sábado, 16 de fevereiro de 2013

Vitória da juventude!

Gil Vicente-Sporting [Lusa]

Um Sporting jovem conquistou este sábado três preciosos pontos na deslocação ao terreno do Gil Vicente.
Face às ausências forçadas de muitos jogadores – Rojo, Boulahrouz, Schaars, Adrien e Jeffrén, entre outros – Jesualdo Ferreira foi obrigado a improvisar com jovens da Academia. E em boa hora o fez. Apesar de a juventude dos elementos (a média de idades do Sporting foi de 21 anos!) fazer sentir em alguns erros individuais, o empenho e a vontade de mostrar serviço superiorizou-se.
Foi com raça e atitude que os jovens leões entraram em campo. Os efeitos foram imediatos – o primeiro golo surgiu logo aos 2 minutos, e pelo mais jovem jogador em campo. Bruma, de 18 anos, arrancou pela direita, perdeu a bola, recuperou-a e rematou para o seu primeiro golo pela equipa principal. O Gil Vicente estava a tentar perceber o que tinha acontecido e já sofria o segundo golo. Aos 6 minutos, Tiago Ilori (19 anos) correspondeu de cabeça a um pontapé de canto de Labyad.
A perderem por 0-2 logo no início, os galos de Barcelos encheram-se de brios e foram atrás do prejuízo. Hugo Vieira, de longe o melhor jogador dos locais, reduziu aos 20 minutos, aproveitando um erro – lá está – de Tiago Ilori. Com o resultado em 1-2, o jogo acalmou. O Sporting tentou reduzir o ritmo e controlar as operações, enquanto o Gil Vicente procurou chegar à igualdade. Mas até ao intervalo nada de muito relevante aconteceu.
A equipa de Paulo Alves entrou na segunda parte com outra dinâmica. O golo da igualdade, aos 54 minutos, não surpreendeu. Hugo Vieira aproveitou mais um erro individual de um defesa do Sporting. Desta vez foi Joãozinho numa infelicidade. O empate fez cair o espetro de mais uma derrota. Jesualdo Ferreira, atento aos sinais, deu um safanão no jogo e pôs em campo Capel. O espanhol saltou do banco com as pilhas carregadas, no dia em que fez 25 anos. E foi dele o golo do 2-3, aos 63 minutos, que se veio a revelar decisivo: Miguel Lopes cruzou pela direita, Wolfswinkel falhou o desvio e a bola sobrou para Capel, que não falhou.
Faltava menos de meia-hora, período de tempo em que foi posta à prova a capacidade de autocontrolo dos jovens leões. Uma prova que foi superada com sucesso até final, apesar de algumas ameaças pouco eficazes do Gil Vicente. Destaque apenas para uma bola à trave de João Vilela, aos 74 minutos. Gostei sim senhor!


Sem comentários: