quinta-feira, 19 de setembro de 2013

«Obrigado Maurício!»

Cronica de Juvenal Carvalho para o Jornal Sporting
Assistir a uma criança a correr um campo de futebol de um lado ao outro na ânsia de que lhe fosse ofertada uma camisola do Sporting, e ver Maurício corresponder a essa mesma criança, num gesto que vale muito mais do que qualquer desarme providencial ou mesmo um golo decisivo, ofertar-lhe a sua camisola de jogo ainda suada e proporcionar-lhe uma alegria enorme, é não só emocionante como acima de tudo é elucidativo da grandeza do Sporting Clube de Portugal e dos seus profissionais. Este gesto de Maurício, como estou convicto que seria feito por qualquer outro profissional do nosso Clube, não só fez a alegria daquele menino, que efusivamente e ainda lavado em lágrimas de emoção dava beijos no símbolo e que pouco depois, devido às novas tecnologias enchia as redes sociais com essa imagem maravilhosa, como por acréscimo enchia de júbilo a vasta comunidade sportinguista. Sentimo-nos muito mais ricos. A nobreza de carácter não vale só vitórias... gestos destes são mesmo 'goleadas'!
Este gesto serve mesmo para agregar e captar as novas gerações de meninos e meninas que têm andado quase envergonhados de dizer que são do Sporting. O paradigma tem que mudar.
Sendo eu da geração dos que têm agora 'quarentas', e que a nível de Sporting ficou indelevelmente assinalada pelos 13 anos de presidência de João Rocha, é com um misto de preocupação, mas não sem uma inusitada esperança em dias melhores, e sem dúvida que tempos novos e mais aglutinadores temos vivido, que começo a perceber o afastamento gradual das novas gerações, que devido a outros factores de evolução natural da sociedade, não só se têm vindo a afastar do fenómeno desportivo, como até, e não poderemos fingir que nada se passa, do ´nosso' Sporting.
Temos mesmo perdido algum capital de importância junto delas, e só com factores motivacionais fortes os poderemos voltar a puxar para nós.
Claro que os factores motivacionais fortes passam por gestos como os do Maurício, porque coincidindo com o início das aulas, os meninos 'leões' comentam hoje entre eles a diferença do que é ser Sporting; mas também pelas vitórias do futebol e pelo incentivo ao associativismo, essencialmente por essas, não podendo contudo perder o cunho ecléctico, até porque foi esse que nos foi agarrando à 'bóia', quando algo corria menos bem na modalidade rainha. Relembro o ano de 2000, quando após 17 anos enchemos as ruas de Norte a Sul do país, bem como as regiões autónomas e junto das comunidade emigrantes. Foi bonito de ver a alegria contagiante da inúmera família 'leonina'.
Nos dias de hoje, confesso que embora tenhamos muitos jovens a perfilhar o amor à causa 'leonina', os tempos já foram bem melhores a esse nível. Sei que 17 anos de afastamento do 'povo', privilegiando as 'elites', em nada ajudaram nesse sentido. Nada foi apelativo. Muito daquilo era até com carácter de virtual. Criaram-se empresas, acabando-se por exemplo com as modalidades, que com elas poderiam aglutinar jovens em torno do Clube. Assim como que uma espécie de pirâmide invertida.
A verdade é que isso, embora tenha deixado sequelas , não nos pode fazer abandonar na luta pela procura de um Sporting cada vez maior. O novo logotema para esta época é 'O Sporting é Nosso'. Tem um enorme carácter de verdade. Nosso no sentido de o amar, de o divulgar passando a mensagem e acima de tudo que faça com ela relançar o associativismo que não seja, como já o foi, em tempos ainda bem recentes, na lógica do cliente, onde os associados eram um incómodo.
Outros horizontes terão que ser abertos. Sem bater palminhas a tudo. Com espírito suficientemente crítico pela construtiva para que evoluamos cada vez mais.
Os 'cinco violinos', Joaquim Agostinho, António Livramento, Carlos Lopes e outros grandes vultos da nossa centenária História não podem nunca ser apagados. Tem que ser, falando deles e dos milhares de troféus que engalanam o Mundo Sporting, que captaremos as novas gerações. Falando de uma história repleta de êxitos e de grandes Homens e Mulheres que fizeram o Sporting Clube de Portugal. Como diz no 'Sporting' do passado dia 1 de Agosto a enorme 'leoa' Maria de Lourdes Borges de Castro: 'Que o nosso viveiro de Alcochete seja capaz de fazer surgir os 'cinco violinos' do século XXI'. Terão que ser estes jovens a arrastar com eles as novas gerações de 'leões'. Todos seremos poucos para que isso seja uma realidade!
Esta mensagem terá que ser passada... os jovens são o futuro do Sporting!


Sem comentários: