quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Entrevista de Diogo Salomão

Fica aqui uma entrevista de Diogo Salomão que os nossos parceiros Noticias de Futebol nos disponibilizaram.

- Tendo jogado três épocas no Damaiense imagino que o Rui Costa tenha sido uma grande inspiração para ti?
- (Risos) Sem dúvida, sem dúvida. O Rui Costa era muito falado já nessa altura quando eu cheguei ao Damaiense. Claro que ele era um exemplo para todos nós que éramos miúdos e tínhamos o sonho de um dia querer seguir as suas pisadas e queríamos todos chegar onde ele chegou. Isso dava-nos motivação para continuarmos a trabalhar e fazer sempre o nosso melhor.
- O Andrés Guardado do Deportivo foi um jogador que esteve nas cogitações de vários clubes Portugueses durante o verão, o que nos podes dizer sobre ele enquanto jogador?
- Enquanto jogador o que eu posso dizer é que ele é extraordinário, não há qualquer dúvida em relação a isso. Quando eu cheguei à Corunha eu disse que ele seria uma mais-valia para o clube se continuasse connosco e assim foi, ele já tem muitos golos no campeonato, acho que tem oito e é uma ajuda tremenda para nós e é fundamental na nossa equipa.
- Fora da equipa do Depor, quem é para ti o melhor extremo esquerdo da Liga Adelante?
- Que eu me recorde penso que seja o do Elche, não sei se será o melhor do campeonato mas ele agradou-me bastante no jogo que ele fez connosco. Penso que o nome dele é Xumetra.
- Entre o Angel Di Maria e o Pedrito do Barça, qual dos dois preferias?
- Eu gosto muito do Di Maria, como jogador ele sempre me agradou muito, o Pedro também tem características muito boas e que eu admiro e por isso não sei qual deles é que escolheria para uma equipa, é uma decisão um pouco difícil, mas talvez optasse pelo Di Maria porque já o conheço há mais tempo e já o acompanho há alguns anos por ter jogado em Portugal e isso ajuda-nos a conhecer melhor o jogador e talvez escolhesse o Di Maria por essas razões.
- Colocarias já o Andres Iniesta ao mesmo nível que Zidane?
- Para mim o Iniesta é um jogador fenomenal, é um futebolista de outro planeta como se costuma dizer, e o Zidane também deixou a sua marca no futebol, por isso não sei se é justo fazer essa comparação, mas claro que são jogadores com características semelhantes.
Eu gosto muito do Iniesta como jogador, mas o Zidane foi também para mim uma referência de criança e que sempre acompanhei. Penso que Iniesta terá de provar mais alguma coisa e conquistar mais algumas coisas para conseguir chegar ao que o Zidane conquistou ao longo da sua carreira...



- Como cidadão português a viver no estrangeiro tu és bem recebido em todo o lado em Espanha ou o carinho na Galiza é sempre mais intenso?
- Eu aqui fui muito bem recebido, as pessoas receberam-me muito bem e mostraram ter um grande carinho para comigo e penso que isso também aconteceu com o Bruno Gama que chegou ao mesmo tempo que eu.
Acho que eles recebem muito bem os portugueses talvez pela proximidade, pelo menos foi isso que eu senti da parte deles, são muito acolhedores e sempre me trataram muito bem desde o dia em que cá cheguei.
- O CR7 a meio do campeonato já tem 23 golos, acreditas que ele termina esta época com 45 golos marcados na liga BBVA?
- Sim, talvez. O Cristiano está-nos sempre a surpreender, ele é uma máquina do futebol e claro que nós sabemos que qualidade para isso ele tem, mas não é fácil. Apesar de ele já ter 23 golos, não sabemos se ele vai fazer outros 22 na segunda volta. Com a qualidade que ele tem pode realmente atingir essa meta. Sem dúvida.
- O Juan Domínguez é um promissor médio oriundo da cantera do Depor, o que nos podes dizer sobre este jogador?
- Fiquei espantado com a qualidade que ele tem, é um miúdo jovem mas que tem muito potencial para desenvolver e ainda pode evoluir muito mais, mas neste momento está-se a afirmar cada vez mais na nossa equipa. No inicio ele não teve assim tantas oportunidades mas cada vez mais é uma mais-valia para nós, que nos tem ajudado muito e tem-nos dado pontos e tem feito alguns golos e tem demonstrado que é uma peça importante para a nossa equipa.
- Tens aprendido muita coisa com Juan Carlos Valerón?
- Sim, não só a nível de futebol mas também fora de campo. É uma pessoa extremamente humilde que apoia muito os jovens e que me tem dado vários conselhos desde o dia em que cá cheguei.
A nível do futebol nem sequer é discutível a tremenda qualidade que ele tem, é um jogador com muitos anos de primeira liga espanhola e claro que isso faz a diferença mais ainda agora na segunda liga espanhola.
- Sergio Ramos ou Gerard Piqué?
- Piqué.
- Quem é o melhor lateral esquerdo do mundo?
- Neste momento...
- Não podes escolher nenhum do Deportivo...
- (risos) Senão escolhia já. Talvez o Marcelo do Real Madrid.
- Sempre denotei uma boa química entre ti e o Matias Fernández quando tu jogavas a extremo esquerdo e ele se posicionava entre o corredor lateral esquerdo e o centro do terreno. Fala-nos dessa parceria.
- O Matias é um jogador extraordinário, eu dava-me muito bem com ele, ele tem uma dinâmica de jogo muito grande e se calhar é muitas vezes injustamente criticado ou mal avaliado, mas para mim é um jogador com um tremendo potencial e no Sporting é sem dúvida uma peça crucial.
- Quando tu jogas na ala esquerda tu gostas de trazer o lateral direito adversário atrás de ti para o corredor central e assim libertar espaço para o teu lateral esquerdo poder subir? Sentes que esse tipo de movimentações são algo em que tens melhorado bastante nos últimos 18 meses?
- Sim, mas isso também depende sempre das características do nosso lateral, se é um lateral que ataca muito, se é um lateral que se guarda mais e não sobe tanto no terreno, isso também conta muito para os extremos, nós temos de saber com o que podemos contar do nosso colega e claro que se for um lateral que gosta de subir no terreno por vezes esse tipo de movimentos são importantes para abrir espaços para ele e para desequilibrar no ataque fazendo o "dois contra um".
- Tu és um Nani mas sem tanta força física e explosividade atlética ou és um jogador mais de boas movimentações, boa desmarcação ao 2º poste e de bom toque de bola, mais do que seres um extremo de grandes sprints e de cruzamentos de linha de cabeceira?
- Eu penso que as minhas características principais como extremo são a velocidade aliada a alguma técnica. Claro que gosto de desequilibrar e de ganhar cruzamentos na linha de fundo, isso é importante para a equipa.
O Nani é outro nível, não podemos estar a fazer comparações dessas, mas se as pessoas acham que existem algumas parecenças entre eu e ele, eu posso admitir que sim, mas a nível físico ele é mais explosivo. As minhas características são essas e são aquelas que eu tento aproveitar no terreno de jogo.
- És um extremo puro ou gostas de jogar inicialmente a partir da linha mas com liberdade para jogares mais em zonas interiores como 2º ponta-de-lança sem posicionamento fixo nos últimos 25 metros? Sentes que és subaproveitado se ficares "colado" à linha?
- Eu por vezes gosto de actuar em posições mais no centro do terreno, mas a minha posição principal, de origem e onde eu me sinto confortável é colado à linha lateral, porque eu aí tenho mais possibilidades de ganhar vantagem através da velocidade que tenho e claro que esse é um dos meus pontos fortes, é onde eu me sinto melhor e é onde os treinadores tentam apostar mais em mim.
- Sentes que quando tu chegaste ao Sporting tinhas desnecessariamente demasiada tendência para ir para o 1x1 em vez de passares mais a bola, uma vez que a tua capacidade de tomada de decisão, a tua visão de jogo e a tua qualidade no passe já se notava que era bastante acima da média para um jogador de 22 anos. Sentes que melhoraste nesse aspecto e que já estas a passar mais a bola?
- Sim, eu penso que uma das características onde eu melhorei bastante foi na tomada de decisão. Eu no inicio era um pouco precipitado e desde muito novo que tive a noção disso, por vezes não tomava a decisão mais correcta, tinha que passar a bola quando tentava o drible e vice-versa e penso que isso é uma área onde eu tenho estado a melhorar bastante. Claro que eu penso que por vezes é importante arriscar e se não arriscarmos como extremos também vai ser difícil ajudar a equipa, mas é algo em que eu tenho melhorado bastante.
- Sentes que devias cruzar mais vezes a bola, uma vez que os cruzamentos pareciam ser uma das boas armas subutilizadas no teu arsenal em 2010/11?
- Sim, porque eu penso que a época passada arrisquei menos vezes do que aquilo que devia ter arriscado, porque como tinha chegado à equipa do Sporting naquele ano era tudo uma novidade para mim e eu estava ainda um bocado retraído.
Fui-me soltando aos poucos mas em algumas ocasiões deveria ter arriscado mais. Em algumas ocasiões deveria ter arriscado mais o 1x1, alguns cruzamentos, jogadas individuais, etc, penso que deveria ter feito algo mais o ano passado.
- Na época passada reparei que jogavas muito desapoiado na transição ofensiva, sendo muitas vezes "obrigado" a tentar resolver em situações de 1x1 ou até mesmo em 1x2. Na tua óptica os adeptos do Sporting ainda não viram o verdadeiro Salomão, e com uma equipa mais coesa à tua volta e com mais liberdade para jogares mais por dentro sentes que podes render mais e mostrar outro futebol?
- Sim, eu penso que a época passada foi um bocado complicada para todos nós, ficámos um bocado aquém daquilo que eram as expectativas que era atingir o 1º ou o 2º lugar, lutar pelo título, conseguir mais do que aquilo que foi conseguido. A situação acabou por se tornar também um pouco difícil para o mister Paulo Sérgio, ele também tinha que tomar as suas decisões e eu apenas respeitei.
Fico de consciência tranquila em relação ao que foi o meu trabalho a época passada, fiz o meu melhor e estou muito satisfeito com aquilo que realizei.
- Tens acompanhado os jogos do Sporting?
- Eu não tenho os canais de televisão portugueses aqui em Espanha. Por vezes acompanho através da internet mas nem sempre consigo. O que eu vejo são os resumos ou tento ver os golos ou algo assim do género para que me possa manter a par das noticias e do que se está a passar.
- De todos os jogadores contratados pelo Sporting durante o verão qual deles te surpreendeu mais quando soubeste da sua contratação? O Costinha ficou agradado com o Schaars, e tu?
- Não fiquei surpreendido com nenhuma contratação do Sporting.
- Tens contrato com o Sporting até 2014. Que opção existe?
- Ainda não está nada falado.
- Peço-te agora que com o teu olhar analítico de jogador profissional de futebol que me descrevas os seguintes jogadores:
Diego Capel:

- Penso que ele é um jogador muito vertical que transmite muita agressividade no seu jogo, é um jogador de garra, que não dá uma jogada por perdida e que tenta sempre levar a equipa para a frente. É muito perigoso devido à sua velocidade.
- André  Carrillo:
- Parece-me ser um excelente jogador com uma margem de progressão muito grande, com uma excelente capacidade técnica, também bastante rápido e que pode ajudar bastante o Sporting este ano.
- Marat Izmailov:
- Para mim ele foi uma das surpresas quando comecei a treinar com o Sporting a época passada. Eu já o acompanhava e já sabia que ele era muito bom como jogador, mas fiquei ainda mais surpreendido com tudo aquilo que ele consegue fazer com uma bola.
- Vários jogadores do Sporting já me disseram que ele é o melhor jogador do plantel...
- Ele é incrível. Penso que o Izmailov é um excelente jogador mesmo, não sei se será o melhor do Sporting mas deve andar lá perto.
- Emiliano Insúa:
- Não tenho acompanhado muito a sua carreira, mas para ter chegado ao Sporting e para ter conquistado um lugar rapidamente é porque tem muito valor. Sabemos que concorrência que ele tem é forte e logo aí se pode ver a qualidade que o Insúa tem que ter.
- Bruno Pereirinha:
- Já o conheço há alguns anos, ele foi meu colega na escola, chegámos a jogar algumas vezes também entre clubes e não apenas na escola e ele é um miúdo espectacular.
Como pessoa é excelente e ninguém lhe pode apontar nada. Ele teve algumas oportunidades agora no inicio da temporada e penso que as aproveitou bem, fez uns bons jogos, agora nem sempre tem sido opção mas é um valor seguro do Sporting.
- Peço-te agora que não na qualidade de jogadores, mas sim na qualidade de amigos, colegas, peço-te que me fales das seguintes pessoas:
João Pereira:

- É uma excelente pessoa, tem uma personalidade incrível, um espírito de líder, tem muita personalidade e sabe claramente aquilo que quer fazer quanto ao seu futuro. Como jogador também não há nada a dizer sobre ele, acho que está à vista de todos a qualidade que ele tem.
- Anderson Polga:
- É aquela pessoa que enquanto colega mais velho e com mais experiência de futebol aconselha sempre os mais jovens e tenta indicar o que é melhor para eles. Este tipo de pessoas são muito importantes para os mais jovens, porque quando chegamos a um balneário novo, a um mundo completamente novo, como foi o meu caso que vim da Segunda Divisão B, pessoas como o Polga deixam-nos sempre mais à vontade e essas pessoas que nós pensávamos que pudessem talvez estar sempre mais distantes, porque eram já eram de um clube grande como o Sporting, afinal são tão normais como nós e às vezes temos uma ideia errada sobre elas.
- Daniel Carriço:
- Tive oportunidade de jogar com ele na selecção, conheci-o como capitão da selecção e também ele tem um espírito de liderança e é uma pessoa que sendo ainda muito jovem tem uma mentalidade incrível e é um líder nato.
- Rui Patrício:
- É uma pessoa muito calma, muito tranquila e penso que isso é uma característica fundamental para os guarda-redes. É uma pessoa muito fria e que analisa muito bem as situações e sabe muito bem aquilo que quer para si próprio.
- Ficaste surpreendido com a saída do João Moutinho?
- Eu não sei ao certo quais foram as razões que o levaram a sair, mas certamente que o que se passou  foi aquilo que o clube achou que seria o melhor para o João e para o clube.
O que eu posso fazer é desejar-lhe boa sorte e claro que gostava de o ter como companheiro porque ele é um grande jogador, mas não foi possível e espero que ele tenha muita sorte na carreira dele.
- Que memórias guardas de José  Eduardo Bettencourt?
- Ele teve uma relação muito próxima connosco principalmente quando as coisas não nos estavam a correr tão bem, ele tentava levar a equipa para a frente, tentava animar-nos sempre.
As palavras dele eram sempre importantes mas também não tive muito mais contacto com ele para além do que é normal porque o tempo que estivemos com ele também foi pouco.
- De todas as pessoas na estrutura do Sporting de quem sentes mais saudades?
- De todas as pessoas que estiveram comigo tais como os directores, todos eles deixaram a sua marca, porque são a essas pessoas que nós recorremos quando necessitamos de resolver algum assunto e são essas pessoas que nos ajudam.
Ainda hoje se eu precisar de alguma coisa consigo falar com eles e são sempre muito compreensíveis e ajudam-me sempre a resolver os problemas.
- Tiveste a oportunidade de conhecer Luís Godinho Lopes?
- Houve uma conversa de apresentação mas não tive oportunidade de falar com ele. De resto foi aquele discurso para a equipa toda, quais são os planos dele enquanto presidente e também o que ele esperava de nós.
- A última vez que o Cristiano Ronaldo ganhou o Ballon D'Or foi após um ano de Europeu. Tendo em conta que vem aí o Euro 2012 acreditas que em Janeiro do próximo ano Ronaldo poderá ter essa vantagem/visibilidade decisiva sobre Messi?
- Esperemos que sim. Eu penso que o Ronaldo não precisa de Europeus ou de Mundiais para se evidenciar, só no campeonato ele já consegue fazer a diferença. Claro que a concorrência com o Messi é enorme, o Cristiano pode ter algumas dificuldades, mas penso que é uma questão tempo até ele ganhar outra Bola de Ouro.
- Se pudesses recomendar três jogadores com 25 anos de idade ou menos da Liga Adelante, quais seriam? Um deles pode ser do Deportivo.
- Do Deportivo recomendava o Guardado porque é um jogador que nos tem dado muitos pontos, tem sido fundamental para a equipa e admiro-o muito.
Fora da minha equipa talvez escolhesse o extremo que falei há pouco do Elche, o Xumetra. O terceiro... talvez o ponta-de-lança do Elche, gostei muito da exibição dele, o Ángel.
- Quem vai vencer a Liga BBVA?
- Penso que vai ser o Real Madrid.
- Completa a seguinte frase. "O final four da Champions vai ser o Real Madrid, o Barcelona, o Bayern Munique e...
- O Milan.
- Sem contar com o Depor quem é o principal candidato à subida de divisão?
- Eu penso que o Elche é  um forte candidato, pelo menos eu gostei de os ver jogar. Isto não quer dizer que pratiquem o melhor futebol, mas é uma equipa muito forte, muito unida e é uma equipa muito experiente que vai criar muitas dificuldades e certamente que é um forte candidato à subida.
- De todos os jogadores com quem já jogaste ou contra quem já jogaste até hoje qual foi o melhor jogador?
- O Makélélé talvez tenha sido o melhor, joguei contra ele num jogo de treino que fizemos contra o PSG o ano passado. Talvez não seja o melhor mas foi o nome mais sonante com quem já joguei.
- Que lateral te criou mais problemas até hoje?
- Não me lembro de nenhum em específico, mas há laterais muito difíceis de ultrapassar.
- Manténs contacto com o Pedro Santos(Leixões) e o Zeca(Panathinaikos)? O Zeca disse-nos que ainda a época passada tu lhe arranjavas bilhetes para ele ir ver jogos a Alvalade.
- O Zeca falei há pouco tempo quando estive agora de férias em Portugal no Natal. Ele mora ao pé de mim e estivemos a falar. Não foi muito tempo mas ele contou-me como estavam a correr as coisas na Grécia e eu como estavam a correr as coisas aqui na Corunha. Fiquei muito feliz por o ver e de vez em quando falamos, embora agora mais através da internet.
Com o Pedro Santos também falei há cerca de cinco, seis dias, porque sei que ele está a fazer uma grande época no Leixões, penso que as coisas estão-lhe a correr bem, não que eu esteja a acompanhar de muito perto mas dizem-me que sim, e fico muito contente por ele.
- Aquela vossa equipa de juniores no Casa Pia era qualquer coisa de especial. Que te recordas daquela vossa vitória caseira na qual marcaste um  golo contra uma equipa com Patrício, Carriço, João Gonçalves, Tiago Pinto, etc?
- Marquei o segundo golo se não estou em erro. O Pedro marcou o primeiro, eu o segundo e o Zeca marcou o terceiro de penalty. Mas não tenho a certeza absoluta.
Na altura era um jogo complicado, o que mais me marcou foi o treinador (NDR: José Viriato) ter-nos perguntado no inicio da partida quantos de nós já tínhamos ganho ao Sporting nas camadas jovens e quase ninguém responde, porque ganhar ao Sporting nas camadas jovens é complicado e ele disse-nos que talvez aquele fosse o dia e isso animou o grupo.
Nós sabíamos que ia ser difícil, mas que não era impossível e conseguimos dar à volta a um jogo que ia ser complicado. O Sporting nessa altura acho que não tinha nenhuma derrota (NDR: Dois empates) e perder com o Casa Pia para eles foi muito frustrante e abalou um bocado a equipa.
- Tu és extremo esquerdo e defrontas regularmente laterais destros, portanto, na tua opinião quais são os três melhores laterais direitos portugueses da actualidade?
- João Pereira, Sílvio e Bosingwa.
- Que avaliação fazes das prestações do André Castro em Espanha ao serviço do Sporting Gijón?
- Não tenho acompanhado muito os jogos dele mas sei que tem sido importante para o Gijón.
- O Sílvio ainda não conseguiu a sequência de jogos que seguramente desejaria mas pelo que viste com que opinião ficaste dele no Atletico de Madrid?
- É um lateral que tem imensa qualidade e que pode vir a ser muito importante para a selecção. Tem de ter paciência porque nem sempre as coisas são como nós esperamos, mas a qualidade dele é indiscutível e ele ainda vai ter oportunidade de mostrar o seu melhor.
- Melhor "Nº9" dos últimos 25 anos: Marco van Basten, Romário, Alan Shearer ou Ronaldo Fenómeno?
- Fenómeno.
- Qual foi o melhor golo do Ronaldo Fenómeno? "Aquele golo" contra o Compostela em Outubro de 96, o 3º golo dele contra o Valencia nesse mesmo mês, ou o 3º golo dele em Old Trafford em Abril de 2003?
- Um dos que me marcou mais foi o do Compostela.
- Atendendo ao facto que quando o entrevistámos, o Costinha te elogiou bastante, tenho agora que te perguntar isto.... quem foi o melhor médio defensivo do FC Porto na última década; o Costinha, o Paulo Assunção ou o Fernando?
- O Costinha (risos).
- Realisticamente, é difícil de entrar no grupo de trabalho a 5 meses do Euro 2012? Acreditas que ainda é possível?
- Penso que é complicado, nesta altura é muito difícil, há sempre aquela esperança mas é muito difícil.
- Na ala Leste da Academia de Alcochete já há quem se "precipite" ao ponto de dizer que Sá Pinto é o melhor treinador que já  passou pelos escalões jovens do Sporting. Que esperas do Mister Sá Pinto no futuro?
- O Sá Pinto foi muito importante para mim porque foi fundamental na minha ida para o Sporting, desejo que ele tenha as maiores felicidades se desejar continuar a trabalhar com os miúdos mais jovens.
Se ele ambicionar trabalhar no futebol com jogadores mais velhos o que eu lhe posso desejar é muita sorte porque sabemos que hoje em dia é muito complicado lidar com pessoas e não é preciso apenas perceber de futebol.
- A percepção pública do Sá Pinto é diferente daquela que conheces mais em privado? Surpreendeu-te pela positiva?
- Sim, porque muitas vezes ficamos com ideias erradas dos jogadores porque os vimos a agir de cabeça quente dentro do campo e por vezes não tem nada a ver com aquilo que acontece fora dos relvados. Por vezes, pessoas que fora dos relvados são muito calmas e dentro de campo parece que se transformam. O Sá Pinto era um pouco assim, era conhecido como o "Coração de Leão" e cá fora ele não me pareceu ser assim, sempre foi uma pessoa muito calma e acaba de dar uma ideia errada quando estamos a ver um jogo de futebol. É uma pessoa bastante simpática, extremamente bem-educada e que me ajudou bastante e por isso só tenho a dizer bem dele.
- Se "La Roja" jogar em 4-3-3 com o Iniesta no miolo então quem é que é superior ao David Silva para jogar na ala esquerda?
- Ninguém, para mim joga o David Silva.
- Gostas mais de ver o Pepe jogar a médio-centro ou como central?
- Central.
- Quem é o melhor central do mundo?
- Talvez o Piqué.
- Que deve o Real Madrid "cambiar" para vencer o Barça na quarta-feira?
- Acho que jogar com o Barcelona é sempre complicado, deve ser uma dor de cabeça para o Mourinho para decidir a estratégia com que vai jogar nesse jogo.
- Ficamos com a ideia de que a engenharia mental de quem defronta o Barça parte logo com a ideia inicial de fazer marcações individuais aos dois médios-centro, aos dois alas e ao lateral direito, mas depois quem faz a transição ofensiva?
- Para nós ainda é mais difícil avaliar porque não estamos por dentro do jogo e apenas vemos do lado de fora, mas é difícil fazer algo para derrubar aquela muralha que é o Barcelona. Eles são jogadores muito móveis e com uma qualidade tremenda e por vezes parece quase impossível impedir a derrota.
- Quem vai ser o ponta-de-lança titular pela "Roja" no Euro 2012?
- Não sei, mas espero que seja o Soldado.
- Realisticamente, a "Mannschaft" é a equipa com mais hipóteses de travar a hegemonia espanhola?
- Não sei, mas acho que a Espanha se vai superiorizar à Alemanha.
- Votaste nas últimas eleições legislativas?
- Não, não votei (risos).

- Presentemente em Portugal está a ser amplamente discutido um diferendo que opõe a Ana Malhoa à Rihanna...
- Sim, eu sei (risos), eu também vi essa notícia.
- Tu vês algumas semelhanças entre a Ana Malhoa e a Rhianna?
- Não sei até que ponto isso pode ser verdade, mas se a Ana acha que a Rhianna está a imitar o estilo dela, então está no seu direito.
- De qual gostas mais?
- (risos) Da Rhianna.
- Call of Duty Modern Warfare 3 ou Battlefield 3?
- Eu tenho os dois mas jogo mais o Call of Duty.
- Qual foi o livro que leste mais recentemente?
- O do Maradona, “Eu sou El Diego”, não sou muito de ler e esse já foi há algum tempo.
- Marc Overmars no seu auge ou Ryan Giggs?
- Ryan Giggs.
- Robert Pires no seu auge ou Ryan Giggs?
- Ryan Giggs.
- Pavel Nedved no seu auge ou Ryan Giggs?
- Ryan Giggs.
- Assunto - Ryan Giggs.
- Para mim é superior a esses três, foi o jogador que mais me saltou à vista. Eu gostava também muito do Nedved e do Overmars, que era muito rápido, mas o Giggs penso que ainda hoje consegue demonstrar toda a qualidade que já teve, claro que ainda a tem mas a um nível diferente porque as condições físicas já não são as mesmas.
- O que prometes aos adeptos do Depor para o que resta do campeonato?
- O que eu prometo é muito trabalho como sempre prometi desde o dia em que cá cheguei, não posso prometer mais que isso. Vou tentar ajudar a equipa naquilo que são os seus objectivos e vou tentar dar alegrias. Se puder contribuir com golos, mais feliz ainda ficarei.
- Que mensagem gostarias de dar aos adeptos do Sporting para a segunda volta do campeonato?
- Que continuem a apoiar a equipa como sempre fizeram e que não desistam mesmo que as coisas não corram por vezes como eles esperam, mas sabem que é complicado porque a concorrência é grande, mas com todos unidos será mais fácil e isto pode dar a volta de um momento para o outro.
- Qual foi o melhor conselho que a Adriana já  te deu?
- Manter-me sempre a mesma pessoa que sempre fui, manter-me humilde e continuar sempre a trabalhar mesmo que as coisas não corram bem.
- Última pergunta. Quem é o melhor jogador do mundo?
- .... O Messi.

Sem comentários: