terça-feira, 6 de maio de 2014

Barbeiro do Leão #4


Com Juba: Eric Dier
O jogo contra o Nacional foi tudo menos emocionante. A exibição da nossa equipa não foi muito famosa e poucos foram os jogadores que se destacaram, mas o central Eric Dier foi um deles. Juntamente com outros jogadores com prestações positivas (tais como Rui Patrício, Diego Capel, Cédric Soares ou mesmo André Martins), Dier foi, na nossa opinião, o que melhor jogou.
Titular devido à suspensão de Marcos Rojo, que levou cartão vermelho no jogo contra o Belenenses, o inglês não podia ter correspondido melhor: tendo 191 cm, esteve excelente no jogo aéreo, tanto defensiva como ofensivamente, fazendo não só cortes essenciais na área sportinguista como remates perigosos na área adversária; possivelmente por ter bases a lateral-direito e a médio, esteve também muito bom ao sair a jogar, fazendo algumas investidas no corredor central.
Após uma época em que, quase sempre, foi titular (maioritariamente a meio-campo) aceitou com conformidade a decisão de Jardim de o colocar como 2ª opção e, quando chamado a prestar serviço, não desilude (exceptuando a exibição frente ao Benfica em que esteve menos bem, mas na qual jogou a trinco).

Sem juba: Leonardo Jardim

Ambas as equipas tinham os objetivos garantidos e, sem possibilidades de subir ou descer na tabela, jogava-se apenas para cumprir calendário. Avizinhava-se, então, um jogo sem história. E foi exatamente o que aconteceu: um jogo frouxo por ambas as partes que, sem grandes ambições, não foram além de um empate a uma bola.
Como já dissemos, o resultado deste jogo não tinha interesse algum, por isso, esta seria uma excelente oportunidade para Jardim dar minutos aos jogadores menos utilizados ou para ver jogar elementos da equipa B que não costumam ter tantas oportunidades. Exemplos de tais jogadores são: Marcelo Boeck - Guarda-redes com grande garra (já partiu várias vezes o vidro da bancada leonina pela emoção vivida durante os jogos) já demonstrou ter qualidade para jogar de verde e branco e mesmo assim não tem tido oportunidades para jogar. Compreensivelmente, tem sempre Patrício à sua frente, mas desta vez podia muito bem ser ele o escolhido (até para não o deixar fora de forma); Shikabala - O egípcio foi contratado, a custo zero, em janeiro e ainda não teve a sua oportunidade na equipa A. Com azar logo no primeiro jogo que fez com a equipa B (lesionou-se ao minuto 27) e fazendo apenas mais 4 jogos, achamos que esta seria uma grande chance de vermos o que é que o nosso número 7 realmente vale, mas nem na 2ª parte entrou; Wallyson Mallmann - Jovem jogador de apenas 20 anos foi a grande revelação da equipa B desta época e foi recompensado ao ser convocado para este jogo, onde poderia ter tido a possibilidade de impressionar o treinador e de, hipoteticamente, se juntar à equipa A permanentemente. Mas, assim como Shikabala, nem a titular, nem como suplente utilizado; Esgaio/Iuri Medeiros - Ambos têm enorme potencial. Versáteis, goleadores, tecnicistas, são provavelmente os melhores jogadores da nossa equipa B, neste momento. Juntos, já marcaram 25 golos esta época, mas continuam sem ter a "chance de ouro" que tiveram, por exemplo, Carlos Mané ou Bruma (a época passada). Para esta jornada, não foram se quer convocados.
Assim, atribuímos as culpas ao nosso treinador (que tem feito um excelente trabalho, diga-se) por não dar as merecidas oportunidades àqueles com menos minutos de jogo. Porém, ainda há um jogo contra o Estoril em que Leonardo Jardim poderá realizar essas mudanças.

Sem comentários: