segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Soube a pouco mas soube a muito

   

   Há aquelas comidas que não apreciamos, mas enchem-nos a barriga. Imagine aquele bacalhau com batatas mal cozidas ou aquela feijoada com pouco molho. Este jogo foi mesmo isso; não nos encheu as medidas, mas encheu-nos a barriga com 3 pontos preciosos para a nossa alimentação neste campeonato.
   O jogo foi q.b. Apesar do resultado magro, o jogo foi intenso, e esteve dividido. Se na 1ª metade o domínio e as oportunidades pertenceram ao Vitória, na 2ª parte o Sporting cresceu, dominou e materializou no minuto final vitória difícil em Guimarães. Se o empate se ajustava pelos 90 minutos, o Vitória nos 15/20 minutos finais "encolheu-se", e o banco do nosso Sporting ganhou o jogo, refrescou as alas com Mané e Salomão, para alimentar o ataque, e Slimani mostrou que é um 9 puro, em 2 oportunidades, fez 2 golos, um deles anulado. 
   A primeira meia hora teve mais jogadas perigosas junto da área visitante, que mereceram resposta por parte de Carrillo, que quis assistir Montero mas o passe saiu com trajetória errada. Um cruzamento de Addy e um remate de Adrien foram os (modestos) momentos de interesse pouco depois, numa primeira parte com ritmo baixo e muito jogo dividido a meio campo. E, por consequência, sem golos. O nível de jogo não melhorou muito na segunda parte. Desta vez foi o Sporting que protagonizou a primeira jogada ofensiva de registo, num remate forte de Carrillo para boa defesa de Douglas. De resto, as oportunidades escasseavam e nem livres perto da área eram aproveitados por parte, sobretudo, da turma minhota. A exceção surgiu num remate de João Amorim, de cabeça, com direito a defesa bela de Patrício. Os treinadores realizaram substituições para tentar mexer com o jogo, e foi o nosso Leo que ganhou nas suas decisões. Os extremos frescos Mané e Salomão agitaram com o jogo e o argelino Slimani marcou dois golos - o primeiro foi anulado, o segundo contou mesmo, já aos 89 minutos, em recarga após pontapé de canto.
   Se o empate se ajustava, a atitude, o querer deste jovem e prometedor Sporting acaba por ser premiado. Jardim mexeu, mostrou ambição e ganhou, e esta vitória quase lhe pertence na totalidade. Bom, e eis que decorridas 10 Jornadas do primeiro terço do Campeonato, há sinais que poderemos ter uma interessante luta a 3, tal já não acontecia desde 2004/05, e ontem o Sporting num campo tradicionalmente difícil, não se acomodou, mexeu para ganhar, e sobretudo revelou que irá lutar por mais qualquer coisa do que as competições internacionais.
Destaques:
Slimani - Uma vez mais o suplente de luxo que entrou para ser decisivo. Aproveitou o momento em que a defesa do V.Guimarães como que adormeceu para ser mais astuto do que toda a gente e carimbar três preciosos pontos. Foi um verdadeiro predador nas duas hipóteses que visou a baliza vitoriana.
Carrillo - O toque de bola habilidoso e o charme que empresta às movimentações ofensivas do nosso Sporting são inegáveis. Não foram grande coisa, mas foi dos seus pés que saíram de resto os lances de maior perigo da nossa parte.
Montero - Para a história ficou mais um jogo de Montero sem marcar. Mas confundir isso com uma má exibição seria um erro lastimável. Diz quem passou 90 minutos a olhar para o melhor marcador do campeonato e deixa uma pergunta: ele precisa mesmo de marcar? Só ficamos a ganhar com Slimani e Montero a jogar juntos.
Maurício - Com um punhado de cortes providenciais, o defesa teve um papel precioso ao evitar que os seus oponentes aparecessem em posição privilegiada na cara de Rui Patrício. Mesmo travando diversos duelos com o perigoso Maazou.
Rui Patrício - 3 boas defesas que impediram outro resultado.
Salomão/Mané - Entraram bem no encontro. Especialmente o primeiro que entrou com garra e a explorar o cansaço adversário. A rever...

Sem comentários: