terça-feira, 1 de maio de 2012

3º lugar mais perto

Sporting-Académica [Nuno Alexandre Jorge, especial para o Maisfutebol]
Champions como objetivo
Pedia-se a vitória, para que o Braga ficasse mais perto, e mesmo sem uma grande exibição, vencemos e cumprimos esse objetivo.
Há ainda muito para definir no campeonato e continuamos na luta pelo terceiro lugar da Liga, enquanto a Académica vai fazendo cada vez mais contas à vida. Em Alvalade, impulsionados talvez pela situação de aflição, os de Coimbra até começaram melhor e, logo aos 10 minutos, Nivaldo colocava Rui Patrício à prova. Nós insistíamos em jogadas pela ala direita, onde pululavam João Pereira, Carrillo e Matías, e haviam algumas dificuldades em entrar na área da Académica.
Foi contra a corrente que surgiu o primeiro golo do jogo, aos 30 minutos. Dos pés de Diego Capel saiu o cruzamento perfeito para Carrillo inaugurar o marcador com um cabeceamento certeiro. O peruano tinha sido opção de última hora de Sá Pinto, substituindo Izmailov que chegou a ser colocado no onze inicial. O russo foi descartado por motivos físicos.
Ganhava assim a eficácia, mas era ainda a Académica quem surgia por cima em termos ofensivos e Rui Miguel assustava, apontando um livre mais rápido do que nós esperávamos.
Um minuto antes do apito para o intervalo, Anderson Polga colocava de alguma forma justiça no marcador, empatando o jogo com um auto-golo. O central brasileiro tentava cortar um cruzamento de Nivaldo e acabou por fintar o próprio guarda-redes.
No regresso dos balneários, após o intervalo, a Académica parecia regressar de novo mais determinada em chegar à vitória. Logo no primeiro minuto da segunda metade, Adrien procurava Edinho com um remate matreiro, mas o avançado não conseguiu chegar à bola.                        
 
Na resposta, Carrillo rematava cruzado ao lado do poste direito do guardião Peiser. O peruano não terá visto Wolfswinkel em boa posição, ou pensou simplesmente, com egoísmo, diz-se em futebolês, que podia fazer o golo.
Aos 77 minutos de jogo, o mesmo Carrillo tentava de novo a sua sorte, atirando uma bola à trave. Na recarga Wolfswinkel não falhou, rematando de cabeça para o fundo das redes.
Esse golo foi obtido depois de Sá Pinto ter refrescado a equipa, tirando Elias e João Pereira para apostar em André Martins e Pereirinha. O lateral saiu tocado, mas não parece caso grave. As mudanças tiveram ainda o condão de trazer um alento mais ao estilo de RSP. Isto depois de se terem chegado a ouvir alguns assobios, a espaços, e de as claques leoninas terem entoado o famoso "aperta com eles Sá Pinto"!
Com a entrada destes dois, o nosso futebol ganhou outra fluidez e na ala direita se viram boas jogadas que deviam ter sido melhor concluídas. Até ao final os estudantes ainda reclamam grande penalidade com mão de Polga, mas o árbitro bem, nada assinalou, pois o central tinha o braço junto ao corpo.

[Homem do jogo] Carrillo - O jovem peruano foi aposta certa de Sá Pinto, que à última hora «perdeu» Izmailov, após queixas no aquecimento. Carrillo, que assinou o seu segundo golo na Liga, participou nas duas jogadas perigosas do Sporting na primeira parte, uma delas golo. Muita vontade de mostrar serviço, nem sempre com o discernimento necessário, próprio da idade e da inexperiência. Disso exemplo foi a opção por rematar aos 51 minutos, quando Van Wolfswinkel estava bem posicionado para receber a bola. Mas voltaria a ser fundamental. Aos 77 minutos, acertou na trave, permitindo a Van Wolfswinkel assinar a vitória na recarga. 
Diego Capel - Tem a capacidade de decidir, com cruzamentos rápidos, praticamente meios-golos, tal como aconteceu nesta noite, com Carrillo, a picar a bola após um passe fantástico. O espanhol bem tentou dar outro rumo ao leão, mas num jogo muito aquém dos seus companheiros, tanto Wolfswinkel na frente, como Schaars, Elias e Matías no miolo, não teve a exibição que merecia.
Rui Patrício - Teve mais trabalho que Peiser, sofreu um golo que não preveria, mas foi decisivo em dois lances na primeira parte, ao negar o golo a Nivaldo e a Rui Miguel. Só foi batido por Polga.
Wolfswinkel - Destaque pelo 22º golo pelo Sporting esta época.
Polga - Onyewu esteve mais sereno que ele. Depois do auto-golo, onde tinha espaço para fazer melhor, cometeu alguns erros crassos.
Elias - Um dos jogadores mais frescos do plantel pelo que tinha todas as condições para participar ativamente no jogo e fazer a diferença. Schaars e Matías também estiveram uns furos abaixo, mas o brasileiro não se pode desculpar com o cansaço. 
J.Pereira/Insúa - Talvez devido ao desgaste da eliminatória europeia, eles se tenham apresentado ontem abaixo de forma. O português saiu tocado.

Sem comentários: