domingo, 12 de janeiro de 2014

Terceiro nulo


Previa-se um jogo complicado para um dos líderes da I Liga, perante um "europeu", e confirmou-se: o nosso Sporting jogou no terreno do Estoril, para fechar o programa deste sábado, e não foi além de um empate a zero.
Assistiu-se a uma primeira parte equilibrada e intensa. As oportunidades de golo não abundaram mas era visível a entrega dos jogadores e a qualidade das duas formações; com algum trabalho para Pedro Proença também, pelo meio. Não houve propriamente um domínio de qualquer uma das duas equipas e o jogo disputava-se sobretudo na zona do meio campo, contando com diversas faltas e um ou outro desentendimento. Mas podiam ter surgido golos: primeiro por Wilson Eduardo, que obrigou Vagner a uma boa defesa; e depois num remate de Tiago Gomes, para defesa complicada de Rui Patrício com a bola a tocar ainda na barra. Nulo ao intervalo.
Quem esperava um cenário diferente na segunda parte, enganou-se. Os médios e defesas continuavam a ter um papel mais ativo do que os avançados, em ambas as equipas. Exceções: remate de Carlitos, muito perto do poste, e resposta de Adrien, por cima. De resto, havia luta (e alguma confusão) e poucas jogadas de perigo. O Sporting ainda foi tentando assustar na área contrária, em alguns cruzamentos, mas Vagner não era realmente ameaçado. Já perto do final foi o Estoril a estar perto do golo, por Gerso; bela defesa de Rui Patrício. Rojo também tentou mas viu Vagner travar o seu remate. Dado que nesta partida, que ficou abaixo das expetativas, não houve superioridade clara de qualquer das equipas, o desfecho aceita-se. Tal como se aceita o 0-0, resultado de poucas oportunidades de golo.
Destaques:
William Carvalho - Um jogo extremamente difícil para o trinco perante a dinâmica do meio campo do Estoril. Acima de tudo na primeira parte, William Carvalho teve de jogar muitas vezes feio. Foi crescendo com o jogo, dominando o meio campo e empurrando o Sporting para a frente. Excelente segunda parte.
Wilson Eduardo - O maior agitador do ataque do Sporting, sobretudo na primeira parte. Criou nessa altura a melhor ocasião de golo, numa remate cruzxado que Vagner defendeu. Muito forte nas bolas divididas, deu profundidade ao ataque. Caiu na segunda parte até ser substituído, mas enquanto durou foi bom.
Rojo - Esteve em todo o lado na defesa parecia o Muro de Berlim a dividir os portistas de Rui Patrício. Impecável nas dobras, excelente na antecipação. O argentino está com grande confiança.
Rui Patrício - Conseguiu bater o seu recorde de jogos e minutos sem sofrer golos. Mais do que isso não permitiu outro resultado que não o nulo. Esteve sempre atento a todas as investidas do Estoril.

Sem comentários: