistar um título europeu.
Em Bilhar o clube tem o maior bilharista português de sempre: Jorge Theriaga.
Estes dados confirmam a variedade e a qualidade desportiva do Sporting Clube de Portugal, e dignificam os seus préstimos em prol do Desporto em Portugal, na Europa e no Mundo.


Actualidade
Actualmente a equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal joga no novo Estádio José Alvalade XXI, com a sua exuberante e colorida fachada, rica em amarelos, verdes e brancos, as cores presentes no seu símbolo é um dos mais modernos estádios do Mundo. 
Foi inaugurado a 6 de Agosto de 2003, inauguração esta apadrinhada pelo clube inglês Manchester United, jogo que ficou 3-1, com a vitória do Sporting C.P. Este estádio conta com 50.076 lugares todos sentados e cobertos, onde também foi jogado o Euro 2004, e a final da Taça UEFA que teve o Sporting Clube de Portugal como finalista na temporada 2004/2005.
Conta ainda com a Academia Sporting/Puma (nome do patrocinador) em Alcochete , utilizada durante esse campeonato como centro de estágio e preparação da Selecção Portuguesa de Futebol. A Academia Sporting é a primeira e única na Europa a receber o certificado de qualidade (ISO) que é atribuído pela Empresa Internacional de Certificação. 
A Academia considerada a melhor do Mundo é o resultado do esforço na aposta na formação de jovens. O Sporting conta com a melhor escola de talentos europeia e uma das melhores do mundo, na actualidade. Novos talentos despontam todos os anos, desde Luís Figo, Quaresma, Nani até Cristiano Ronaldo.
A formação ao longo dos anos tem sido a prioridade e hoje o clube espera grandes feitos dos jovens que hoje entram na equipa principal.
Outro ponto de grande importância no Sporting é a sua massa adepta e associativa