domingo, 13 de maio de 2012

Frieza holandesa derrota gverreiros

Lima fez um golo mas perdeu luta pelo prémio de melhor marcador (Mário Cruz/LUSA)
O goleador sou eu!
Despedimo-nos este sábado da Liga Zon Sagres 2011/12 com um exemplo do que deveria ser a prova: um bom jogo de futebol, disputado num ambiente de festa, com estádio cheio, com fair play e em que o árbitro não foi figura. Fosse a generalidade das partidas assim e iria mais gente à bola.
No jogo fomos sempre superiores durante os últimos 90 minutos. Mais rápidos e, sobretudo, com mais disponibilidade mental para correrem, os homens de Sá Pinto vulgarizaram o Sporting de Braga. Este foi também um jogo em que se destacaram exibições individuais, mais do que coletivas. Da nossa parte, Schaars, com o ‘doping’ mental que constituiu a pré-convocatória para a seleção da Holanda, fez um dos melhores desafios da época, dominando o meio-campo e jogando e fazendo jogar. O seu compatriota Van Wolfswinkel não lhe quis ficar atrás e aproveitou para fazer o seu primeiro hat-trick em Portugal, e um dos poucos da liga este ano. E mais golos o avançado poderia ter feito se do outro lado não tivesse estado um Quim a querer também mostrar-se ao selecionador, presente nas bancadas. Num minuto apenas, aos 75, negou-nos o golo por três vezes: a Insúa e duplamente a Van Wolfswinkel.
Além dos três golos de Van Wolfswinkel, aos 33 (grande fífia de Ruben Amorim, a deixar-se antecipar por Carrillo), 60 (após excelente lance de Schaars) e 84 minutos (Ricky isola-se e não perdoa), bem nos podemos culpar por termos desperdiçado mais uma mão-cheia de ocasiões. O Sporting de Braga ainda assim, conseguiu marcar por duas vezes. Pelo recém-entrado Hélder Barbosa, contra a corrente do jogo, aos 57 minutos, e aos 87, numa grande penalidade inventada e convertida por Lima.
Uma nota final para Tiago. Sá Pinto deu a oportunidade ao ‘eterno’ guarda-redes do nosso Sporting para se estrear no campeonato a poucos instantes do fim. Não tocou na bola mas foi um momento bonito em Alvalade: Tiago não jogava para a principal prova nacional desde a época 2008/09.

[Homem do jogo] Ricky Van Wolfswinkel - Decisivo ao apontar os três golos.  Mas mais do que isso: ocupou muito bem os espaços do ataque, veio atrás buscar jogo, e podia ter feito pelo menos 5. 
De pé quente para o Jamor é o que nós queremos!
Schaars/Elias - Sempre bem posicionado no meio-campo, o jogador holandês conseguiu anular as investidas de Mossoró e até fez um remate perigoso, aos 10 minutos, que tocou ao de leve na barra da baliza de Quim. O jogador também foi muito importante no segundo golo leonino ao não desistir do lance, pressionando Nuno André Coelho, e rematar para defesa incompleta de Quim. Já Elias sempre bem na pressão ao portador da bola, corre quilometros, mas acho que devia apostar-se a jogar mais ofensivamente.
Carrillo - O extremo foi o principal desequilibrador da nossa parte: foi pelo seu flanco que nós criámos as maiores jogadas de perigo. 
Tiago - Nota para este jogador como exemplo de profissionalismo, competência e mística que se quer no nosso Sporting. Obrigado por tudo Tiago!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Consócio, escreve:" ...O árbitro não foi figura" e mais à frente "Penalty inventado" um árbitro que inventa um penalty não é um figurão? Gostei muito do futebol praticado. Schaars foi o melhor em campo. Winkel também muito bem. Se nos tivessem deixado, não sei se não seríamos nós agora a comemorar! S.Leoninas.

Anónimo disse...

concordo com quase tudo, menos com homem do jogo o Wolf só aparece nos golos e o Matias também jogou bem