segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Vitória com suor e sangue

Sporting-Paços de Ferreira [Foto: Mário Cruz/Lusa]
O Sporting regressou este domingo às vitórias na liga, graças a um magro triunfo, por 1-0, frente ao Paços de Ferreira. A estreia de Sá Pinto no comando técnico já trouxe algumas mudanças na qualidade de jogo da equipa e significou três pontos, indispensáveis para ainda acreditarmos na chegada ao terceiro lugar. E a verdade é que o jogo não se afigurou fácil nos primeiros minutos. O Paços defendia bem, sem problemas em estacionar o autocarro à frente da área, e o Sporting não conseguia encontrar espaços. Ainda por cima, porque só se usava o lado direito do terreno de jogo, à procura de João Pereira, Carrillo e Wolfswinkel, que também descaía para essa zona. O flanco oposto não existia, uma vez que Izmailov caía para o meio, à procura de espaço para poder mostrar o seu futebol. A primeira situação de perigo aconteceu, para os homens de Henrique Calisto: num dos poucos contra-ataques que não se perderam nas pernas de Rinaudo ou Elias, Michel, completamente isolado e com tempo para pensar de que forma iria enganar Rui Patrício, assustou-se e atirou ao lado.
Numa altura em que o Sporting falhava mais passes do que aqueles que acertava, estavam decorridos 36 minutos, aconteceu o golo, de forma caricata. Schaars marcou bem um livre do lado esquerdo, Cássio socou a bola contra o central Ricardo e a bola entrou devagar na baliza.
A segunda parte não foi muito diferente. O Paços mostrou um pouco mais, como lhe competia, chegou mais vezes à área de Rui Patrício, mas nunca aparentou ter capacidade para pôr em risco a nossa vitória. Excepção feita a um remate de Michel, aos 72 minutos, a que o internacional português correspondeu com a defesa da noite. Na origem da jogada esteve uma perda de bola em zona proibida de Anderson Polga. Nada de novo, portanto... Antes, já Van Wolfswinkel tinha desperdiçado uma grande penalidade, o que a somar à falta de pontaria e de poder de choque revelados durante o jogo fizeram dele uma das unidades mais fracas do Sporting este domingo.
Sá Pinto fez as mesmas três substituições que efetuou em Varsóvia: entraram Carriço, Pereirinha e André Santos. E os três (Pereirinha em especial) mostraram que estão num momento de forma superior a muitos dos titulares. E de resto, o jogo acabou com o Sporting a atacar mais, procurando o golo para um resultado seguro. Contudo o resultado foi vitória, e já se notaram diferenças com Sá Pinto, desde a pressão sobre o portador da bola, jogo em equipa, correr. Só falta mesmo a finalização. Nota para que Onyewu e Rinaudo saíram lesionados deste jogo, e no argentino tive a sensação de ver muito anti-jogo para o lesionar no tornozelo onde foi operado.
Rinaudo/Schaars/Elias - O trio do meio campo começou a dar uns cheirinhos do que era. Dos três podemos retirar exibições muito positivas com Rinaudo a preencher bem os espaços e a fazer cortes de bola; Schaars esteve em todo o lado e melhor que os companheiros no capitulo da construção de jogo. Do holandês saíram a maioria dos passes certos do jogo. Elias esteve pior nesse capitulo falhando muitos passes, mas compensou com a sua grande capacidade física nas recuperações de bola e criando linhas de passe para si próprio.
Rui Patrício - Mais uma vez, o resultado final esteve nas suas luvas. Com duas boas defesas anulou duas oportunidades flagrantes do Paços de Ferreira e manteve o nosso Sporting em vantagem.
André Santos - André voltou a entrar bem no jogo. Soube sair a jogar no meio campo e criar jogadas de perigo como aquele excelente passe longo a destacar Wolfswinkel na cara de Cássio. Para além disso, por muito pouco não voltou a marcar um golaço no remate que passou pertissímo.
Pereirinha - Tal como André Santos, soube entrar bem no jogo, dinamizando o flanco direito e fazendo bons cruzamentos.
Wolfswinkel - Esta noite esteve sempre muito longe de poder marcar um golo. Fugiu muito para os flancos à procura da bola e, na zona de finalização, nunca recebeu uma bola em condições. Muito combativo mas com poucos resultados, Ricky até fez escorrer sangue do nariz. Teve uma oportunidade soberana, mais uma vez desde a marca de castigo máximo, mas permitiu a defesa de Cássio. Nem de grande penalidade! Podemos começar já a pedir a Sá Pinto oportunidades para Ribas.
Polga - Mais uma exibição mal conseguida. Quando fez parelha com Onyewu, Anderson jogou bem sem complicar. Depois quando entrou Carriço volta a falhar defensivamente (incrivel como perdeu a bola para Michel na melhor oportunidade pacense). Ao contrário, Carriço vem mostrando boa forma.

Sem comentários: