sábado, 9 de novembro de 2013

Derby memorável mas soube a pouco


Um derby memorável num dos melhores jogos dos últimos anos no nosso país. Digo mesmo que depois de um jogo destes nenhuma equipa merecia perder. Os espectadores, no estádio e em casa, foram brindados com um excelente jogo de futebol, em que o resultado esteve sempre incerto e teve de ser decidido no prolongamento. Mesmo nesta fase o vencedor foi sempre imprevisível . Cardozo, com um hat-trick, foi a figura do jogo. Como o resultado indica, assistiu-se a 120 minutos de futebol de ataque. As duas equipas fizeram o que sabiam e podiam para levar a bola com perigo junto da grande área contrária. Venceu quem foi mais eficaz e cometeu menos erros – o Benfica – mas as duas equipas protagonizaram talvez as duas melhores exibições da época. 
Durante todo o jogo, foram raros os períodos em que uma equipa dominou a outra. As iniciativas foram repartidas, a vontade de empurrar o adversário também, embora genericamente tivesse havido mais Benfica na primeira parte do jogo, e na primeira parte do prolongamento – e o Sporting nas segundas metades. O jogo começa praticamente com o golo de Cardozo; livre perigoso muito bem executado. Depois é Capel quem empata numa finalização fulminante. Pouco depois Cardozo chega ao 3º. Na segunda parte o leão surge com outra atitude e empata novamente o jogo. De canto Mauricio reduz e ao minuto 92' Slimani aproveita as facilidades para resolver o tempo regular. De anotar que a defesa à zona do Benfica nas bolas paradas é uma anedota! 
Sempre tive a confiança que podíamos ter ganho o jogo, e penso que o Sporting pode bater este Benfica porque é uma equipa em processo evolutivo, é nestas coisas que se nota que a equipa é nova, jogadores ainda jovens, falta a determinada altura um pouco mais de frieza na abordagem ao jogo, porque de resto o Sporting até teve mais posse de bola que o Benfica, teve o meio campo bem seguro, creio é que claramente ali outro jogador ao lado do Adrien e um outro ala que dê mais profundidade, de resto o Sporting, perde, mas há seguramente lições a tirar deste jogo. Acho que não devemos tirar como principal conclusão deste jogo que fomos roubados. Efectivamente acabámos por ser prejudicados, mas houve erros das 3 equipas em campo. Penso que nestes jogos tem que se tirar o que houve de melhor e na realidade foi um grande jogo, jogado com muito coração e por vezes com pouca cabeça e com muitos erros individuais e colectivos mas com muita emoção. Demonstrámos que estamos a crescer como equipa, mas ainda existe um caminho longo a percorrer, a boa noticia é que temos o treinador certo para nos guiar nesse sentido. E no final, uma e outra formação mostraram aos seus apoiantes que podem contar com elas esta temporada.
Destaques:
Slimani - Na minha opinião, com a dupla Slimani-Montero em campo este Sporting joga mais. A sua entrada e a de Carlos Mané deu outra atitude á equipa. Levou-nos para o prolongamento, acertou no poste e ainda podia ter marcado outro.
Fredy Montero - É verdade que não marcou, mas isso não o impediu de ficar ligado ao resultado. Foi o colombiano que se conseguiu soltar e meter o Sporting na discussão do derby. Com Adrien e André Martins agarrados pelo meio-campo do Benfica, Montero saiu da marcação para vir buscar bola e conseguir criar espaços. As aberturas no segundo tempo, e no prolongamento, para os nossos lances mais perigosos assim o dizem. Grande jogo, faltou-lhe o golo no último lance que Artur defendeu.
Adrien Silva - Enorme segunda parte! Na primeira, Ruben Amorim não lhe deu hipótese. Adrien não se conseguiu soltar da marcação. No segundo tempo pausou, arrancou e distribuiu; o leão jogava ao ritmo das botas de Adrien. E chegou ao empate num livre dele.
Carrillo - Tal como os outros suplentes também entrou bem no jogo. Mais acertivo que o costume causou vários desequilíbrios. Contudo deve apostar mais no remate á baliza.
Carlos Mané - Estreou-se num derby, mas parecia que estava a jogar com os amigos na rua. Causou dores de cabeça á defensiva encarnada.
Rui Patricio - Estava a fazer um belíssimo jogo. Teve uma mão cheia de boas estiradas, até que no ultimo momento tenha borrado a pintura com um dos lances mais caricatos dos últimos anos.

PS: O comportamento de Jorge Jesus no final do encontro voltou a ser uma vergonha. Não se compreende...

Sem comentários: