sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Melhorou, mas não chegou...


Não fomos além de um empate em Alvalade na recepção ao Genk. Foi mais um jogo sem vencer, o oitavo seguido, e fica um sentimento de decepção pois até merecíamos melhor sorte.
Não pelo que se fez na primeira parte, que foi um longo bocejo, mas pela atitude com que enfrentaram a segunda parte. Não sabemos o que Franky Vercauteren disse aos jogadores ao intervalo, mas surtiu efeito: a equipa apareceu transfigurada. Elias e Capel foram os protagonistas da diferença nos segundos 45 minutos. O extremo espanhol, sobretudo, conseguiu finalmente pôr em campo alguma da magia que mostrou a época passada e isso foi suficiente para os belgas - certinhos mas pouco criativos - encostarem lá atrás.
A 'traição' de Stijn Schaars, expulso estupidamente aos 59 minutos, fez temer o pior, mas outro holandês, Van Wolfswinkel, fez aquilo que sabe mas que não executava há muito - marcou um golo aos 64' que fez os adeptos festejarem (o avançado não celebrou). Em vantagem, e com menos um jogador em campo, o Sporting recuou. Foi altura para Rui Patrício mostrar que está numa forma soberba, defendendo bolas difíceis atrás umas das outras. O guardião era o que menos merecia o golpe de teatro já no fim: Plet empatou e devolveu-nos ao último lugar do grupo.
Na segunda parte viu-se um Sporting mais envolvente, com jogadas diretas (sem passar para trás). Capel era a figura, abanou completamente a direita do Genk. O problema é que é só um a fazê-lo quando os cruzamentos do espanhol pediam mais gente na área e mais gente a apoiá-lo. De resto, Rui Patrício continua a ser herói, mas também gostei a exibição de Elias. O brasileiro esteve muito menos parado, lutou pelas bolas e os resultados foram que as principais jogadas nossas saiam de seus pés para Capel. Contudo, enquanto apenas dois ou três jogarem ao seu nível, não conseguiremos resultados. E é isso que essencialmente se pede a Vercauteren: que ponha todos em alta rotação.

Quando acabará este tormento, Sporting?

1 comentário:

MaximinoMartins disse...

Sejam os apitadores nacionais ou estrangeiros...já todos gozam connosco...! (Não quero com isto dizer que não ganhámos por culpa do árbitro...mas também não foi inócuo...)

Aceito (embora me tenha parecido um exagero...) a expulsão do Schaars...mas então, porque não expulsar um dos 2 ou 3 jogadores do Gent que fizeram igual ou pior...?

Já ninguém nos respeita ...!

Vamos ter de ir atrás da próxima vitória, aquela que nos ajudará a dar a volta...!