sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sporting 1 x 0 Nacional - Temos Equipa!


Apesar do resultado ser mais modesto, considero que o jogo de ontem foi bem mais animador do que o de sábado passado em Alvalade, pois notou-se uma clara evolução no processo ofensivo, mostrando que a equipa está num bom caminho para fazer esquecer os horrores a que temos assistido nos últimos anos.
A primeira alteração que possibilitou a diferença, parece-me o voltar atrás na experiência de colocar André Martins mais sobre a direita vista com a Real Sociedad. É no meio que o nosso pequeno craque consegue demontsrar todo o seu futebol, e dá outra dinâmica ao meio campo. Se tiver a seu lado este Adrien, que nada tem a ver com que jogou no Sporting 2012/2013, e com as costas resguardadas por um imperial William Carvalho, está explicada a diferença de qualidade no nosso futebol, face ao passado recente.
Depois na frente, com um Carrillo concentrado, e mais uma pérola a despontar na ala contrária, Chaby, a música é outra. É estranho dizer isto, mas ontem parecíamos a equipa B a jogar! Não quero dizer que a equipa B seja superior à A, é óbvio que em 10 jogos provavelmente a A saíria vencedora em 8 ou 9, mas falo da alegria, da dinâmica, e da intensidade com que jogam à bola e se lançam em cada ataque - enfim, não sei explicar, é aquela coisa de jogar à Sporting!

11 Inicial
Patrício - aquilo a que já nos habituou, foi um mero espectador durante grande parte do tempo, mas quando foi chamado a intervir disse presente!
Cédric - bom jogo, houve apenas um lance em que o avançado do Nacional poderia ter finalizado de cabeça, mas importunou como pôde - já sabemos que o jogo aéreo não é o seu forte.
Dier - É um centralão! Limpou sem problemas a sua zona de acção enquanto foi central. Nos poucos minutos que alinhou como trinco, tácticamente nada a dizer, mas abusou um pouco do passe longo nas saídas para o ataque. É sempre mais uma opção em caso de necessidade, mas tendo William e Rinaudo, é um desperdício colocá-lo nessa posição.
Maurício - Manteve o low profile do jogo com a Real Sociedad, não se deu muito por ele em campo, apenas porque joga simples e cumpre o seu trabalho. Começa a confirmar-se como uma boa alternativa aos titulares que à partida serão Dier e Rojo.
Evaldo - Foi a surpresa da noite, esta chamada do brasileiro que está na lista de dispensas do Sporting. Evaldo foi igual a si próprio, não esteve mal a defender, e deu alguma profundidade ao flanco, devido à grande disponibilidade física que sempre teve e mantém  Continua a ser algo trapalhão com a bola nos pés, e nem sempre decide da melhor forma, mas no geral fez uma exibição bastante razoável. Ganhasse ele metade do que ganhe e não me chocava se ficasse como suplente do Jefferson. Assim, parece-me que o melhor será procurar outras paragens.
William Carvalho - Deu continuidade à boa exibição do jogo de apresentação, e acredito que vá ser o titular no primeiro jogo oficial. Errou para aí 3 passes (sim, estive a contá-los lol) no jogo inteiro, de resto parece que não sabe jogar mal. Dá um enorme equilíbrio à equipa, e outra onfiança aos que jogam à sua frente, pois sabem que se perderem a bola, está lá o William.
Adrien - Ou andou a jogar drogado o ano passado, ou tem algum gémeo mau. Já o disse no início do post e volto a dizê-lo, este Adrien não tem nada a ver com da temporada passada, e é isso que me dá esperança. A nossa pior época de sempre, não pode servir de exemplo para avaliar jogadores individualmente. Este Adrien, ataca, defende, joga e faz jogar, sempre em alta rotação. Se de vez em quando for fazendo os golinhos como o de Sábado, temos jogador!
André Martins - É outro que não sabe jogar mal. A posição 10 exige-lhe que pise terrenos onde não se sente tão à vontade, e certamente será criticado algumas vezes ao longo da época por isso. Mas o que é um facto é que jogando ali permite ao meio campo funcionar como um carrossel, com rápidas e constantes trocas de bola que dão outra dinâmica à equipa. Não o vão ver a driblar adversários, e fazer golos a 20 metros da baliza, mas será o nosso palymaker.
Carrillo - Ontem gostei, nada de corridas desenfreadas e pouco objectivas até perder a bola. Jogou com cabeça, e tentou lançar os companheiros. Passaram pelos pés dele as situações de mais perigo, e aquela bola no poste, merecia ter entrado. Espero que o mister Jardim lhe consiga arrancar mais exibições dessas, pois se o conseguir quando chegar a Novembro ninguém se lembra de quem é o Bruma.
Chaby - Mais uma pérola da Academica, a bola parece colar naqueles pés, e demonstra já alguma maturidade e inteligência nas decisões que toma. A assistência de cabeça para o golo de Montero, mostra que é daqueles que antes da bola chegar, já ele sabe o que lhe vai fazer. Podia também ter feito ele próprio o 2º golo após cruzamento de Carrillo, o remate de primeira até saíu, mas encontrou no caminho as costas de Marçal, foi pena.
Montero - Estão sobre os seus ombros as esperanças de muitos milhares de Sportinguistas, e a estreia a titular não podia ser melhor, ao fim de 8 minutos o 1º golo de leão ao peito. Foi um golo só de encostar, mas é preciso lá estar para o fazer. Que marque 42 golos de encostar, como um certo ingrato que por cá passou, que não me importo nada. Fica a curiosidade de o ver depois de mais entrosado com a equipa, mas o lance em que dribla dois adversários e cruza para o Wilson, já nos deixou com água na boca.

Suplentes
Wilson Eduardo - Apareceu bem na área, como se pede ao extremo do futebol moderno, e podia ter feito o gosto ao pé. Deu também maior velocidade ao flanco direito. Há muito que merecia integrar o plantel principal, e não está a desiludir. Não sei se será muitas vezes titular ao longo da época, mas é sempre uma opção a ter em conta para lançar durante o jogo.

Capel - Quando o colocam a jogar na esquerda, mete a mochila às costas, engata a 5ª e só pára na linha de fundo para cruzar na área. Dependendo da estratégia, pode ser bom ou mau, e ontem podia ter dado 2 ou 3 golos. É o estilo dele, goste-se ou não, será sempre um jogador útil para levar a equipa para a frente e imprimir velocidade. No entanto prefiro vê-lo na direita, onde não tem tanta vontade de correr direito à linha.
Rinaudo - Tem um estilo de jogo muito vincado, mas tal como Capel, uns gostam outros nem por isso. Acho que é um luxo ter um jogador como Rinaudo, que permite pressionar alto, e recuperar muitas bolas, em zonas avançadas do terreno. É completamente diferente de William, e por isso complementam-se muito bem. Talvez não seja titular, por opção do treinador, mas continua a ser um enorme jogador, e talvez esta concorrência o faça evoluir tacticamente e refrear um pouco a impetuosidade que por vezes o prejudica.
Jefferson - Não esteve muito tempo em campo, mas voltou a mostrar qualidades no jogo ofensivo, e não teve muitos problemas para resolver na hora de defender. Parece ser uma contratação acertadíssima, mas esperemos para ver nos jogos a doer.
Rojo - Esteve ao nível do final da temporada passada, certinho a defender, e a atacar a bola com precisão, sem ter de recorrer à falta. De pé esquerdo ainda lançou 2 ou 3 ataques, sendo que um, não fosse o fora-de-jogo assinalado ao Carrillo, e podia ter deixado o peruano isolado de frente para a baliza.
Weldinho - No pouco tempo que esteve em campo, mal se deu por ele. Fica para outras observações.
Labyad - Poucas vezes tocou na bola, nos 8 minutos que esteve em campo. Entrou com cara de poucos amigos, mas espero que tenha entendido a mensagem. A jogar aquilo que mostrou em Alvalade, não merece muitos mais minutos. Tem que pôr a cabeça no lugar, e perceber que o comboio está a passar, e ainda não subiu o degrau de jovem promessa.
Ponde - Não sei se a posição de ponta de lança será a que mais favorecerá o seu talento. Neste jogo, lembro-me que se atrapalhou com o cruzamento de Capel, na hora de visar a baliza. De resto teve pouca bola, pelo que deixarei mais considerações para outras núpcias.

Dos novos reforços ficou a faltar Gerson Magrão, que poderia eventualmente ter entrado para o lugar de Adrien, mas Leonardo Jardim parece querer dar rodagem ao português que alinhou os 90 minutos. Percebo a opção mas é estranho, um reforço que chegou a pedido do treinador, não ter sido utilizado neste jogo, quando não se sabe ainda muito bem que posição irá o brasileiro ocupar no modelo de jogo que Leonardo Jardim está a implementar.
Se calhar estou a ser demasiado optimista, em função da análise a um par de partidas de pré-época, mas se isto fosse para ser racional, também não era futebol, portanto deixem-me sonhar! ;)
CR

Sem comentários: