segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Análise Champions: Maribor


O Sporting integra o grupo G da Liga dos Campeões e vai medir forças com o Chelsea de José Mourinho, o Schalke 04 e o Maribor, da Eslovénia, tudo adversários que nunca defrontámos. Nunca defrontámos o Maribor mas também nunca medimos forças com equipas eslovenas. Analisando o registo de confrontos entre lusos e este adversário há apenas dois jogos, com o SC Braga, na Liga Europa 2011/12: 1x1 na Eslovénia, 5x1 no minho com triunfo português.
O caminho do Sporting vai começar logo a ficar definido no jogo em casa do Maribor. Se não ganharmos, o terceiro lugar será o melhor que vamos conseguir na certa. Não estou a desvalorizar o adversário, mas creio que o Maribor vai perder todos os jogos fora e se conseguir pontuar em casa esse resultado será o castigo pelo insucesso de um dos três adversários. Esta equipa do Maribor ao contrário do que muitos falam tem alguma qualidade. Já vi alguns jogos da equipa do Maribor e creio que apesar de na defesa ser uma equipa débil, no ataque apresenta uma qualidade aceitável. Podia destacar vários nomes, mas fico-me com o avançado Marco Tavares, um jogador com anos de clube, que vem sempre marcando mais de uma dezena de golos a cada época pelo clube da Eslovénia. Ainda a destacar há Welle N'Diaye, médio centro ao estilo de William Carvalho que pode trazer dificuldades á dupla Adrien/André Martins, e o nº10 criativo da equipa o macedónio Ibraimi.
Sendo claramente inferior a todos os outros adversários, o destino dos eslovenos deverá passar pelo afastamento das provas europeias. Ainda assim poderão ter (e terão quase de certeza) um papel importante na definição da classificação final do grupo. A jogar em casa estas equipas superam-se e tornam-se adversários complicados de bater, pelo que quem não tiver a competência suficiente para levar de vencida o Maribor na Eslovénia poderá dar um passo em falso nas suas ambições. Para o Sporting é extremamente importante vencer os dois jogos contra os eslovenos e depois, quem sabe, esperar que os alemães do Schalke 04 saiam de lá menos candidatos do que aquilo que à partida são.

Sem comentários: