sábado, 5 de outubro de 2013

Em frente, o topo é objetivo


Um Sporting moralizado e com vontade conseguiu este sábado em Alvalade mais uma goleada, por 4-0, e ascendeu provisoriamente ao comando da 1.ª Liga. A vítima desta vez foi o Vitória de Setúbal. Montero, melhor marcador do campeonato, somou mais dois golos ao seu pecúlio – e o nosso Sporting já leva 19 golos em 7 jogos da prova.
Os meninos de Leonardo Jardim, que ocupou a vaga do lesionado Jefferson com a estreia de Piris, entraram decididos a resolver cedo a questão. O ritmo imposto nos primeiros minutos foi alto, tentando os setubalenses defender a sua baliza como podiam. O mote foi dado por Carrillo, que rematou com perigo aos 5 minutos. Pouco a pouco, no entanto, fomos perdendo fulgor e o primeiro golo, aos 40 minutos, apareceu quando não se esperava. Uma oferta de Rafael Martins, que atrasou a bola de forma mais que deficiente para o guarda-redes. O inevitável Montero agradeceu o brinde, contornou Servín com classe e rematou para a baliza deserta.
A vencer, o Sporting entrou tranquilo para o segundo tempo. Como a equipa de José Mota não conseguia criar jogadas de ataque, adivinhava-se que os adeptos da casa iriam festejar mais golos. E estes foram aparecendo com naturalidade. Primeiro por Carrillo, aos 58 minutos, assistido por Adrien; depois por Montero, aos 71’, a centro de Piris; e finalmente aos 78, de penálti. Cohene fez falta sobre Maurício e Adrien coroou uma excelente exibição com o 4-0.
Boa exibição e ainda melhor resultado, e muitos dados positivos: a defesa esteve a um nível muito alto, enquanto que o ataque continua a demonstrar uma eficácia enorme. Destaque igualmente para a melhoria do trio de médios, sector que nos últimos jogos caiu um pouco de produção, mas que hoje voltou ao nível dos primeiros jogos. Siga-se o Alba, e só depois pensar nos tripeiros.
Destaques:
Montero - Pode parecer quase sempre alheado do jogo e longe dos companheiros, mas é só aparência: quando aparece em frente à baliza, é um perigo. 7 golos na Liga 9 golos. Registo notável, e como foi brilhante a maneira como sentou o guardião no Setúbal no 1-0.
Carrillo - Agitou por completo a defesa sadina. O peruano para o bem e para o mal (3 ou 4 maus passes que podiam ter tido outras consequências) está sempre em jogo, hoje voltou a ser ele a desequilibrar a carregar a equipa em muitos momentos do jogo. Fez um grande golo, acima de tudo: um golo que começou numa simulação que soltou Adrien, o médio devolveu-lhe a bola na área e Carrillo atirou colocado.
Adrien Silva - Começou numa rotação muito elevada como é normal nele: recuperava bolas, pressionava, saía a jogar. Na segunda parte tornou-se destaque ao assistir Carrillo para o segundo golo, ao descobrir Piris que assistiu Montero no terceiro e ao fazer ele próprio o quarto de penálti.
William Carvalho - Muito forte nos duelos individuais, pressionando e ganhando bolas atrás de bolas, acrescentou alguma qualidade nas saídas para o ataque e arrancou vários aplausos.
Ivan Piris - Entrou nervoso, o V. Setúbal aproveitou e entrava sempre pelo lado dele. Depois acertou e safou-se bem. Ganhou algumas bolas na altura (apesar da baixa estatura), deu uns toques de calcanhar felizes, mostrou raça e concentração, para terminar a assistir Montero no terceiro golo. Se estiver em forma e continuar assim em todos os jogos, merece lutar pela titularidade.

Sem comentários: