terça-feira, 24 de maio de 2011

Crónica Emprestados 2011/2012


Agora que finalmente temos treinador começarão certamente nos jornais as habituais especulações sobre entradas e saídas do plantel do Sporting. Se relativamente a entradas, a inúmera quantidade de notícias disparadas todos os dias sem qualquer critério ou credibilidade, não nos deixa qualquer certeza, relativamente a saídas, todos os adeptos sabem mais ou menos o que querem...posto isto decidi partilhar a minha opinião sobre alguns dos jogadores que tivemos emprestados este ano, e que podemos/devemos vir a emprestar em 2011/2012.

A Bola avançou ontem ao final do dia com o interesse do Sp. Gijon em Saleiro, ao passo que O Jogo diz hoje que Salomão deve sair para rodar, adiantando ainda que o Cercle Brugge está interessado em manter os emprestados da última época, adicionando mais 3 jogadores ao lote.

Veria com bons olhos Salomão e Saleiro no Cercle na próxima época, o primeiro para que pudesse finalmente explodir, e o segundo para de uma vez por todas confirmar se é um ponta-de-lança que interesse ao Sporting ou se não passou apenas de uma promessa. O Cédric Soares é outro jogador que poderíamos incluir neste lote.

Em relação aos emprestados desta época, parece-me que há dois que reúnem maior consenso entre os Sportinguistas, com mais condições de integrar o plantel - Renato Neto e João Gonçalves.
Uma vez que não aproveitámos Artur ou Bracalli, ambos a custo 0, não faz sentido estar a investir num guarda-redes suplente com outras posições a precisarem mais de ser reforçadas, pelo que com a saída de Hildebrand, o mais lógico será fazer regressar um dos guarda-redes emprestados, Ricardo Baptista ou Vítor Golas, ficando o não-escolhido a rodar mais um ano.
Dependendo dos reforços que consigamos trazer, há ainda dois jogadores que poderiam ou não integrar a equipa da próxima época, que são Nuno Reis, como 4ª central, e o Wilson Eduardo dada a carência de extremos/avançados rápidos que temos neste momento(e que pode ser agravada caso o Yannick saia).
Embora já se fale em alguns jogadores que poderão reforçar o nosso meio-campo, até agora o Fábian Rinaudo parece o único próximo de estar fechado, há ainda o caso do Adrien Silva que pode ser aproveitado caso Maniche, Pedro Mendes e Zapater saiam como também já foi veículado. No entano não me importaria ver Adrien a fazer uma época completa numa equipa do nosso campeonato, antes de voltar.
Tirando estes nomes, os restantes jogadores da nossa cantera seriam para manter emprestados, e acertar a rescisão de jogadores como Pedro Silva, Purovic, etc...que mais não estão cá a fazer do que a dar prejuízo em salários. O Mexer será talvez um caso à parte, que poderá rodar mais uma época.
Sobra o Pongolle, mas depois de ter sido o maior (leia-se mais caro) flop dos últimos anos, ainda veio dizer que não se via no Sporting em 2011/2012, desrespeitando o clube que apostou nele pagando a peso de ouro. Perdi-lhe o pouco respeito que ainda lhe tinha, portanto que vá morrer longe - é para vender na primeira proposta, qualquer milhão que se recupere já é bom.

Há ainda um caso a que deve ser dada especial atenção, que é o do Zezinho, que anda a ser cobiçado pelo Man. City. Ver até que ponto será melhor emprestá-lo ou promovê-lo ao plantel principal para agarrar o jogador.

Outro nome de que se fala para um possível empréstimo é Torsiglieri, mas neste caso penso que o sítio ideal para o Torsi rodar será em Portugal, onde o nível competitivo é mais elevado e existem treinadores capazes de o fazer evoluir para o patamar pretendido para o Sporting.

Opiniões à parte, que venham é os novos reforços e que o Domingos consiga formar uma equipa campeã, capaz de devolver o bom futebol e a alegria às bancadas de Alvalade.

CR

Sem comentários: