segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Mais lideres!


Mais uma vitória do Sporting, perante mais uma equipa fraca, que por acaso é só a equipa revelação do campeonato (se não contarmos com o próprio Sporting) e somos agora mais lideres. A vitória foi justa, entrámos superiores e mostrámos argumentos para ganhar ao melhor Gil Vicente dos últimos anos. Não vai ser fácil para nenhuma equipa ganhar em Barcelos, pois tem claramente um treinador competente que mesmo com um jogador a menos arriscou e por pouco não marcou também um golo.
A partida começou de forma agradável, com diversas situações de perigo junto das duas áreas, mas desde cedo se notou que o Sporting tinha mais a iniciativa de jogo, atacava mais e assim chegou ao golo aos 18 minutos, por Montero, que apanhando a bola inventou o golo no coração da área. Nos minutos seguintes houve mais ataque nosso mas os minhotos logo responderam, por João Vilela. Jogo agitado e André Martins destacava-se nas jogadas ofensivas do Sporting, sem resultados práticos até ao intervalo; também Rui Patrício tinha de estar atento à rapidez adversária, mas o 0-1 manteve-se no final dos primeiros 45 minutos.
O Gil mostrou, sobretudo na fase inicial da segunda parte, que conseguia ter a bola durante mais tempo, ser mais atrevido, mas novamente o perigo surgiu junto a Adriano, por Wilson Eduardo. Paulinho e Avto poderiam ter empatado, justamente instantes antes de um momento marcante - a expulsão de Pecks após falta duríssima sobre William Carvalho. Com desequilíbrio no número de jogadores, o encontro passou a ter menos agitação mas ainda teve mais um golo: novamente Montero, desta vez numa recarga oportuna em remate de Capel. A partir daí o Sporting foi controlando mas a turma da casa ainda ameaçou na reta final, com uma bola enviada ao poste. Só um susto, vitória confirmada e primeiro lugar assegurado para o nosso Sporting, com mais dois pontos do que os demais.
Destaques:
Montero - Inevitável. Na primeira oportunidade que teve, faturou. Na verdade, não foi uma oportunidade que lhe caiu do céu: «inventou-a», antecipando-se e sem perdoar em zona decisiva. Rápido nas desmarcações e eficaz na cara do golo.
William Carvalho - Já é habito tê-lo entre os destaques. Grande leitura de jogo, sentido posicional e antecipação. Neste jogo ele e Adrien equilibraram o meio campo e deram rédea solta a André Martins.
André Martins - Finalmente o pequeno André faz 90 minutos seguidos! Baixinho, assinou dois cabeceamentos com muito perigo, ainda na primeira parte e já depois do 0-1. A dinâmica do nosso jogo passou por ele. A sua tarefa não é apenas ser, é também pressionar e dar apoios.
Jefferson - Aproveitou a sua velocidade para dar grande dinâmica á ala esquerda. Podia ter marcado de livre.

Sem comentários: