sábado, 22 de fevereiro de 2014

Solução estava sentada


O nosso Sporting conquistou este sábado um suado triunfo em Vila do Conde, por 2-1, num jogo muito difícil frente a um Rio Ave combativo. Valeu-nos a pontaria de Leonardo Jardim, que acertou em cheio nas substituições que efetuou ao longo da partida: os dois golos partiram do banco.
A equipa da casa, como se esperava, dificultou em muito a tarefa do Sporting, que precisava de ganhar para não perder de vista os adversários diretos. O Rio Ave esteve bem, em especial na primeira parte, altura em que beneficiou das melhores ocasiões de golo. Tarantini e companhia conseguiram segurar o meio campo na 1ª parte. Leonardo Jardim percebeu que a equipa estava demasiado macia para o terreno de jogo e mexeu no onze. Deixou André Martins nos balneários e lançou Carlos Mané, que se está a tornar um caso sério em Alvalade. O Rio Ave fez o 1-0 numa altura em que já era o Sporting que estava por cima. Jefferson perdeu a bola em zona proibida e de forma infantil, Diego Lopes centrou e Maurício fez um autogolo fortuito.
Os nossos players reagiram com o plano B habitual: entrou Slimani. E foi o argelino a conseguir o empate, a centro de Jefferson, que se redimiu aos 70 minutos. O Sporting acreditou, pressionou em busca da vitória, e conseguiu os seus intentos com um belo remate de Carlos Mané, a outra “arma secreta” de Jardim.
Deste modo, o Sporting vence uma partida importante, continua no seu caminho pela melhor classificação possível e terá no próximo jogo um desafio complicado, mesmo que seja um Braga que não esta ao melhor nível e moralizado, sendo que sem Montero e Adrien a equipa terá novamente um teste muito duro mas poderá ser a oportunidade para outros jogadores darem o seu contributo.
Destaques:
Carlos Mané - Dois jogos, dois golos. Leonardo Jardim concedeu a titularidade ao jovem frente ao Olhanense e este respondeu com o tento solitário da partida. Em Vila do Conde, o técnico preferiu Wilson Eduardo, acabando por falhar essa aposta. Carlos Mané juntou-se a Slimani no plano B e seria ele a confirmar a reviravolta com um pontapé em rotação, de belo efeito. Agitou o nosso ataque.
Slimani - A velha arma secreta. Excelente cabeceamento a cruzamento de Jefferson, assinando o empate, e movimento inteligente no lance da reviravolta, deixando a bola passar para Carlos Mané. Tal como o português, importantíssimo nesta vitória.
Dier/Maurício - Foram estes os homens que deram o peito as balas e defenderam a baliza de todas as formas. O brasileiro esteve em grande ao tirar por duas vezes o golo certo ao Rio Ave. O inglês esteve muito melhor do que tem estado, mostrando-se concentrado e até aproveitou para sair a jogar.
William Carvalho -  Falhou mais passes que o normal, é certo, mas todo o sportinguista tem sempre grande confiança neste jovem. O "calma, está lá o William" é recorrente.
André Martins - Segunda vez consecutiva que o registo aqui como destaque negativo. Sei que o pequeno André foi importante em alguns jogos decisivos da época passada, mas isso não faz dele um imprescindível no nosso meio-campo, aliás neste momento ele faz tanta falta ao plantel como um frasco de sal no meio do oceano. O que eu quero dizer com isto é que ele não traz nada de relevante à dinâmica da equipa, perde bolas infantilmente e não tem capacidade de choque. Já não justifica a titularidade e penso que até Gerson Magrão pode oferecer mais.
Wilson Eduardo - Passou ao lado do jogo. Não teve capacidade para desiquilibrar no 1x1, não apareceu em zonas de finalização e não se esforçou defensivamente. Wilson seria muito mais útil como segundo avançado.

Sem comentários: