domingo, 18 de março de 2012

Conhecendo o Metalist Kharkiv...

Marko Devic, o goleador do Metalist

O nosso próximo adversário na Liga Europa é o Metalist. Talvez por não ser conhecida internacionalmente e só contar com um titulo no seu palmarés muitos pensarão que é um adversário fácil, contudo não podemos esperar facilitismos com esta equipa.
Agora com elevada capacidade financeira, o Metalist Kharkiv é uma equipa que, a nível interno, procura encurtar distâncias para Dínamo de Kiev e Shakhtar Donetsk. Tenta agora uma procura de títulos para um palmarés (quase) em branco (apenas uma Taça da URSS, em 1988).
O plantel reflete uma tendência do futebol ucraniano: aliar uma pequena dose do rigor nacional a uma dose maior de talento sul-americano. O técnico Myron Markevych tem à sua disposição quatro brasileiros e seis argentinos, incluindo Marco Torsiglieri.
Até 2007 o Metalist só tinha uma participação nas provas da UEFA (Taça das Taças em 1988/89), mas nos últimos cinco anos foi presença constante na segunda competição europeia de clubes. Pela primeira vez chega aos quartos de final, o que comprova o crescimento do clube, que a nível interno continua a sonhar com o título, mas já com um atraso considerável para o Dínamo (sete pontos), única equipa que os derrotou no campeonato. Jogar na Ucrânia é tradicionalmente difícil, mas na Liga Europa o Metalist parece ser mais forte fora de casa. Em seis deslocações, na presente edição da prova, só não venceu em Alkmaar (empate a uma bola), e goleou Sochaux, Malmö e Salzburgo. Dos seis jogos em casa apenas ganhou três. Contra o Olympiakos, nos oitavos de final, foi mesmo derrotado em Kharkiv (0-1), mas depois redimiu-se na Grécia (1-2).
O seu plantel não vale como equipa, mas sim pelas suas individualidades. A sua figura de proa é o avançado Marko Devic, o seu goleador. Mas depois a equipa conta com vários talentos essencialmente sul americanos: de destacar José Sosa (talentoso argentino com passagens no Bayern de Munique e Nápoles). Na frente de ataque têm ainda dois jovens talentos Cristaldo e Taison que prometem criar inumeros perigos. Na defesa contam com dois centrais acima do 1,90: Gueye e Torsiglieri formam a muralha ucraniana. Concluindo, é uma equipa á imagem do Shakthar Donetsk: muito talento sul americano, e alguma frieza de leste.

1 comentário:

_RENEGADE_ disse...

calma aí, naquele lance o Patricio nao tinha hipoteses de chegar à bola primeiro q o Hart..nao tinha culpa ele mas sim o pasteleiro do carriço! bom vídeo esse do ultimo canto, façam mais desse tipo!
a jogar em 4-2-3-1 vamos longe na uefa..pena o rinaudo e o americano nao estarem aptos pq iria estar mais descansado com a presença deles.
Sem euforismos, se marcarmos cedo em Alvalade, acredito q acabaremos por marcar mais dois ou tres a esses ucranianos!