segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Soube a derrota...


Olhávamos para este jogo com outro tom. Não apenas por ser contra o Marítimo (um adversário sempre difícil em casa e fora, que tem sempre bons treinadores e vai encontrando por aí sempre bons guardiões), mas também por ser um jogo crucial para impedir a abertura de um fosso que se vem abrindo ano após ano. O resultado que deixou-nos a cinco pontos de Benfica e Porto, somando apenas dois pontos até agora.
Ano após ano, cedo se abre um fosso entre nós e os lugares do pódio. Este ano não tem sido excepção, e começa-se cedo com um dos piores arranques de sempre.
O jogo, esse mostrou pouco futebol de parte a parte. Nós surgíamos algo adormecidos, apesar de a equipa estar pressionada pela necessidade de ganhar, mas os jogadores não pareciam ter entendido a mensagem.
Foi preciso esperar até aos 40 minutos para assistir ao único lance de real perigo da primeira metade, com Cédric a obrigar Salin a uma grande defesa, após uma combinação com Adrien, na marcação de um canto.
A jogar de laranja, o equipamento alternativo, Marat Izmailov apareceu como a grande novidade no onze inicial, saltando para a titularidade na primeira vez em que foi convocado esta época. Preferido a Diego Capel, o russo não justificava contudo a aposta de Sá Pinto.
Mas, logo no arranque da segunda parte, Izmailov começou a dar razão a RSP, com um passe que desmarcou Wolfswinkel. O holandês só teve que fazer o que compete a um ponta-de-lança, inaugurando o marcador e apontando o primeiro golo do Sporting no campeonato.
Na resposta, o Marítimo assustava a baliza leonina com os seus Samis e afins a atirar na direcção da baliza.
O jogo estava mais animado e os da casa punham de novo o guarda-redes de Alvalade à prova, com um cabeceamento matreiro de Fidelis e depois com um remate em arco de Sami. Mas o golo dos insulares saiu dos pés de João Guilherme, na marcação de um livre direto, que rasgou as redes do Sporting, qual ferida naquela que poderia ter sido uma boa vitória. A falta que originou esse livre direto, não a cheguei a perceber... mas isso se calhar foram só os sportinguistas que sentiram...
Izmailov - Foi a surpresa no onze. Izmailov durante a primeira parte bem tentou empurrar a equipa para a baliza maritimista. Um grande remate aos 39 minutos que Salin defendeu bem. Foi seu o passe que isolou Wolfswinkel para este marcar. É um homem decisivo.
Wolfswinkel - Wolfswinkel esta noite estreou-se a marcar e com classe. Aproveitou bem um passe extraordinário de Izmailov fazendo o golo a que juntou uma exibição esforçada.
Rui Patrício - Rui Patrício brilhou e evitou que o empate chegasse mais cedo. No golo sofrido não teve hipótese. É quem nos tem salvo de pior...
Sá Pinto - Não encontro um verdadeiro culpado para este mau resultado, até porque nem jogámos assim tão mal. Mas as opções do nosso treinador deixam algo a desejar. Na minha modesta opinião, quando entrou André Martins devia ter entrado Carriço; e quando entrou Carriço, devia ter entrado Viola para o lado de Wolfswinkel.

Sem comentários: