segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Fredy, Fredy, Fredy!


O Arouca estreou-se na I Liga mas foi outro estreante a brilhar: Fredy Montero marcou três golos na goleada por 5-1, num dos encontros da primeira jornada.
Leonardo Jardim colocou seis jogadores novos no plantel - Maurício, Jefferson, William, Magrão, Montero e Wilson Eduardo - no onze inicial, perante um estreante Arouca muito português: dos 11 titulares, o guarda-redes Igor Stefanović era o único estrangeiro. Sinal mais positivo do Sporting nos primeiros 15 minutos; num canto Montero esteve perto de encostar para o golo e Adrien atirou à barra, num livre. Aos 18 minutos fez-se história em Alvalade, mas foi na outra baliza: um ressalto, num pontapé de canto, colocou a bola na direção de Bruno Amaro, que rematou de primeira e apontou o primeiro golo da história do Arouca na I Liga. Um golo contra a corrente de jogo. Depois foi o xerife Maurício a ir á área para empatar de cabeça. Aos 37' foi outro reforço a marcar para o Sporting: cruzamento de Wilson Eduardo, a defesa do Arouca esqueceu-se de Montero e este, isolado, fez o 2-1. Vantagem justa do Sporting ao intervalo.
Para a segunda parte o Arouca, longe de uma exibição de grande nível, apareceu no entanto mais ofensivo, com remates perigosos de Roberto (grande defesa de Rui Patrício) e de David Simão. Mas pertenceu a Montero a melhor oportunidade na fase inicial; o avançado, a dois metros da baliza mas pouco enquadrado, atirou por cima. Era um sinal do que iria acontecer nos minutos seguintes.
Aos 65', cruzamento de Carrillo do lado direito, Wilson Eduardo apareceu solto ao segundo poste e cabeceou bem para o golo. Apenas quatro minutos depois o recém-entrado Capel agitou ainda mais o jogo, fez mais um cruzamento, desta vez no corredor esquerdo, nova falha defensiva do Arouca e Montero, também de cabeça, bisou na sua estreia oficial em Portugal. Mas o colombiano não iria ficar por aí: já muito perto do final, qual jogada de futebol de praia, Montero protagonizou um belo lance na zona de grande penalidade, sempre com a bola no ar, fechou o seu hat-trick e também o resultado. Ainda houve tempo para nova grande defesa de Rui Patrício, num remate de Roberto, e para um "tiro" de Wilson Eduardo, que saiu ao lado. O nosso Sporting começa bem, como á muito tempo não começava, com goleada e lança o tónico para o que pode ser um campeonato tranquilo.
Destaques:
Fredy Montero - O colombiano tem mostrado mais do que podíamos esperar e isso é muito bom porque o objetivo fazer esquecer Wolfswinkel parece já conseguido. É um jogador tecnicamente evoluído, frio com a bola nos pés e pode por isso fazer a diferença na área adversária. Neste jogo mostrou oportunismo e atributos na finalização (inclusive de cabeça), numa exibição coroada com o lance espectacular que lhe deu o hat-trick. Ninguém concorda que Fredy parece uma mistura de Liedson com Matías Fernández?
William Carvalho - Não descuidou as tarefas defensivas, recuperou bolas e fez pelo menos um bloqueio na área de Rui Patrício que foi fundamental, mas esta tarde evidenciou-se mais pela velocidade que deu às saídas para o ataque: um mão cheia de aberturas inteligentes, uma das quais originou o segundo golo. É ele a peça principal da engrenagem.
Wilson Eduardo - Houve quem disse-se que o português nada acrescentaria ao nosso Sporting, mas com ele agora, ainda alguém se lembra de Bruma? Por mim Wilson é o titular naquela posição e resta a Carrillo e Capel lutarem pela outra faixa. Respondeu á oportunidade com aquele jeito muito particular de jogar à bola: esforço, concentração e alguma ousadia. Foi dele a assistência para o golo de Montero, feito ao qual juntou um golo e muita profundidade ofensiva à equipa. Aqueles passinhos rápidos e desconcertantes desequilibram qualquer defesa.
Maurício - Sempre regular, o brasileiro vai se afirmando neste plantel. Ás boas exibições defensivas tem juntado golos importantes.
Rui Patrício - Está sempre lá quando precisamos. E neste encontro assinou duas defesas tremendas.
Diego Capel - Destaque para a excelente entrada do espanhol. Aumentou e rotação e dinâmica do jogo e somou 2 boas assistências. Agora com Montero na área parece-me que os cruzamentos do mochilas vão ser muito melhor aproveitados.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do resultado, dos espectadores no apoio à equipa e de Montero, Patricio, William Carvalho e LJ. Não gostei dos inícios de jogo na 1ª parte e na 2ª parte, fracas, sem garra e sem iniciativa (fez-me lembrar a época passada), e de Magrão. Rojo e Jefferson ainda precisam de fazer muito mais para me convencer. SL

Anónimo disse...

Jefferson tem jogado sempre bem!