sábado, 18 de outubro de 2014

Leão dá lição

Porto vs Sporting (LUSA)

Mais de sete anos depois o nosso Sporting voltou a ganhar no recinto do Porto. Neste sábado acabámos com o estado de graça deste Porto e seu treinador e pusemos portistas a assobiar a sua própria equipa. Acho que qualquer sportinguista que se preze se deve sentir como eu, nas nuvens, porque hoje tudo foi perfeito: entrada em grande no jogo, domínio quase total das investidas adversárias, auto golo a vingar Naby Sarr, Nani e dar show, William Carvalho de volta, finalmente uma dupla de centrais em que podemos confiar, o guarda redes que podemos endeusar, um penalty defendido que soube melhor por ter sido procedido de fora de jogo, Lopetegui nervosíssimo a fazer 2 substituições ao intervalo, Lopetegui a reclamar com o árbitro, os portistas a assobiar a equipa no seu próprio estádio,  arbitragem positiva até, Pinto da Costa boquiaberto, 7 portugueses de inicio contra 0 do outro lado, enfim... Deu para ter inveja dos sportinguistas que foram ao Dragão.
A nossa equipa foi o que é, uma equipa. O Sporting foi mais constante, pressionou mais e melhor, e não deu tantas "ofertas" ao adversário. O Porto foi um zero colectivamente, sempre á espera que um fabuloso avançado chamado Jackson fizesse algo. Sem ligação entre sectores, nem no próprio sector. Zero com bola e pouco mais sem bola. Lopetegui sempre nervoso decidiu fazer a mesma aposta do outro clássico com duas substituições ao intervalo mas deu-se mal porque o futebol é isto, nunca nada é igual de jogo para jogo.
Ganhou a melhor equipa, ponto final. Ah e queria dedicar esta vitória a Godinho Lopes.

Nani - Um festival de Nani. Aquele remate ao poste, aos 40 segundos, sinalizou a vontade que tinha de fazer um grande jogo no Dragão. Fez mesmo. Assumiu o jogo, foi buscar a bola lá atrás, fez belos passes e marcou um grande golo.

Rui Patrício - Não teve hipóteses no golo sofrido, em tudo o resto esteve perfeito, confirmando atravessar grande momento de forma. Até defendeu uma grande penalidade, algo que se mostrou crucial para o desenrolar do segundo tempo em que numa estirada fantástica também nega o golo a Marcano. Decisivo.

William Carvalho - Enorme. Sempre bem acompanhado por Adrien foi ele que fez pender a balança a nosso favor no meio campo. Incrível a qualidade com bola, sempre naquele estilo vagaroso que acaba sempre por descobrir a melhor opção. A par de Nani é o cérebro que guia a equipa, sem pressa, sem ânsia, esperando sempre pelo melhor.

Paulo Oliveira/Maurício - Fizeram dupla pela 1.ª vez e funcionou. Tiveram igualmente muitas dificuldades com Jackson mas nos duelos individuais levaram quase sempre a melhor.

Cédric Soares - Aguerrido não comprometeu defensivamente e esteve sempre ativo no seu corredor o que permitiu que estivéssemos muitas vezes em superioridade na ala.

Diego Capel - Concerteza a única unidade menos neste encontro. Teve a oportunidade de Marco Silva (na minha opinião o lugar teria sido de Héldon) mas não justificou, travando muitas vezes as jogadas e não cruzando nas melhores condições. Valeu pelas faltas que conquistou.

Sem comentários: