segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Somar e seguir


O nosso Sporting foi ao Estádio do Algarve levar a melhor sobre o Olhanense por 2-0, para ocupar novamente o segundo lugar da liga. Ao intervalo registava-se um empate a zero, mas os visitantes poderiam ter inaugurado o marcador ao longo da primeira parte. Rui Duarte ainda foi o primeiro a ameaçar, mas depois Capel (duas vezes), Montero ou Wilson Eduardo tiveram espaço para faturar. Curiosamente a melhor oportunidade pertenceu a Diakhité, que enviou a bola à barra, mas esse momento não fez esquecer a superioridade da nossa parte ao longo do primeiro tempo.
A eficácia chegou no primeiro quarto de hora da segunda parte. Aos 50 minutos, após um livre do lado esquerdo, Montero cabeceou para o golo, embora estivesse em fora-de-jogo (não assinalado). Nove minutos depois, cruzamento de Wilson Eduardo e André Martins antecipou-se para fazer o seu primeiro golo ao serviço do Sporting, enquanto sénior. Logo a seguir Montero ficou muito perto do terceiro, antes de uma fase mais monótona, com o Sporting a controlar e o Olhanense sem conseguir sequer aproximar-se com perigo da baliza contrária. A exceção surgiu já dentro dos últimos 15 minutos, num cabeceamento de Vítor Bastos, que com espaço cabeceou por cima. Entretanto outro Vítor, o ex-Paços de Ferreira, substituiu André Martins e estreou-se com a camisola do Sporting num jogo oficial.
O jogo não foi brilhante, mas foi duro e intenso, principalmente até ao 0-2. Depois disso eles deram-se por derrotados e nós relaxámos. Mas até aí o jogo teve uma grande dimensão física, imposta pelo Olhanense, à qual conseguimos quase sempre responder. Só qualificamos esta vitória desta forma porque felizmente os nossos níveis de exigência subiram exponencialmente e alcançaram novamente patamares compatíveis com a grandeza do Sporting Clube de Portugal. É importante fazer o exercício de nos lembrarmos de onde estávamos há 6 ou 10 meses atrás, especialmente quando as exibições menos conseguidas, ou até más, resultarem em empates ou derrotas (vade retro). A questão do fora de jogo também poderá levantar poeira. Eu pessoalmente detesto ganhar com erros de arbitragem, principalmente porque isso faz com que adeptos de outros clubes, sem moral nenhuma para o fazer, se ponham a mandar postas de pescada. Mas não foi isso que aconteceu, marcámos outro golo limpo e o fora de jogo foi cobrido com uma não expulsão.
Destaques:
André Martins - Foi decisivo na nossa vitória, ao assistir Montero no primeiro golo, e ao marcar o segundo, pleno de oportunidade. Depois de uma primeira parte em que sentiu-se um pouco apertado pelos médios defensivos do Olhanense, o pequeno tecnicista aproveitou as suas capacidades para fazer a diferença, depois do intervalo.
Diego Capel - Quando colocava os olhos no chão e arrancava em direção à baliza, só em falta era travado. E, com esse recurso, os jogadores do Olhanense foram acumulando amarelos. Esteve próximo de inaugurar o marcador, aos 11 minutos, mas o remate saiu à figura de Ricardo, quando estava bem posicionado. Digam o que quiserem do homem, mas sempre que joga acrescenta algo mais à equipa, fez o que quis de Mladen e foi claramente dos melhores em campo.

Fredy Montero -  O colombiano marcou mais um golo (já leva 6 na Liga) e realizou uma boa exibição. Importante na maneira como se dá ao jogo e apoia o meio campo.

Sem comentários: