sábado, 2 de agosto de 2014

Orquestra afinada em noite de Violinos

Sporting-Lazio

O nosso Sporting voltou a conquistar o Troféu Cinco Violinos, vencendo por 4-2 no desempate por grandes penalidades depois de uma igualdade (2-2) com a Lazio, nesta sexta-feira passada. Um jogo de apresentação aos sócios e adeptos, no qual Marco Silva apresentou um onze inicial sem reforços. 
Dominá-mos a partida quase por completo, primeiros 30 minutos com um futebol de muita qualidade, mas a Lazio nos descontos das duas partes aproveitou 2 erros defensivos para marcar e adiou a decisão do troféu para as grandes penalidades. Patrício, que praticamente não foi chamado a intervir durante os 90 minutos, nessa fase defendeu por duas vezes e colocou alguma justiça no resultado.
Ainda não estavam decorridos cinco minutos quando a nossa equipa marcou; Montero quis rematar do lado esquerdo mas, graças a um desvio, a bola foi parar a André Martins, que inaugurou o marcador. Perto do quarto de hora Carrillo recuperou a bola dentro da área italiana mas, isolado, atirou ao lado. Foi esta a toada da primeira parte, com os "leões" a serem rápidos a recuperar a bola, e em zonas avançadas, mas na altura de trocar a bola e atacar eram mais lentos, acusando natural falta de ritmo e demonstrando algumas falhas nos passes. Havia domínio caseiro e a Lazio, desfalcada e a defender muito, praticamente não atacou até aos 40 minutos. Rui Patrício era um espectador até que, primeiro, Pereirinha esteve perto do golo, e depois viu Mauri encostar para o empate, a segundos dos 45', num ressalto de um desvio para o poste.
A segunda parte também começou praticamente com um golo do Sporting: o guarda-redes Marchetti quis inventar em frente a André Martins, ficou sem a bola, cometeu falta sobre o médio dentro da sua área e Adrien converteu com sucesso a grande penalidade. Depois vieram as substituições - Marco Silva realizou quatro ao mesmo tempo - e alguma confusão em determinados períodos; destacaram-se pela positiva Rosell, Slavchev e João Mário, no meio-campo. Do lado italiano houve tentativa de Anderson, por cima, e respostas de Jefferson e Tanaka perto do final. Se o segundo tempo começou como o primeiro, com golo do Sporting, também acabou como a primeira etapa, com golo da Lazio: ataque rápido e Tounkara fechou o marcador já nos descontos. Como estava um troféu em disputa, seguiram-se as grandes penalidades. Keita e Tounkara permitiram a defesa a Rui Patrício, foram os únicos jogadores que falharam e por isso o nosso Sporting ficou com o troféu em casa.
Destaques:
André Martins - Aí vão quatro golos nesta pré-temporada. Esta noite abriu o marcador e passou a destacar-se como o melhor marcador na era de Marco Silva. Está sempre em jogo, progride no relvado com rápidas combinações e desmarcações, e consegue infiltrar-se facilmente entre os defesas contrários e surgir em zonas de finalização, como aconteceu aos três minutos de jogo, a passe de Montero, quando apareceu solto para atirar para as redes de Marchetti.
Adrien Silva - Enquanto a intensidade do médio (apesar de ter exagerado no nº de faltas) esteve presente, o Sporting esteve sempre a equipa mais alta, circulou melhor a bola e dominou a Lazio.
Rojo - O lateral do vice-campeão do Mundo voltou a ser central com o mesmo brio com que se tinha destacado como uma das figuras do Brasil. É quase sempre o primeiro a atacar a bola, deixando o companheiro brasileiro para as segundas bolas. Com a bola nos pés também decide quase sempre bem, disparando para a frente quando está pressionado, mas saindo a jogar quando se sente à vontade para isso.
Rui Patrício - Decisivo no desempate por grandes penalidades com defesas aos pontapés de Tounkara e Keita.

Sem comentários: