quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Segue-se o Manchester City

Sporting vs Legia (Mário Cruz/LUSA)
O Sporting qualificou-se para os oitavos de final da Liga Europa, depois de vencer o Legia de Varsóvia por 1-0, golo de Matías Fernández aos 83 minutos. No entanto, a exibição da equipa treinada por Ricardo Sá Pinto voltou a ser cinzenta. Com o novo técnico, ainda não perdemos (dois triunfos e um empate) e como ponto positivo, a forma positiva como o Sporting tem defendido, concedendo poucos espaços aos adversários.
O Legia começou em força, com dois pontapés de canto ganhos no primeiro minuto e meio. Os polacos privilegiavam o flanco direito para atacar, colocando dificuldades a Insúa. Valia Rodríguez na defesa pois a sua velocidade proporcionou-lhe dois cortes decisivos nos minutos iniciais. O primeiro sinal de perigo da nossa parte foi dado por Matías aos 12', de livre direto. Mas logo a seguir Rodríguez "meteu água" e os polacos estiveram muito perto de ganhar vantagem.
Nós não conseguíamos dar aso ao nosso futebol: Matías não se libertava da marcação e Izmailov está a léguas do que já foi. Carrillo perdia inúmeras bolas (há quantos jogos está o peruano em claro sub-rendimento?). Schaars também não "pegava" no jogo. Fazia falta velocidade, que poderia ser trazida por Capel, sentado no banco. É certo que o 0-0 dava a passagem, mas bastava um golo aos polacos para fazerem a festa, e por isso foi sofrer a bom sofrer.
O Sporting voltou muito melhor das cabinas, com um futebol mais rápido e acutilante. Izmailov criou uma boa situação de golo (o guarda-redes quase marcava na própria) e viam-se finalmente boas jogadas pelas alas, com João Pereira também em bom plano. Aos 66' ficou por marcar de forma incrível um livre indireto a favor do Sporting, depois de um atraso de bola intencional ao guarda-redes. Foi então que o hospital de Alvalade começou a funcionar, desta vez com um "doente" pouco habitual (Carrillo) e um paciente de quase todos os dias (Rodríguez). Os peruanos lesionaram-se e foram rendidos por Xandão e Capel. Foi preciso esperar mais dois minutos para outro leão se lesionar. Izmailov, pois claro. Pereirinha entrou para o lugar do russo.
O golo do Sporting, pode dizer-se, caiu do céu, aos 83 minutos. Matías Fernández marcou muito bem um livre, à procura de um desvio e a bola acabou por entrar. Mas este não seria jogo do Sporting sem uma grande defesa de Rui Patrício. O guarda-redes titular da seleção nacional foi "gigante" a salvar uma bola de golo aos 90'.
O Sporting regista o impressionante "score" de oito vitórias e uma derrota nos últimos nove jogos nas competições europeias. E a verdade é que foi a única equipa portuguesa a seguir em frente na Liga Europa. E agora, segue-se o Manchester City!
Matías Fernández - Num jogo em que as oportunidades voltaram a contar-se pelos dedos, valeu o talento de Matias para desbloquear o marcador em Alvalade. Um enorme suspiro de alívio foi audível das bancadas porque parecia não haver outra forma de chegar à baliza de Kuciak. No primeiro tempo andou apagado, mas na segunda parte apareceu mais em jogo.
Rui Patricío - Mais uma vez decisivo na eliminatória, com um par de boas defesas a impedir que os polacos chegassem a um golo que ia tornar a eliminatória bem mais difícil para nós.
Rodriguez - Exceto o lapso na primeira parte não aproveitado por Ljuboja, o peruano realizou uma exibição segura. Mostrou ser o central mais rápido e que melhor sai a jogar do nosso plantel. Contudo as lesões continuam a ser um habitué.
Carrillo - Mais uma vez o peruano nota-se em claro sub-rendimento. Perde muitas bolas que resultam em contra ataques perigosos e não consegue anotar cruzamentos dignos de registo.
Wolfswinkel - Mais uma exibição esforçada, mas sem resultados práticos. O avançado bem luta mas apenas consegue ganhar umas faltas. Sugiro a Sá Pinto que experimente jogar com dois avançados lado a lado por exemplo num 4-4-2.

2 comentários:

Tim disse...

Importante foi o árbitro não marcar os dois penalties contra o Sporting, sem isso não iríamos ter City!

Anónimo disse...

Atenção que a série está incorreta, existe o empate em légia!