quinta-feira, 24 de julho de 2014

Preparando a nova época - Pontas-de-lança


Que grande dor de cabeça que esta posição deu durante anos aos sportinguistas, especialmente após a saída de Liedson. E, na tentativa de encontrar um sucessor à altura do luso-brasileiro, acabaram por passar pelo clube inúmeros avançados, tais como: Hélder Postiga, Sinama-Pongolle, Carlos Saleiro, Bojinov, Ribas, Rubio, Ricky van Wolfswinkel, Viola. 75% deles sem sucesso. 
Até que Bruno de Carvalho acertou em cheio. Foi buscar 2 pontas-de-lança aos sítios mais aleatórios (Estados Unidos e Argélia), o que resultou numa vastidão de ambiguidades, mas que provaram ser a escolha certa para um clube necessitado em finalizadores, ficando esse problema agravado com a venda de Wolfswinkel para o Norwich. Montero e Slimani vieram sob incertezas e trouxeram certezas à frente de ataque do Sporting. 
O primeiro, que começou a temporada a titular, veio do Seattle Sounders, da MLS, por empréstimo, sendo que a meio da época ficou a título definitivo, a troco de 2,5 milhões de euros. Teve um início de época notável marcando 13 golos (1 hattrick) nas primeiras 12 jornadas, registo que não se viria a estender mais. Muito tecnicista, Fredy Montero peca pelo seu físico (faz lembrar o "levezinho"), mas nem isso o impediu de ser bem sucedido em Portugal. Para além de ser bom com os pés, el avioncito também joga bem de costas para a baliza, recuando e trocando bem o esférico cá atrás. Infelizmente, e talvez devido ao trabalho "non-stop" do colombiano (relembro que não teve férias, já que veio a meio da temporada na liga americana), o seu rendimento baixou de forma notória, visto que apenas marcou mais 2 golos (ambos anulados, e mal) e chegou a perder a titularidade.
Titularidade essa que foi para Islam Slimani. Outro desconhecido na Europa, Slimani trocou o Belouizdad pelo Sporting, saindo pela primeira vez do seu país. A sua transferência não teve custos, pelo que os leões poderão lucrar e muito com o argelino. Começando a sua época de estreia no banco, o número 9 foi agarrando as poucas oportunidades que ia tendo, no final dos jogos, como suplente utilizado. E, assim que marcou o seu primeiro tento frente ao Alba, os golos começaram a surgir "como ketchup". Foi marcando e resolvendo encontros, até que ganhou (merecidamente, a meu ver) a titularidade. Ao contrário de Montero, Sli foi mais constante, acabando por marcar, ao todo, 10 golos (taça incluída).
A estes dois, acrescentamos mais um ponta: o reforço Junya Tanaka. No anterior "Preparando a nova época" no qual falei sobre os nossos extremos, critiquei esta contratação, pensando que o japonês iria jogar nas alas. Mas, após os primeiros jogos de preparação, reparei que a sua compra deveu-se para reforçar o centro de ataque. Ainda assim, a minha opinião mantém-se. Gastar dinheiro num avançado sem margem de progressão, sem experiência europeia e sem quilate suficiente para ser titular é algo descabido. Gastar por gastar, antes fosse num "9" com estes atributos, sendo que também temos qualidade tenra nos B's (Betinho, Cissè ou mesmo Rubio). Espero piamente que esteja enganado (e começam a haver indícios que sim, depois do hattrick do ex-Kashiwa Reysol ao Achilles) e desejo tudo de bom ao nosso novo número 19, mas vamos esperar para ver.
Contudo, estou curioso para ver quem deve ser o escolhido para ser o "9" titular neste novo Sporting. Será que Slimani se mantém? Será que Marco Silva volta a apostar em Montero? Ou será que surpreende colocando Tanaka? Se fosse eu o treinador, e isto contando que o Islam não sai (tem vários clubes interessados, mas confio na nossa direção para o manter), mantinha o argelino, usando Montero ocasionalmente. Quanto a Tanaka, talvez tivesse a sua oportunidade num ou outro jogo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tanaka vai ser mais importante no plantel do que pensam

Anónimo disse...

Cada cabeça, cada sentença... mas o Montero não vale um caracol furado!... Prometeu muito, marcou uns golos quando chegou e depois eclipsou-se até agora... Além de cair sistemáticamente em fora de jogo e fazer inúmeras faltas desnecessárias... Parece o Postiga, porra!!!