domingo, 15 de dezembro de 2013

Somar e seguir sem pressões


Reforçámos a liderança do campeonato ao vencer em casa o Belenenses por 3-0. Um triunfo tranquilo, como os números atestam, e que mostrou que os nossos jogadores não sentiram a pressão de comandarem isolados um campeonato.
Ainda assim, e apesar de a justiça da vitória ser inquestionável, a verdade é que o primeiro golo resultou de um erro grosseiro do árbitro Hugo Pacheco. Cédric, lançado pela esquerda, correu para a grande área contrária, sofreu um encosto de Filipe Ferreira e caiu ainda antes de entrar na zona da grande penalidade. A falta existe mas foi claramente fora da grande área. O árbitro não viu o lance assim e assinalou penálti, que Adrien converteu aos 28 minutos. De seguida livre direto de Jefferson para boa defesa de Matt Jones.
Se o Sporting tinha entrado tranquilo, mais ficou depois do golo. Sem grandes rasgos mas muito bem organizado, controlou as operações como quis. Numa jogada de envolvimento ficou por marcar uma grande penalidade sobre Fredy Montero, mas o ábitro quis compensar. O Belenenses, equipa lenta e sem ideias, nunca mostrou capacidades para pôr em sentido Rui Patrício e, assim, o jogo ficou resolvido cedo. Restava esperar pelo avolumar do resultado, que só aconteceu na segunda parte. O segundo golo, por André Martins, aos 53 minutos, valeu sobretudo pela soberba receção de bola de Carrillo em jogada de entendimento com Capel, sem dúvida o melhor momento do jogo. O peruano assistiu o português para um golo bem orquestrado. O 3-0 aconteceu já aos 85 minutos numa exemplar jogada de contra ataque: belo movimento de Slimani a deixar em André Martins, este lança a corrida de Wilson Eduardo e o velocista a fazer o que quis pelo lado direito e a rematar sem hipóteses para Matt Jones.
O Sporting respira saúde e coloca cada vez mais pressão em cima dos demais rivais. A vitória foi incontestável, tranquila e objetiva mas preparem-se para as bocas de "aquele penalty deu-vos a vitória"...
Destaques:
Carrillo - Mais concentrado e bem mais comprometido com o jogo, atacou, defendeu, correu, esteve enfim em campo de corpo inteiro. Numa excelente jogada fez a assistência para o golo de André Martins, ele que já antes tinha deixado Capel em excelente posição para marcar. Bom regresso ao onze.
Jefferson - O brasileiro está em grande forma, sempre disponível no ataque, ao seu jeito, e competente a defender (que era a principal lacuna apontada ao seu estilo de jogo). Bateu por exemplo um livre que obrigou Matt Jones a excelente defesa junto ao poste.
Maurício/Rojo - Mais um jogo sem sofrer golos. O brasileiro é isto mesmo, segurança, grande regularidade, agressivo e forte no jogo aéreo. O argentino se jogasse sempre ao nível de hoje, seria candidato a melhor central do campeonato (o problema dele é mesmo o número de desconcentrações que levam a alguns erros).
Adrien Silva - Sempre a grande rotação, intenso na pressão e com bons pés, a dar equilíbrio defensivo e a transportar a bola para a frente sempre que possível.
André Martins - Está a crescer de forma e de confiança. Fez o segundo golo, que se tornou fundamental para o resto do jogo, e assistiu Wilson Eduardo para o terceiro.
Wilson Eduardo - Entrou muito bem na partida combinando bem com Cédric. Jogador à imagem desta equipa. Competente e eficaz... mais um golo a juntar às boas estatísticas que tem.

Sem comentários: