sábado, 16 de junho de 2012

Resumo diário Euro 2012


Ontem terminou a segunda ronda da fase de grupos do Euro, e já duas selecções que dirão adeus á competição: República da Irlanda e Suécia.
Depois do triunfo no arranque, a Ucrânia estreou-se agora... a perder no «seu» Europeu, perante a França e num jogo que durou praticamente três horas. É que uma tempestade que se abateu sobre Donetsk levou à interrupção do jogo, logo aos 5 minutos, durante quase 60 minutos. Moralizados, os homens de Oleg Blokhin até equilibraram as forças numa primeira parte onde Shevchenko testou os reflexos de Lloris, enquanto Pyatov mantinha as redes invioladas perante as ocasiões criadas por Ménez e Mexés. O primeiro, aos 53 minutos, aproveitou da melhor maneira uma jogada entre Ribéry e Benzema para inaugurar o marcador. Aos 56 foi a vez de Cabaye, já dentro da área, receber a bola de Benzema e rematar forte para o 2-0.
No outro jogo do grupo a Suécia e Inglaterra não deixaram os seus créditos por mãos e pés alheios e proporcionaram, até ao momento, uma das melhores partidas deste Euro 2012. Emoção, incerteza no marcador... e golos. Teve um pouco de tudo o encontro entre suecos e ingleses.
Sob a batuta do maestro Scott Parker, a Inglaterra entrou melhor no encontro e materializou em golos, à passagem do minuto 23, a superioridade que vinha patenteado. O contestado Carroll, com um golpe de cabeça fulminante, bateu o desamparado Isaksson. Mas na segunda parte tudo foi diferente. Acossados pelo resultado, os suecos puxaram pelos galões e num curto espaço de minutos (49 e 59) – dez para sermos mais precisos – deram a volta ao marcador com um bis de Mellberg. Festa sueca em Kiev que durou pouco tempo. Theo Walcott, que substituiu Milner aos 62 minutos, empatou com um golaço e um pouco mais tarde assistiu Welbeck, que carimbou o triunfo inglês de calcanhar, e decretou o regresso da Suécia para casa.
Hoje começa a terceira e última ronda da fase de grupos, e agora vai-se definir quem fica e quem vai para casa mais cedo.