quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O senhor que se segue

Com tantas mudanças de treinador, os dirigentes do nosso Sporting já se podiam ter tornado experts na procura de treinadores. Certo é que, depois de Sá Pinto, ainda não temos nenhum e este tempo de jogos internacionais dá para uma melhor ambientação ao clube de um novo timoneiro. As especulações são muitas quanto a descobrir o senhor que se segue; tanto que os pasquins já atiram para o ar nomes irreais.
Mas que mister queremos nós? um com provas dadas; que ponha equipas a praticar bom futebol; que essencialmente dê vitórias; um homem forte e duro; disciplinador; capaz de agarrar numa equipa a meio da tabela; capaz de trabalhar com jovens e fazendo a ligação entre a formação e a equipa B.... 
Bem, parece-me que ao reunir estas características num treinador, estaremos então á procura de um Guardiola! Alguns nomes lançados pela imprensa já se pronunciaram sobre um possível interesse. E entre esses nomes destaco poucos:

Valverde - É o meu favorito, e não é por ter verde no nome. Gosto dele porque é jovem, sabe ganhar em vários clubes e competições e tem voz de comando. Para além disto, tem títulos no currículo principalmente na época em que venceu tudo ao serviço do Olimpiakos.
Luis Enrique - Começou carreira ao serviço da equipa B do Barcelona. E como se sabe lá matéria prima de qualidade não falta, e por isso teve sucesso. Esse sucesso chamou a atenção da Roma de Itália o que o levou para a sua primeira experiência ao mais alto nível. Como se sabe, decepcionou. Não é dos meus predilectos...
Scolari - O homem de que mais se fala. O eterno seleccionador nacional de Portugal, não tem tido o mesmo sucesso nos clubes. Decepcionou no Chelsea, deu nas vistas no Bunyodkor, foi chamado pelo Palmeiras, começou bem mas acabou mal. Não sou fã porque acho Felipão, como dizem os brasileiros, "pipoquero".
Maradona - Li sobre esta sugestão na blogosfera. Confesso que acharia giro. Tecnicamente é uma incógnita  mas é um homem duro, de ideias, sensacional, motivador, mediático e que não se deixa levar pela imprensa.
Cajuda - O eterno grande treinador português, um filosofo no futebol nacional. Na hora da verdade, só parece ter qualidade para equipas que lutam para não descer. E enquanto isso anda por aí á procura de algum canto.
Co Adriaanse - Pelo que tenho lido por aí, reune muito consenso entre sportinguistas. Consenso esse onde eu não me sinto incluido pois desde que saiu do Porto não tem feito nada de jeito.
Manuel José - Para mim é uma incognita. Nunca o vi treinar e nunca vi uma equipa sua jogar. O que o vejo mais a fazer é mandar uns bitaites de vez em quando. Vocês leitores já sabem a minha opinião: já estou farto de treinadores portugueses.
Zico - Foi trunfo eleitoral no passado e volta agora ao universo leonino. Treinador que aprecio porque já treinou nos quatro cantos do mundo (Brasil, Usbequistão, Turquia, Japão, Iraque, Grécia e Rússia). Tem no curricolo 6 titulos conquistados, conhece o nosso Sporting e está em eminente saída da selecção iraquiana.
Van Marwijk - Este nome também me agrada. Colocou a selecção holandesa a jogar bom futebol (perdeu a final com a Espanha no Mundial de 2010), mas depois deste último europeu foi um desastre. A nível de clubes tem o seu momento alto com a conquista de uma Taça UEFA com o Feyenord. Para além disto seria interessante o trabalho que desenvolveria com o nosso contingente holandês. Foi ainda pela sua mão que Wolfswinkel se estreou na selecção A laranja.

Sem comentários: