domingo, 11 de maio de 2014

Até para o ano!


Não foi da melhor forma que o nosso Sporting se despediu da época 2013/14 da 1.ª Liga. Com uma derrota caseira frente ao Estoril, por 1-0, um jogo típico de fim de temporada, e a equipa visitante a mostrar porque se apurou pelo segundo ano seguido para a Liga Europa.
O único golo da partida foi marcado muito cedo, logo aos 5 minutos, por Evandro, de grande penalidade, a castigar falta de Rojo sobre Bruno Lopes. O Sporting partiu em busca da igualdade e ainda na primeira parte desperdiçou uma ocasião soberana: Adrien, aos 18 minutos, falhou a concretização de outro penálti. O Estoril aguentou bem a pressão da equipa da casa e chegou ao intervalo em vantagem. Na segunda parte, intensificou-se a pressão da formação de Leonardo Jardim, que apostou tudo no ataque. Mas a falta de eficácia dos avançados e a disciplina tática da equipa de Marco Silva impediu que o marcador se alterasse. De nada valeram as investidas dos extremos.
A derrota não apaga a excelente época realizada pelo Sporting, muito acima das expetativas iniciais; antes comprova que no Estoril trabalha-se igualmente muito bem sob a batuta do treinador da moda.
Destaques:
Rojo - Num dos piores jogos da época, sobressaiu-se um dos melhores do ano. Fez um penalty é certo mas fez o que tinha a fazer perante um irrequieto Bruno Lopes. Foi ainda importante nas dobras aos companheiros e nos cortes por antecipação.
André Martins - Em tarde de pouca garra, o camisola 8 foi quem esteve mais inspirado. Sacou a grande penalidade que Adrien desperdiçaria, e pouco depois protagonizou o remate que mais exigiu de Vagner.
Diego Capel - O elemento ofensivo mais dinâmico e que viu a maioria dos seus cruzamentos ser mal aproveitados. Sempre de olhos na linha cumpriu o seu papel de flanqueador. Provavelmente o último jogo de leão ao peito.
Shikabala - Estreia no último encontro da época e a deixar água na boca para o futuro. Os adeptos entusiasmaram-se assim que foi chamado por Leonardo Jardim, e dedicaram-lhe uma forte ovação quando rendeu Capel. O egípcio mereceu depois aplausos numa bela jogada em que leva a bola da direita para o centro e noutros belos pormenores.
Carrillo - Um dos piores jogos de que há memória para o peruano. Evidenciou-se em dois momentos, mas pela negativa: primeiro com um «drible» que atirou a bola diretamente para fora, depois com um passe para Cédric também com força a mais. Na nossa opinião, é um elemento já descartável, quando nas fileiras temos ainda Iuri, Esgaio e Dramé.

Sem comentários: